Capa

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quinta-feira, 5 de março de 2015

Aula 3 - Resposta ex.1- WEBER E DOUGLAS

Anúncio Apolínio
Exórdio: uma tampinha pode ser a causa de sua morte
Narração: a água acumulada em tampinha de garrafas pode ser um criadouro para o mosquito da dengue.Por isso todo cuidado e pouco.
Provas: feche sempre as caixas d'águas, coloque areia no pratinho dos vasos de plantas, guarde latas e garrafas vazias de cabeça para baixo, não deixe acumular água em pneus.
Peroração: Faça sua parte proteja sua família. Dengue mata!


Anuncio dionisiaco

Resposta aula 3 Maycon


Exórdio: "Não fique a deriva. Navegue no novo "portaldaclube.com".
Narração: "Neste Carnaval, cuide bem da água."
Provas: "Portal clube está de cara nova[...]
Peroração: "Entretenimento; Saúde; concurso[...]; logo do portal do clube.

Resposta Aula 3 - Carina, Joice e Karolina


Texto Apolíneo:
Exordio: É dia a dia que se obtém a beleza da pele.
Narração: A frescura aveludada, o radioso encanto da sua pele estão bem ao seu alcance: tudo isso depende só do sabonete que usa todos os dias. Saiba Escolhê-lo!
Provas: Saiba escolher o mais puro dos sabonetes: escolha Lux. Lux purifica a sua pele e dá-lhe aquela radiosa e aveludada frescura que é bem característica da juventude.
Peroração: Por isso as estrelas do cinema preferem Lux: a delicadeza da pele, a pureza luminosa da vez é para elas uma absoluta necessidade.


Texto Dionisíaco.

Resposta Aula 3 Atilla e Allef


Linha de Força Apolínea
Exordio: "Tudo começou com a decisão de abraçar um sonho"
Narração: "Do ceará para a vida de milhões de brasileiros", com crescimento médio de 25% ao ano.
Provas:" A pague menos que conhecemos hoje, presente em todo o país percorreu um longo caminho até o sucesso [...], sempre acreditou que seu destino seria abraçar o Brasil".
Peroração: Um sonho que continua a ser o ideal de mais de 13 mil colaboradores construído [...], e que fica maior e melhor ao ser compartilhado com realizadores como você.



Modelo dionisíaco 



Resposta Aula 3 - Danilo e Plinio

Linha de força Apoliínea:
- Exórdio : O seu mundo seguro.
- Narração : As melhores soluções em seguros para proteger tudo que faz parte do seu mundo e tem valor pra você.A Brookfield Corretora de Seguros faz parte do grupo Brookfield, holding canadense que atua há 110 anos no Brasil. 
Provas : Isso garante[...] para proteger tudo que é importante no seu mundo[...]
Peroração : Brookfield corretora de seguros.  


Força de linha Dionisíaca.

Resposta Aula 3 Maycon




linha de força - dionistica

Job Red Bull


Associação de  causa e efeito

Resposta aula 3 - Elora e Bárbara


Linha de Força - Apolínea

  • Exórdio: "O feriado é prolongado, mas o banho não precisa ser. Use água com inteligência."
  • Narração: "Neste Carnaval, cuide bem da água."
  • Provas: "Encurte o tempo do banho. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Não lave a calçada ou o carro com mangueira. Use o balde. Junte roupas e louças pra lavar de uma vez só."
  • Peroração: "A Sabesp vai estar de plantão (ligue 195), trabalhando dia e noite pra levar água até sua casa. Do portão pra dentro, precisamos de você. Economize água. Sabesp. A gente respira água."




Linha de Força - Dionisíaca

WEBER E DOUGLAS - Festival de Gramado e Red Bull


Aula 3 - Resposta ex.1


- Linha de força Apolínea
Exórdio: Belezas de Fortaleza. Tem quem as recebe e as guarda na gaveta. Tem quem as vive e as guarda na memória.
Narração: O melhor de Fortaleza se conhece estando de frente para a praia, passeando em sua feirinha de artesanato, andando no calçadão da Beira Mar, provando sua culinária, divertindo-se em sua noite.
Provas: Tudo isso e muito mais é o que você encontra ao ficar em um dos hotéis da Rede Seara.
Peroração: Conforto e sofisticação que fazem Fortaleza ficar ainda mais linda e suas férias ainda melhores. Hotéis Seara (logo). Números de telefone e site.


