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sábado, 31 de agosto de 2013

RESPOSTA AULA 2

Associação de Ideias

Segundo Aristóteles, a associação utilizada neste anúncio é a de semelhança, de modo que ao divulgar o picolé Pure Milk, utilizaram a imagem de vacas com o palito de picolé colocado nas costas, transmitindo a ideia de que o picolé é do puro leite. E ao vermos essa imagem já conseguimos unir por semelhança a imagem dos animais com a imagem mental de um picolé.

Significante: vacas, palitos de picolé

Significado: os palitos colocados diretamente nas vacas transmite a ideia de que o picolé é tão puro que é como se tivesse tirado o leite naquele momento, a sensação de ser muito puro, de estar "lambendo a vaca".

Alunos: Núbia e Rayssa
PEÇA PARA OS ALUNOS
Pensando na ideia de que as crianças tem medo de animais selvagens, visemos um "desafio" através do anúncio para que a criança desperte a curiosidade para encarar seus medos desses animais e ir visitar o Memorial do Cerrado, e aproveitar tudo que o espaço dispõe para eles.




Marcadores de página, para os alunos uma força diferente e divertida de divulgar o Memorial para eles.


PEÇA PARA COORDENAÇÃO



A mesma ideia inicial, porém voltada para os coordenadores das instituições escolares, com a diferença de destacar os benefícios que o espaço possui para seus alunos, ressaltando também a Educação Ambiental.

Alunos: Giordânio e Rayssa



sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Aula 3 - Aprendendo a analisar conteudos a partir do Processo Aristitotelico -


No Exemplo do itaú, o exórdio aparece no termo “Engarrafado”, em tipografia maior e em amarelo para chamar a atenção dos passantes, ou melhor, dos parados no trânsito.

 
A narração está presente na apresentação da situação. Note que até aqui nada foi dito sobre o banco objetivamente.  A função dessa parte do texto é a de envolver o leitor mostrando uma situação semelhante àquela que ele se encontra, ou seja, parado no trânsito, sem ter o que fazer a não ser ler o outdoor.

A narração segue, já direcionando o assunto para as características do banco anunciante. Quem perde um tempão no trânsito, precisa ganhar tempo no banco. - Mostra o problema.

Por isso, o Itaú tem mais de 17 mil caixas eletrônicos, Itaú Bankline e mais de 2 mil agências em todo o Brasil. Entram as provas.
Percebe-se que, antes de se listarem as vantagens do anunciante, é criada uma situação análoga à que o consumidor está experimentando naquele momento e que poderia ser solucionada pelos serviços que o banco oferece.  Foi criada uma ligação entre a situação do consumidor e as vantagens do banco.

Peroração.
Ela completa a peça publicitária mostrando o serviço anunciado como solucionador da situação proposta e reforça a marca do anunciante.

TIPOS PRINCIPAIS DE ANÚNCIOS
HARD-SELL Anúncios com a finalidade de venda direta.
SOFT-SELL Anúncios voltados para a construção de marca.

Dois tipos principais de consumo:

Lógico racional – frio – consumidor cujo processo persuasivo está bastante adiantado; ele já teve seu interesse e desejo despertado para o produto em questão; As funções da propaganda:  Confirmar as vantagens objetivas; Apresentar uma oferta tentadora. focados nos benefícios tangíveis do produto ou em seu preço são típicos desse modelo de comunicação. No quadro de persuasão: momento equivalente às provas e à peroração

Experimental hedonista – quente - chamar a atenção do consumidor para um produto do qual ele não está diretamente interessado – utilizar-se de situações quentes e envolventes, que conseguem quebrar a percepção seletiva do consumidor,para depois enviar a mensagem específica sobre o anunciante.

PERCEPÇÃO SELETIVA
- É uma barreira que nossa cérebro cria para impedir que informações externas ao nosso campo de interesse invadam nosso pensamento e desconcentrem nosso cérebro. No modelo hedonista, geralmente visualizamos títulos imperativos contendo compre, prove, experimente.

Anúncios de oportunidade

O  que define um anúncio de oportunidadeI é a utilização de um tema do momento para divulgar o produto ou serviço;
Sazonalidades –

Oportunidades Criativas


Anuncios institucionais 

Trata-se de peças publicitárias que não têm intenção direta de vender produto. O produto costuma apenas ser citado; O interesse da organização é apenas se mostrar: instalações, suas políticas, seus ativos; Serve para reforçar o valor da organização, durante negociações, quando a imagem é importante ser conhecida
 
Exercícios de Reflexão Criativa: (para ser postado até a aula do dia 06 de setembro de 2013).

1 - Procure um anúncio e analise de acordo com o quadro aristotelico. (exordio, narracao, provas e peroracao). Poste-o

2 - No mesmo anúncio, defina se hard ou soft sell e aproveite para dizer se trata-se de um anuncio Institucional ou de Oportunidade

3- Comente as postagens dos colegas ...

 
Durante a aula de sexta-feira encaminharei o terceiro JOB da disciplina. Aguardo todos vocês!

 

Briefing Chilli Beans - Campanha Herchcovitch...

