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quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

resposta do exercício 2

aspecto objetivo: compras de arma
aspecto subjetivo: a facilidade de obter arma na africa do sul

nesse anuncio utiliza-se de uma maquina de fácil acesso para a população, mas que em vez de alimentos ou bebidas, fornece arma, mostrando que na africa e normal a comercialização e  utilização de arma por civis.

Resposta - Aula 1 - Joice, Carina e Karolina



Subjetivo: Queimadas
Objetivo: Conscientizar as pessoas em relação a devastação do meio ambiente.

O anúncio visa mostrar a população mundial os riscos que corremos quando temos atitudes como essa, ou seja, jogar uma bituca de cigarro fora do local apropriado pode ter danos mortais, assim como qualquer outro modo de uso indevido do fogo. Apesar de tanto esforço de diversas entidades para obter esse "controle", se cada pessoa não fizer a sua parte, jamais alcançaremos o real objetivo dessas tantas campanhas realizadas em prol da mudança de hábitos das pessoas.


Resposta aula 01 - Allef e Atilla


Subjetivo: Pizza ''sustentável''.

Objetivo: A ideia do anúncio é mostrar que a MR. PIZZO é uma empresa sustentável, que você não esta prejudicando o meio ambiente ao consumir suas pizzas.

A empresa substituiu o uso da lenha tradicional em suas fornalhas, pelo briquete, uma lenha sustentável feita a partir de resíduos da cana-de-açúcar. Foi uma das formas que a empresa encontrou para ajudar o planeta e torná-lo o lugar melhor de se viver e com anúncio mostrar que o seu produto é realmente sustentável.

Resposta exercício 1

Subjetivo: Beijo na boca.
Objetivo: Conscientização das pessoas em relação ao preconceito.


A campanha mostra que é possível viver uma vida normal mesmo sendo portador da doença que é o HIV, porem o preconceito não é possível viver.


Resposta Aula 1

Subjetivo: O aspecto cultural é o fato de dar visibilidade a uma cidade esquecida usando de bom humor.
Objetivo: É o fato de uma grande marca de cerveja se lembrar dos seus clientes que estão lá no interior e que nunca são lembrados pelas outras marcas, é afirmar que a Schin chega em todos os lugares do país oferecendo seu produto.
A Schin vem com uma campanha inovadora que mexe com o ego de gente se sente esquecida pela mídia por não estar nos grandes centros urbanos. A imagem mostra um caminhão levando o produto para uma cidade do interior, desconhecida.

Resposta ao exercício 01 - Bárbara e Elora



OBJETIVO: Conscientização sobre a necessidade de preservar o meio ambiente

SUBJETIVO: A parceria entre as marcas e o apoio da Havaianas à causa se mostrando uma empresa ecologicamente correta.

A campanha utiliza a figura das sandálias misturadas à imagem de fundo que faz referencia à fauna e flora brasileira, assim promovendo um alerta para a preservação do meio ambiente. Havaianas e Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE) fazem parceria para ressaltar a conservação da biodiversidade do Brasil.

Resposta Ex.1 Luana e Leonardo


Objetiva: Conscientizar sobre os riscos de se maquiar enquanto dirige.
Subjetivo: A consequência de uma distração enquanto dirige.      

      Esta campanha visa conscientizar o público do gênero feminino, sobre os riscos de se maquiar enquanto conduz o veículo, haja vista que, este é um problema gerado pelos padrões estéticos pre-estabelecidos perante a sociedade.

Resposta a aula 1 - Plinio e Danilo


Objetiva : O azeite, e sua nova embalagem.
Subjetiva : Demonstrar que o produto é mais resistente, e que o conteúdo é nobre.
- Analisando a imagem juntamente com o texto citado, podemos notar que ele traz uma entonação de certa forma racista e diferenciando classes sociais, quando afirma que o vidro têm que ser escuro para proteger algo nobre que seria o produto incluso na embalagem.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Aula 1 - Cultura e Persuasão 2015-1

Oi redatores,

Sejam todos muito bem-vindos ao nosso Blog Redação Publicitária FASAM. Espero que todos aproveitem esse momento para escrever e se expressar, verdadeiramente através dessa ferramenta de composição textual e imagética. Aproveitem!

Hoje vamos falar de Comunicação, Cultura e Identidade.