-Linha de Força Dionísíaca

Job Carina, Joice e Karolina - Festival de Gramado e Red Bull


- Associação de ideias por semelhança.

Sthefane ( fanny) e Sizenando ( nando)

Linha de força Apolínea:

Exórdio: Saudades da natureza? Ela irá te visitar.
Narração: A Bombril apresenta um novo conceito de limpeza, com a preocupação na preservação do meio ambiente,
Provas: praticando os 4R's ( Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Respeitar a Biodiversidade) para um planeta mais limpo e sustentável.
Peroração:Agora com o Limpador Perfumado na versão Laranja Lima, sua casa ficará limpa, perfumada e preservará a natureza.

Linha de força Dionisíaco.

Salvar a água, salvar a vida.

segunda-feira, 2 de março de 2015

Job Red Bull_ Luana e Leonado


Associação de ideias por semelhança devido ao uso do slogan da Red Bull junto a logo do festival mundial de publicidade de Gramado.

Job Red Bull





Associação de ideias por semelhança.

Aula 2 - Ex.1 Luana e Leonado




Associação de Ideias
A Yamaha utiliza a relação de Contaste
Significante: Capacete
Significado: Higienização do capacete

Aula 3 - 2105-1 A estrutura do texto publicitário.


Textos Apolíneos e Textos Dionisíacos
Basicamente, o texto publicitário é fundamentado em duas linhas de força: a apolínea, apoiada no discurso racional, nos argumentos, e a dionisíaca, que seduz o leitor pela emoção, de maneira mais sutil, alimentando-se muitas vezes na estrutura do conto, da crônica, da fábula.
O escritor, professor doutor e redator publicitário João Anzanello Carrascoza aborda esses modelos com profundidade em seu livro Razão e Sensibilidade no Texto Publicitário. Vale a pena ler.
Entre tantas outras questões, Carrascoza avalia que tanto a linha apolínea quanto a linha dionisíaca se baseiam nas estruturas formais de discurso apresentadas por Aristóteles em sua obra Arte Retórica e Arte Poética.


O modelo apolíneo
Calcado no Discurso Deliberativo de Aristóteles, esse modelo de texto tem como objetivo convencer o leitor a uma deliberação futura por meio da razão. Da introdução à conclusão, o texto publicitário de linha apolínea é estruturado em fases criteriosamente divididas para resultar em uma argumentação clara, precisa, simples e contundente.


Exórdio: é a introdução do enunciado.
Narração: é a apresentação dos fatos.
Provas: são os dados que demonstram e comprovam o que se narra.
Peroração: é o epílogo, a recapitulação do discurso e a chamada para a ação.

Veja um exemplo de texto publicitário estruturado no discurso deliberativo de Aristóteles. Ou seja, um texto fundamentado na linha de força apolínea:


Às vezes, a melhor movimentação financeira é ficar parado.
Volta e meia, surge no mercado uma grande aplicação, dessas imperdíveis, bola da vez. Mas, como toda corrida do ouro, ela pode ser boa só para quem chega na frente. É para aliviar o risco X retorno das aplicações que existe a Hedging-Griffo. A administradora de recursos mais especializada em clientes Private do País. Ela recomenda apenas os melhores produtos do mercado. Inclusive fundos próprios, como o fundo HG Verde, que há vários meses é um dos mais rentáveis do Brasil. Na Hedging-Griffo, você é atendido por um dos sócios da empresa. É com dedicação e autonomia de dono que o assessor financeiro administra sua carteira. Ligue (11) 3040 8787 e peça uma visita. O assessor financeiro vai recomendar quais passos você deve dar. E quando é melhor não dar passo nenhum.
Hedging-Griffo
Agora, vamos analisá-los:
(exórdio) Às vezes, a melhor movimentação financeira é ficar parado.
(narração) Volta e meia, surge no mercado uma grande aplicação. Dessas imperdíveis, bola da vez. Mas, como toda corrida do ouro, ela pode ser boa só para quem chega na frente. É para aliviar o risco X retorno das aplicações que existe a Hedging-Griffo. 
(provas) A administradora de recursos mais especializada em clientes Private do País. Ela recomenda apenas os melhores produtos do mercado. Inclusive fundos próprios, como o fundo HG Verde, que há vários meses é um dos mais rentáveis do Brasil. Na Hedging-Griffo, você é atendido por um dos sócios da empresa. É com dedicação e autonomia de dono que o assessor financeiro administra sua carteira. 
(peroração) Ligue (11) 3040 8787 e peça uma visita. O assessor financeiro vai recomendar quais passos você deve dar. E quando é melhor não dar passo nenhum. Hedging-Griffo (logo)

O que acontece nesse texto?