Utilizando a Técnica de Associação de Idéias, faça um anúncio para a empresa Chilli Beans visando a apresentação da coleção assinada Alexandre Herchcovitch...

http://www.fatorestilo.com/alexandre-herchcovitch-lanca-nova-colecao-para-chilli-beans/11610/



                                              Anuncio Original da Campanha Herchcovitch
Informações sobre a Marca
1- Qual a Empresa? Que serviço presta?
Empresa Chilli Beans. É a maior empresa especializada na venda de óculos escuros na América Latina criada em 1997 pelo jovem empresário Caito Maia. Além de óculos, tem também relógios, spray limpa-lentes, estojo rígido, case (estojo para 3 óculos), sicurezza (cordão), presilha porta-óculos para superfícies planas, porta-relógio (suporta até 6 peças) e necessaire. Também lançou com uma linha limitada e foi febre por dois anos com bonés, boinas, caps e chapéus.
 2- Quem é o Público? (Sexo, faixa etária, escolaridade, nível de renda, ocupação, hobbies…)
O mix de produtos da marca atende do público infantil ao adulto, com grande receptividade entre os jovens. Geralmente mulheres, classe média, escolaridade depende muito da idade dos clientes, geralmente completo. Pessoas que tem como hobbie se divertir muito, ir pra baladas e etc.
 3- Quem mais procura (homem, mulher)? Quem mais procura, são as mulheres.
 4- Qual o tamanho da empresa / do negócio?
Atualmente a Chilli Beans possui mais de 300 pontos de venda, entre lojas e quiosques, espalhados pelo Brasil, distribuídos entre os maiores shoppings e estratégicos centros comerciais, além de Portugal (5 lojas) e Estados Unidos (2 lojas). A empresa não produz sequer um óculos dos mais de 1.5 milhões vendidos anualmente. Para isso, a Chilli Beans trabalha com mais de 50 fabricantes na Ásia, Estados Unidos, Itália e América do Sul.
 5- Delimitação geográfica? É conhecida mundialmente.
 6- Qual a posição em relação a concorrência? E quais são os concorrentes diretos e indiretos da empresa?
Chilli Beans se destaca por ter preços mais acessíveis e um diferencial. Seus concorrentes são todas as marcas que vendem não só óculos, mas também relógios e afins.
 7- Qual marca/produtos que você associa a este público alvo?
Outras marcas para esse tipo de público são vans, tng, Zarra Jeans, Renner e etc.
 8- Público prioritário: quem é essencialmente o público que mais consome?
O público que mais consome são os jovens de estilo alternativo.
 9- Qual o estilo de vida dos clientes?            São clientes na maioria jovens.
 10- Quem toma decisão de procurar o serviço?            O próprio usuário da marca.
 11- Qual a classe econômica predominante?            Classe média.
 12- Qual o nível de instrução?            Nível alto.
 13- Cite palavras que representam a empresa em essência. (até 5)
            Irreverente, provocativa, diversificada, ousada.
 14- Breve histórico da marca (como surgiu, para conhecer a empresa/produto)
            A Chilli Beans foi criada em 1997 por Caito Maia, em um pequeno estande no Mercado Mundo Mix, um novo conceito de óculos escuros e acessórios do Brasil estava surgindo. Em 2002 inaugurou sua primeira loja no Shopping Ibirapuera em forma de quiosque, tendo assim contado direto do cliente ao produto. Em 2005 Chilli Beans ganhou espaço em Lisboa, Portugal. Em 2007 a marca já somava 180 pontos de vendas exclusivos. Hoje Chilli Beans conta com 450 pontos de vendas nacionais e internacionais (EUA, Angola, Colômbia e Kuwait).
 15- Quais os principais diferenciais?
            Linguagem jovem, produtos modernos aliados com grandes nomes do design.
 16- Visão de mundo (como a marca/empresa/produto vê o mundo)?
            A Chilli Beans é uma marca brasileira que já está espalhada por diversos estados no Brasil. Mas está se expandindo com diversas lojas em outros países como Colômbia, Estados Unidos… Eles querem apimentar o mundo!
17- Se ela fosse uma pessoa como ela seria?
Tipo de música – Rock/pop.
Roupas – fashionistas, alternativos.
Filmes – dos mais variados tipos, como ação, terror e suspense.
Livros – de ficção, suspense, histórias surpreendentes.
Outras características – Gosta de sair muito, ir para baladas, se divertir, ouvir músicas agitadas, comunicativo, experiente quanto à vida. 

Peça para os alunos:



Conforme solicitado, criamos um peça  para divulgar o Memorial do Cerrado visando à participação da comunidade goiana principalmente entre os estudantes das redes públicas e privadas a participar das atividades oferecidas pelo mesmo, relacionadas à Educação Ambiental, sendo assim produzimos uma peça com a frase ''Saiba mais sobre nossas belezas naturais" com o intuito de chamar a atenção dos alunos para obterem um maior conhecimento sobre nosso bioma natural.

 

 

Peça para Diretores:


Conforme solicitado, criamos um peça para os diretores, onde fazemos um chamado para que eles tragam as suas instituições para conhecer o memorial, destacando as mais variadas atrações que o Memorial traz.

 

 

CD

Conforme solicitado, criamos um CD onde teria um conteúdo informal sobre todo cronograma de atrações, vantagens, e outras informações adicionais.

 ALUNOS: Adalcindo Adorno / Núbia Rodrigues

 


 

 

 


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Resposta 1

Subjetivo: O porco representa uma pessoa quando se agarra a algo, e não quer soltar. Objetivo: o anuncio incentiva o uso de detergente que retira até mesmo as comidas mais difíceis de sair como carne de porco que é uma paixão brasileira. Nubia Rodrigues e Adalcindo Adorno