Capa

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sexta-feira, 22 de maio de 2015

Aula 11 - Bárbara e Elora





Suspense Adiado


Decodificação do acaso


Fantasia


Encenação do concreto

Aula 10 - Job Prefeitura de Aparecida - Elora e Bárbara


Universo Cultural


Testemunhal


Oportunidade

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Aula 9 Ex. 2 Luana Leonardo

Transfiguração Qualitativa


Referencia Inesperada

Hipérbole 
Reserva Espetacular

   

Aula 10 resp. exer 2 DOUGLAS E WEBER




                                                                  Universo cultural






Oportunidade




Testemunhal

Aula 11 resp. exer 2



Suspense Adiado


Encenação do concreto

Decodificação do acaso




Aula 11 resp. exer 1


Suspense adiado


Encenação do concreto


Decodificação do acaso



Fantasia



quarta-feira, 20 de maio de 2015

Aula 10 resp. exer 2


Universo cultural


Testemunhal


Oportunidade

Aula 10 resp. exer 1


Universo Cultural


Testemunhal


Oportunidade

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Aula 10 - Elora e Bárbara


Universo Cultural


Testemunhal


Oportunidade

Aula 10 - 2015-1 - Técnicas Criativas: Universo Cultural, Testemunhal e Oportunidade

 Universo Cultural
A técnica de Universo Cultural fala a linguagem e tem a cara do público a que é destinado. Respeita seus conceitos de estética e o aborda de forma intensa, gerando identificação imediata. Essa técnica é usada exclusivamente, quando o público-alvo do produto é definido e segmentado, afinal esta é uma forma de atribuir status à marca. Essa técnica não se preocupa em desagradar aqueles que não estão na "linha de fogo".
Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
        O público a quem é destinada a comunicação possui características próprias que podem ser abordadas na campanha?
        O produto/serviço é realmente voltado para um determinado público ou está aberto para o público em geral?
        Cabe à marca em questão o conceito de status?
O risco do "Universo Cultural é o uso errôneo com produtos ou serviços voltados a um público mais amplo (por exemplo: faixa etária compreendida entre 18 a 50 anos), o que acaba descaracterizando totalmente a ideia de "comunicação de guetos, tribos"
http://sewingandbones.blogspot.com.br/2011/02/mundo-de-jeans.htm Link história Levis

Testemunhal
A técnica de Testemunhal é o uso de pessoas comuns, usuários reais ou mesmo pessoas líderes de opinião, como profissionais da área relacionada ao uso do produto ou serviço, que realmente podem testemunhar a favor do mesmo. Atenção! O uso de artistas e apresentadores de TV só é considerado Testemunhal, quando aparece na peça a sua fala, claramente, na íntegra, entre aspas. Essa é a grande peculiaridade do testemunhal, caso contrário, trata-se de um caso de Personalização.
Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
        O uso do testemunhal irá dar maior credibilidade à marca?
        Não corre-se o risco de soar falso o uso de determinada pessoa conhecida do público?
        Essa pessoa escolhida tem "moral" para depor a favor do produto?
      
O risco do Testemunhal é utilizar de pessoas com pouca credibilidade, personalidade fraca, ou mesmo, soar falso perante o público. O uso correto dessa técnica é fundamental, portanto, não brinque com o consumidor.