Por meio de um raciocínio cuidadosamente estruturado na argumentação racional, fase a fase, visa convencer o público a deliberar em favor do produto ou serviço vendido.
É assim o discurso aristotélico deliberativo. É assim o texto de propaganda fundamentado nesse modelo. No texto de propaganda "apolíneo", cada fase do texto é uma preparação para a etapa seguinte. As camadas do texto se correspondem e se complementam:

O Exórdio  introduz o assunto, mas não é regra aparecer no título.
A Narração desenvolve o assunto apresentado na introdução.
As Provas atestam aquilo que a narração apresenta.
A Peroração, ou a conclusão, recapitula o discurso e convida o leitor à ação.
Esse fenômeno característico do texto publicitário apolíneo, de uma etapa ligando à outra, é chamado de circularidade.



O modelo Dionisíaco

Diferente do apolíneo, o modelo dionisíaco está apoiado no Discurso Demonstrativo ou Epidíctico de Aristóteles. 

Objetivo: aconselhar de maneira mais sutil, persuadir pela emoção, contar uma pequena história ao leitor e envolvê-lo no enredo para abrir seu coração e torná-lo favorável ao que se anuncia.
No discurso dionisíaco, a intenção é aconselhar para uma ação de forma mais implícita, mais sutil, não formalizada e intersubjetiva.

Veja um exemplo de texto publicitário estruturado no discurso demonstrativo ou epidíctico de Aristóteles. Ou seja, um texto fundamentado na linha de força dionisíaca:

Nestlé, para mim, é “enquanto eu puder dar colo, eu dou”.
Podem falar o que quiser. Que sou daquelas que dão Chambinho na boca, que eu mimo, que eu isso, que eu aquilo. A verdade é que as crianças crescem e têm de encarar tantas coisas, tantos problemas, tantos preconceitos que, enquanto eu puder, eu protejo mesmo. Dar comidinha na boca não quer dizer despreparar. Quer dizer amor, carinho... E, se ela aprender isso e fizer tudo com o coração, com certeza, vai se tornar uma grande mulher.
Nestlé. Nossa vida tem você.

 

E outro exemplo clássico de texto de propaganda dionisíaco:
Eu sou um pombo paulista.
No finzinho do dia a gente que é pombo fica voando pra lá e pra cá, com medo do povo, que sai com pressa do serviço, pisar na gente. E a gente vê cada coisa errada. Tem um senhor aqui no bairro que trabalha com vendas. É pessoa boa. Mas ele corre muito com o carro, fura o sinal, entra na contramão. Um perigo. Outro dia uma moça fina, de berço, foi retocar a maquiagem no sinal fechado, se distraiu, ele disse nome feio pra ela. Mas não é má pessoa. A gente que é pombo sabe. É que a venda caiu muito. Não sobra pra comprar um colchão novo pra senhora dele, que sofre da coluna. Ele fica desgostoso. Nem fica bem falar, porque a gente que é pombo fica ciscando pra bicar migalha, estorva o trânsito. E nunca atravessa na faixa. Mas tem coisa que se a gente que é pombo não fala, ninguém fala.
Eletropaulo, 100 Anos. Uma nova energia. Uma nova atitude.


Enfim, pela razão ou à emoção... É preciso comunicar.
Os anúncios acima têm a mesma finalidade. Ambos se dirigem a uma plateia específica, o leitor, para lhe falar sobre as qualidades de determinados produtos. No entanto, o primeiro fala à razão de quem lê. Apresenta dados, argumenta com informação. Já o segundo fala à emoção do leitor, é mais leve, sutil. Conta uma pequena história sobre a infância de uma pessoa e tenta uma proximidade com o seu público.

Os dois anúncios têm textos construídos a partir de duas linhas de força específicas: a primeira, apolínea, da razão. E a segunda, dionisíaca, da emoção.

A primeira convence. 

A segunda persuade. 

As duas linhas de força, que fundamentam os textos de propaganda – os corretos e bem escritos – informam, vendem. E tornam a redação publicitária uma matéria tão bonita e artística quanto a direção de arte.

Um texto criativo, inteligente, simples, direto, engraçado, fácil de ler ou, apenas, muito bem estruturado, segura os olhos do leitor no anúncio e, claro, passa o recado. O trabalho do redator é compensado e o investimento do cliente, justificado.



