Capa

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sexta-feira, 16 de maio de 2014

Priscila Santos & Rosymeire Oliveira

Personalizaçaõ do significante
 Força Vampiro


contra corrente

Técnicas Criativas - Ivan Regis e Keliane Silva




Força Vampiro 




Contra Corrente 




Personalização significante











Jéssica de Amorim Sousa

Força Vampiro

Personalização Significante

Expressão Contra-Corrente

Rosymeire e Priscila - Antitese, Bi-secção e Aproximação

Antítese

Aproximação

Bi secção
A tela esta printada, o fdp que apagar meu post novamente pode ficar tranquilo... facil facil eu acho que foi ...
Luciano Ohya e Laura Siza....

Publicidade - Força Vampiro



Publicidade- Personificação Significante.




Publiciade - Contra-corrente.

Técnicas Criativas - Lorena A. Rezende & Everson Pontes


Expressão contra-corrente


Personalização Significante


Força vampiro

Tarefa de Casa
Postado por Ivan Regis e Keliane Silva

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ANTÍTESE:


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APROXIMAÇÃO:


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BI-SECÇÃO:


ATIVIDADE EM SALA - EVANDRO E LINCOLN

PERSONALIZAÇÃO SIGNIFICANTE

CONTRA CORRENTE

FORÇA VAMPIRO

ATIVIDADE EM SALA - KAIO E MÁRCIO

CONTA CORRENTE

FORÇA VAMPIRO

PERSONALIZAÇÃO SIGNIFICANTE

Jéssica de Amorim Sousa

Aproximação
 
Antítese
 
Bi-secção
 

EXERCÍCIO TÉCNICA DE CRIATIVIDADE - KAIO E MÁRCIO

TÉCNICA DE APROXIMAÇÃO

TÉCNICA DE ANTÍNTESE

TÉCNICA DE BI-SECÇÃO

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Tecnicas Criativas - Aula 2: Força Vampiro - Personalização Significante - Expressão Contra Corrente

Oi pesso@l,esta semana vocês terão uma aula com o professor Humberto Redford - diretor de Arte da Praxis Comunicação. Ele passará a vocês todo o conteúdo e o procedimento será o mesmo, ok. Explicação das técnicas, busca na net, postagens e job para casa, ok. Conto com vocês para ajudá-lo nesta empreitada. Tenho certeza que vão arrasar, pois a maioria das técnicas desta semana tem grande caracterização imagética. Boa aula a todos. Ele fará a chamada, portanto não atrasem...bjs a todos.

Força Vampiro
A técnica Força Vampiro é usada conceitualmente quando queremos "sugar" um conceito já consolidado por uma outra marca existente (não necessariamente concorrente) ou utiliza-se de expressão, frase, chavão, provérbio ou até mesmo letras de músicas e poesias que sejam de domínio público. Essa associação de idéias ao produto ou serviço anunciado gera identificação e intimidade com o público. Por isso, essa técnica seja uma das técnicas mais utilizadas.
Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
•          Este produto/serviço a ser anunciado ainda não possui uma identidade formada pela mídia/marketing? 
•          A associação de idéias, nesse caso, não arranharia a imagem do produto/serviço? 
•          Essa frase, palavra ou provérbio utilizados é realmente de domínio público?
O risco da Força Vampiro é cair no "senso comum". A utilização de provérbios é uma faca de dois gumes. Se não tiver uma razão muito forte, não use-os.
  
Personalização Significante
A técnica de Personalização Significante consiste em encarar a personalidade da marca numa própria personagem que, comunique e garanta a promessa central da mensagem. Essa personalização não precisa ser necessariamente humana. O tigre da "Esso" e o Elefante da "Cica" podem ser, também, exemplos de personalização. Em qualquer dos casos, trata-se de personalizar o conceito por meio de um personagem que o significa e o prova. Nesta técnica, o que imprime força é a personalidade e a veracidade da personagem escolhida.
Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
  • Essa mensagem ganhará credibilidade se incorporar às características de uma personalidade, um artista, de preferência verdadeira ou mítica?
  • Será possível achar uma personalidade extremamente forte para ser, simultaneamente, significativa da mensagem e fonte de interesse e atenção do público?"

 O risco da Personalização Significante é a má utilização desta técnica. Atenção! O cemitério das campanhas medíocres está cheio de campanhas de personalização sem personalidade, portanto, é importante saber escolher um personagem ou artista que seja condizente com a marca anunciada e atue de forma marcante para enfatizar o produto, caso contrário, soará falso. O uso dessa técnica só é efetiva quando é encarada como verdade.


Expressão Contra-corrente
A técnica de Expressão Contra-corrente consiste em utilizar a força de um belo layout. Obtém-se, assim o valor real da atenção pelo design e tira o foco do título. É sair do chavão: título – imagem – blocos de texto e assinatura. Na verdade, trata-se de sair dos limites publicitários; introduzir títulos longos onde se pratica títulos curtos; utilizar desenhos onde usualmente se trabalha fotos; trabalhar fontes manuscritas; mudar a posição da assinatura, etc.
Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
- A mensagem é direcionada a um público disposto e receptivo a mudanças (isto é, pouco tradicionalistas)?
O risco da Expressão Contra-corrente é a gratuidade e falta de conteúdo informativo.


Agora, vamos à Prática. Vocês já conhecem o procedimento:
- Em sala poste 1 exemplo de anúncio que utilize cada uma das técnicas acima apreendidas: força vamiro, personalização significante e expressão contra-corrente.
- Para a próxima aula: crie 1 anuncio para o Cliente Banco Itaú cada técnica aprendida na aula de hoje. Mude o layout o mínimo possível. Use a criatividade e bom trabalho.