    Oportunidade
A técnica de Oportunidade poderia na verdade ser chamada de "oportunista", pois o papel do criativo no uso dessa técnica, aproveita-se de um acontecimento local, nacional ou até mesmo mundial para vender ao público uma comunicação para o seu cliente, associada, não ao fato, mas à repercussão do mesmo na sociedade. As vezes, o que seria uma trágica notícia, acaba se tornando lucratividade para o bolso de muitos empresários. Associações engraçadas através de personagens e filmes de sucesso atual também são usuais. Enfim, tudo é válido, desde que se trate de um fato polêmico, que gere discussões e, principalmente, se puder ser explorado de uma forma leve.
Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
     O fato "oportuno" a que se quer trabalhar à associação é realmente de peso? O público-alvo tem consciência da sua existência?
     A abordagem que se pretende fazer do fato em voga -não irá ridicularizar a população ou gerar algum tipo de discriminação?
     Dá para tratar essa abordagem de uma forma leve para o consumidor? 
   O risco da Oportunidade é trabalhar ideias que possam não ser realmente tão polêmicas. Não podemos correr o risco de pegar o consumidor de surpresa. Pode ofendê-lo ou mesmo desinteressá-lo pela peça e, consequentemente, pelo produto anunciado.
Você já sabe o que fazer. Poste um exemplo de cada técnica aprendida hoje e desenvolva um anuncio para o Prefeitura de Aparecida de Goiânia 
http://www.aparecida.go.gov.br/home.php Link Aparecida de Goiânia utilizando as 3 técnicas acima.

Aula 11 2015-1- Tecnicas Criativas - Suspense Adiado, Encenação do Concreto, Decodificação do Acaso e Fantasia

Suspense Adiado
A técnica de Suspense Adiado consiste em trabalhar a mensagem em dois momentos: num primeiro momento é publicada uma mensagem espetacular e incompreensível de forma que mobilize a atenção do consumidor e prenda a sua atenção, intrigando-o a criar uma expectativa da nova mensagem (descoberta do enigma) e, num segundo momento, a revelação, geralmente, promocional.
O risco do Suspense Adiado é o cansaço do público perante esse método. Portanto, é preciso sensibilidade, talento e bom senso para utilizar esta técnica.

 

Encenação do Concreto
A técnica de Encenação do Concreto consiste em atribuir novas características (novas formas de uso exploratórias) ao produto anunciado, partindo das características físicas do mesmo. A exploração das atribuições físicas do produto é imprescindível.
O risco da Encenação do Concreto é utilizar a técnica com produtos e marcas desconhecidas pelo público (produtos em lançamento).





 Decodificação do Acaso
A técnica de Decodificação do Acaso é montada a partir da junção de nomes ou parte de um mesmo nome, construindo, assim uma nova visão do produto perante o consumidor. Dessa combinação surgem novos conceitos, que atribuem valores e produzem estímulos de compra. Embora o nome seja "do acaso", a verdade é que essa técnica requer do criador muita sensibilidade criativa.
O risco da Decodificação do Acaso é pensar que a simples justaposição constitui a solução. Na verdade, é preciso perspicácia e talento para utilizar esta técnica, caso contrário, poderá criar um monstro.
Fantasia
A técnica de Fantasia nada mais é do que a exploração psicológica e emocional do consumidor aplicada à criatividade. Através do uso de uma linguagem lúdica, onde se trabalham cores, formas, desenhos e sonhos, o consumidor se deixa levar pelo inconsciente e o produto adquire formas imagens, símbolos e elementos que não se inserem num contexto racional. Geralmente esta técnica é usada para atingir um público infantil e adolescente, mas isso não é regra, afinal, todo ser humano adora fantasiar.
O risco da Fantasia é trabalhar essa técnica com produtos de primeira necessidade. Geralmente, este estilo mais solto de comunicação cabe a gêneros supérfluos, mas ATENÇÃO! Não existem regras. As melhores criações são feitas a partir das exceções.


Agora vamos para os exercícios.
Exercício 1: Ache um exemplo de cada técnica criativa aprendida hoje.
Exercício 2: Cliente PUC Goiás - Campanha Vestibular 2015-2 - Mas atenção, pensando na nossa avaliação de N2, faça anúncios completos, com exórdio, narração, provas e peroração.
Importante: busque utilizar a mesma arte (layout único), modificando apenas a ideia criativa da técnica, ok.

Aula 9 resp. exer 2


Hiperbolização



Reserva espetacular


Referência inesperada


Transfiguração qualitativa