Textos Apolíneos e Textos Dionisíacos
Basicamente, o texto publicitário é fundamentado em duas linhas de força: a apolínea, apoiada no discurso racional, nos argumentos, e a dionisíaca, que seduz o leitor pela emoção, de maneira mais sutil, alimentando-se muitas vezes na estrutura do conto, da crônica, da fábula.
O escritor, professor doutor e redator publicitário João Anzanello Carrascoza aborda esses modelos com profundidade em seu livro Razão e Sensibilidade no Texto Publicitário. Vale a pena ler.
Entre tantas outras questões, Carrascoza avalia que tanto a linha apolínea quanto a linha dionisíaca se baseiam nas estruturas formais de discurso apresentadas por Aristóteles em sua obra Arte Retórica e Arte Poética.


O modelo apolíneo
Calcado no Discurso Deliberativo de Aristóteles, esse modelo de texto tem como objetivo convencer o leitor a uma deliberação futura por meio da razão. Da introdução à conclusão, o texto publicitário de linha apolínea é estruturado em fases criteriosamente divididas para resultar em uma argumentação clara, precisa, simples e contundente.


Exórdio: é a introdução do enunciado.
Narração: é a apresentação dos fatos.
Provas: são os dados que demonstram e comprovam o que se narra.
Peroração: é o epílogo, a recapitulação do discurso e a chamada para a ação.

Veja um exemplo de texto publicitário estruturado no discurso deliberativo de Aristóteles. Ou seja, um texto fundamentado na linha de força apolínea:


Às vezes, a melhor movimentação financeira é ficar parado.
Volta e meia, surge no mercado uma grande aplicação, dessas imperdíveis, bola da vez. Mas, como toda corrida do ouro, ela pode ser boa só para quem chega na frente. É para aliviar o risco X retorno das aplicações que existe a Hedging-Griffo. A administradora de recursos mais especializada em clientes Private do País. Ela recomenda apenas os melhores produtos do mercado. Inclusive fundos próprios, como o fundo HG Verde, que há vários meses é um dos mais rentáveis do Brasil. Na Hedging-Griffo, você é atendido por um dos sócios da empresa. É com dedicação e autonomia de dono que o assessor financeiro administra sua carteira. Ligue (11) 3040 8787 e peça uma visita. O assessor financeiro vai recomendar quais passos você deve dar. E quando é melhor não dar passo nenhum.
Hedging-Griffo
Agora, vamos analisá-los:
(exórdio) Às vezes, a melhor movimentação financeira é ficar parado.
(narração) Volta e meia, surge no mercado uma grande aplicação. Dessas imperdíveis, bola da vez. Mas, como toda corrida do ouro, ela pode ser boa só para quem chega na frente. É para aliviar o risco X retorno das aplicações que existe a Hedging-Griffo. 
(provas) A administradora de recursos mais especializada em clientes Private do País. Ela recomenda apenas os melhores produtos do mercado. Inclusive fundos próprios, como o fundo HG Verde, que há vários meses é um dos mais rentáveis do Brasil. Na Hedging-Griffo, você é atendido por um dos sócios da empresa. É com dedicação e autonomia de dono que o assessor financeiro administra sua carteira. 
(peroração) Ligue (11) 3040 8787 e peça uma visita. O assessor financeiro vai recomendar quais passos você deve dar. E quando é melhor não dar passo nenhum. Hedging-Griffo (logo)

O que acontece nesse texto?

Por meio de um raciocínio cuidadosamente estruturado na argumentação racional, fase a fase, visa convencer o público a deliberar em favor do produto ou serviço vendido.
É assim o discurso aristotélico deliberativo. É assim o texto de propaganda fundamentado nesse modelo. No texto de propaganda "apolíneo", cada fase do texto é uma preparação para a etapa seguinte. As camadas do texto se correspondem e se complementam:

O Exórdio  introduz o assunto, mas não é regra aparecer no título.
A Narração desenvolve o assunto apresentado na introdução.
As Provas atestam aquilo que a narração apresenta.
A Peroração, ou a conclusão, recapitula o discurso e convida o leitor à ação.
Esse fenômeno característico do texto publicitário apolíneo, de uma etapa ligando à outra, é chamado de circularidade.



O modelo Dionisíaco

Diferente do apolíneo, o modelo dionisíaco está apoiado no Discurso Demonstrativo ou Epidíctico de Aristóteles. 