Para analisar a cultura, alguns antropólogos desenvolveram conceitos de traços, complexos e padrões culturais.
1 – Na sua percepção, resuma em 1 frase: o que é  cultura pra você?

2 – Qual a relação entre Cultura e Comunicação?

Vamos Conversar sobre isso?

Traços Culturais Em geral, os antropólogos consideram os traços culturais como os menores elementos que permitem a descrição da cultura. Referem-se, portanto, à menor unidade ou componente significativo da cultura, que pode ser isolado no comportamento cultural. Embora os traços sejam constituídos de partes menores, os itens, estes não têm valor por si sós.  

Exemplo –  arco + flecha = Arma 
Alguns traços culturais materiais são objetos, ou seja, cadeira, mesa, brinco, colar, machado, vestido, carro, habitação etc.Os traços culturais não materiais compreendem atitudes, comunicação, habilidades.
Exemplo – Aperto de mão, beijo, oração, poesia, etc.
 
Nem sempre a ideia de “traço” é facilmente identificável em uma cultura, em face da integração, total ou parcial, de suas partes. Muitas vezes, fica difícil saber quando uma “unidade mínima identificável” pode ser considerada um traço ou um item.  
Por exemplo: o feijão – como prato alimentício, é um traço cultural material; mas o feijão, como um dos ingredientes da feijoada, toma-se apenas um item dessa dieta brasileira.
O mesmo material, utilizado e organizado por pessoas pertencentes a duas sociedades diversas, pode chegar a resultados diferentes; vai depender da utilização e da importância ou valor do objeto para cada uma dessas culturas.
Exemplo: um artesão pode, com fibras de junco, confeccionar cadeiras (Brasil) ou casas (Iraque). Em cada cultura, deve-se estudar não só os diferentes traços culturais encontrados, mas, principalmente, a relação existente entre eles.

 
Enfim:“Todo elemento cultural tem dois aspectos: subjetivo e objetivo” (White, 1975:140-1).  

SUBJETIVO – O Objeto em si.   
OBJETIVO – O Significado real daquilo para essa sociedade.

Atualmente, parece que os antropólogos têm preferido o termo “elemento cultural”, em substituição a traço cultural. Hoebel e Frost (1981:20) definem elemento cultural como “a unidade reconhecidamente irredutível de padrões de comportamento aprendido ou o produto material do mesmo”.

O QUE PRECISAMOS SABER: 
o significado e a maneira como os traços se integram em uma cultura.
 
Publicidade e Persuasão
A publicidade raramente convence alguém a algo; Ela persuade alguém a algo.
Persuadir tem mais a ver com concordar com algo que o consumidor já pensa:
– Por meio dessa concordância trazer o consumidor para o produto que se quer anunciar.
– A persuasão se dá quando: localizamos primeiramente os valores do consumidor e  depois os associamos às características do produto que estamos anunciando os valores do consumidor X e as características ou valores expressos pela comunicação do produto.  

Para iniciarmos nossa análise lembrei de uma campanha muito polêmica contendo Traços Culturais nítidos e cheio de polêmica. Segue a campanha UnHate da Benetton para comentarmos muito.

Ainda em sala: busque informações sobre essa campanha… vamos discuti-la em sala.



SUBJETIVO – O objeto em si/ação = beijo na boca  
OBJETIVO – Qual o significado real para a sociedade?

Exercícios de Reflexão Criativa:  
1 - Em dupla de criação, leiam o artigo Os desafios culturais da propaganda na modernidade,  do Professor Rodrigo Stéfani Correa em anexo, faça um Resumo Critico de até 20 linhas. Faça a sua primeira postagem no blog. Mas atenção: serão analisados 2 pontos: sua percepção analítica e a qualidade do seu texto, Então capriche!  
2 – Sua segunda missão é, a partir da leitura e exemplificação do artigo estudado:  
a – Procurar um anúncio que carregue em sua raiz criativa Elementos Culturais.  
b – Poste-o no blog e faça um texto analítico de 5 linhas sobre sua importância cultural e indicando no texto: o aspecto subjetivo e o aspecto objetivo do anuncio escolhido.
 

Temos 2 aulas para produzir, ok. 
Assim, conforme o combinado, faça o exercício 1 agora em sala e o exercício 2 será organizado em casa e postado na aula posterior, momento em que realizaremos as correção, ok