Objetivo: aconselhar de maneira mais sutil, persuadir pela emoção, contar uma pequena história ao leitor e envolvê-lo no enredo para abrir seu coração e torná-lo favorável ao que se anuncia.
No discurso dionisíaco, a intenção é aconselhar para uma ação de forma mais implícita, mais sutil, não formalizada e intersubjetiva.

Veja um exemplo de texto publicitário estruturado no discurso demonstrativo ou epidíctico de Aristóteles. Ou seja, um texto fundamentado na linha de força dionisíaca:

Nestlé, para mim, é “enquanto eu puder dar colo, eu dou”.
Podem falar o que quiser. Que sou daquelas que dão Chambinho na boca, que eu mimo, que eu isso, que eu aquilo. A verdade é que as crianças crescem e têm de encarar tantas coisas, tantos problemas, tantos preconceitos que, enquanto eu puder, eu protejo mesmo. Dar comidinha na boca não quer dizer despreparar. Quer dizer amor, carinho... E, se ela aprender isso e fizer tudo com o coração, com certeza, vai se tornar uma grande mulher.
Nestlé. Nossa vida tem você.

 

E outro exemplo clássico de texto de propaganda dionisíaco:
Eu sou um pombo paulista.
No finzinho do dia a gente que é pombo fica voando pra lá e pra cá, com medo do povo, que sai com pressa do serviço, pisar na gente. E a gente vê cada coisa errada. Tem um senhor aqui no bairro que trabalha com vendas. É pessoa boa. Mas ele corre muito com o carro, fura o sinal, entra na contramão. Um perigo. Outro dia uma moça fina, de berço, foi retocar a maquiagem no sinal fechado, se distraiu, ele disse nome feio pra ela. Mas não é má pessoa. A gente que é pombo sabe. É que a venda caiu muito. Não sobra pra comprar um colchão novo pra senhora dele, que sofre da coluna. Ele fica desgostoso. Nem fica bem falar, porque a gente que é pombo fica ciscando pra bicar migalha, estorva o trânsito. E nunca atravessa na faixa. Mas tem coisa que se a gente que é pombo não fala, ninguém fala.
Eletropaulo, 100 Anos. Uma nova energia. Uma nova atitude.


Enfim, pela razão ou à emoção... É preciso comunicar.
Os anúncios acima têm a mesma finalidade. Ambos se dirigem a uma plateia específica, o leitor, para lhe falar sobre as qualidades de determinados produtos. No entanto, o primeiro fala à razão de quem lê. Apresenta dados, argumenta com informação. Já o segundo fala à emoção do leitor, é mais leve, sutil. Conta uma pequena história sobre a infância de uma pessoa e tenta uma proximidade com o seu público.

Os dois anúncios têm textos construídos a partir de duas linhas de força específicas: a primeira, apolínea, da razão. E a segunda, dionisíaca, da emoção.

A primeira convence. 

A segunda persuade. 

As duas linhas de força, que fundamentam os textos de propaganda – os corretos e bem escritos – informam, vendem. E tornam a redação publicitária uma matéria tão bonita e artística quanto a direção de arte.

Um texto criativo, inteligente, simples, direto, engraçado, fácil de ler ou, apenas, muito bem estruturado, segura os olhos do leitor no anúncio e, claro, passa o recado. O trabalho do redator é compensado e o investimento do cliente, justificado.

 


 Vamos Fazer juntos:
Qual a linha de força utilizada neste anúncio: Apolíneo ou Dionisíaco?

Consequentemente, qual discurso persuasivo foi utilizado? Discurso Deliberativo ou
Discurso Demonstrativo/Epidíctico


Agora vamos aos exercícios de criatividade:

1 - Procure 2 anúncios: 1 contendo  a linha de força Apolínea e outro contendo a linha de força Dionísica e poste no blog (atenção - faça em dupla).

2 - Crie de 2 anúncios "all type" para Castro's Hotel, o Hotel 5 estrelas mais famoso de Goiânia, localizado no St. Oeste. Mas ATENÇÃO: SEJA CRIATIVO E PERSUASIVO. 
No primeiro, utilize a linha de força Apolínea (RACIONAL) e no segundo, utilize a linha de força Dionísica (EMOCIONAL). 
ATENÇÃO: NÃO ESQUEÇA DE DIZER QUAL DISCURSO PERSUASIVO UTILIZOU EM CADA UM E JUSTIFIQUE SUA CRIAÇÃO.