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sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Aula 2 – Associações de Ideias



Como unir uma ideia à outra.
Leia inicialmente o Capítulo Associação de Idéias do livro Redação Publicitária – PDF enviado via e-mail
Resumindo...
Segundo Aristóteles:
Semelhança – Exatidão no que representa – uma paisagem reproduzida num quadro conduz naturalmente nossos pensamentos para o seu original, o que consiste numa associação por semelhança.
Contraste – relações opostas
Contiguidade – Uma parcela de um todo que já é conhecido – Quando se fala sobre um apartamento de um edifício, abre-se o caminho para uma conversa sobre os outros apartamentos; a associação se dá então por contiguidade
 Segundo David Hume – Sec. XVIII
Ampliou o conceito para  causa - efeito – E, se pensamos num ferimento, é quase impossível não refletirmos acerca da dor que o acompanha, sendo que a conexão de ideias nesse caso é de causa e efeito.
Suprimiu – contraste (por entender que semelhança + contiguidade = contraste)
Conceito lingüístico - Associação de palavras:
O signo lingüístico = imagem acústica (significante) + conceito (significado).
Essa união se dá por meio de um laço arbitrário. A palavra “árvore”, por exemplo, é constituída pelo seu aspecto concreto, seu conjunto sonoro (significante), e seu aspecto conceitual, abstrato, a imagem mental (significado).
Relações de significados –
Sintagmática – baseada no caráter da língua – “A publicidade não é um discurso” “A publicidade é um rio feito de vários discursos”. – O significado atribuído só faz sentido dentro de uma disposição linear, utilizando-se da frase e de sua ordem.
Paradigmática – Associações na própria mente – Ex.: ensinamento fará surgir outras palavras. Ou seja, será como o centro de uma constelação, o ponto para onde convergem outros termos
- radical (ensinamento, ensinar, ensinemos etc),
- sufixo (ensinamento, armamento,desfiguramento etc),
- imagem acústica (ensinamento, elemento, lento etc),
- analogia dos significados (ensinamento, educação, aprendizagem, instrução).
Associação de idéias: quanto à elaboração da mensagem geral (texto e imagens). Associação de palavras: quanto à construção da mensagem restrita (apenas texto).
Rede Semântica – Quando passamos pelos processos de persuasão, podemos ressaltar duas fases fáceis de serem identificadas, que diferenciam o contato com o consumidor:
1-cognitivo – consciência do produto – saiba o que é o produto e o que ele faz;
2-afetivo – emulação da situação da qual ele possa se sentir.
Como criar essa simpatia/ afetividade pelo produto?
Através da rede semântica, que consiste em:
1-conhecimento da visão de mundo do seu consumidor
2-transcrição dessa visão de mundo em texto/anúncio.

Exercícios de Reflexão Criativa: (para ser postado até a aula do dia 30 de agosto de 2013).

1 - Procure um anúncio que Trabalhe a associação de Idéias. Poste-o
2 - Analise-o segundo os postulados de Aristóteles e Hume.
2 – No mesmo anúncio, ache o seu conceito linguístico e analise-o quanto a sua relação de significação

Durante a aula de sexta-feira encaminharei o segundo JOB da disciplina. Aguardo todos vocês!


RespostaExercício 1


2-Subjetivo: Na peça escolhida, a espinha em si é o objeto. Ela é o problema da maioria das pessoas, geralmente na faixa etária entre 11 e 21 anos.

Objetivo: O toureiro e o touro são objetos que para a sociedade compõem a imagem de conflito,e na peça publicitária eles são utilizados para transmitir a "catástrofe" que poderia acontecer caso a espinha seja estourada.

3-  Foi uma campanha que gerou polemica, devido as cenas em que grandes autoridades mundiais protagonizam um beijo, o qual é o aspecto subjetivo da campanha, já o aspecto objetivo é a reconciliação mostrada pelo toque de esperança irônica e provocação construtiva, solicitando uma reflexão sobre como a política, a religião e as ideias, mesmo que antagônicas, devem levar ao diálogo e à reflexão.

Giordânio e Rayssa

Resposta exercício 1

Chega de Violência : campanha criativa contra a imprudência no trânsito

Confira a criativa campanha desenvolvida pela agência Terremoto Propaganda (Curitiba – PR) para lutar contra a imprudência  no trânsito.


Objetivo: Violência no trânsito.
Subjetivo: Lutar contra a imprudência no trânsito.

Italo Hugo e Rodrigo Pereira

Resposta Exercício 1




Aspecto subjetivo: Abridor de latas/garrafas representando o Cristo Redentor.
Aspecto Objetivo: O Rio de Janeiro abraça a cerveja.

Alunos: Leonardo Bernardes e Natanne Rodrigues

Resposta exercício 1



  Subjetivo: Comida caseira.

 Objetivo: Passar a imagem de comida caseira.

Alunos: João Pedro e Rubslene Ferreira

JOB 01 - Campanha Institucional Cultural




MATERIAL PARA SER CRIADO DURANTE A AULA DE HOJE!

Cliente: Memorial do Cerrado  da PUC Goiás
Site:  http://www.ucg.br/ucg/institutos/its/site/home/secao.asp?id_secao=123

Peças:Flyer de divulgação, Marca-texto/shape CD de apresentação ou outra sugestão similar para ser entregue aos alunos das escola




DESAFIO: Desenvolver uma campanha publicitária que divulgue os serviços de Educação Ambiental desenvolvidos pelo Memorial do Cerrado. Este trabalho se propõe a apresentar de forma geral o que é Educação Ambiental, características do Bioma Cerrado e importância. 
Foco: Memorial do Cerrado do Instituto do Trópico Subúmido proporciona de educação ambiental para seus visitantes. 


OBJETIVO Divulgar o Memorial do Cerrado visando à participação da comunidade goiana principalmente entre os estudantes das redes públicas e privadas a participar das atividades oferecidas pelo mesmo, relacionadas à Educação Ambiental 


QUEREMOS COMUNICAR A importância de uma integração entre ambiente e cultura inserindo o homem nesse contexto através de um maior conhecimento do meio em que vive conhecimento esse proporcionado no Memorial do Cerrado que servirá também para o enriquecimento da grade escolar dos alunos que virão a visitá-lo.

COMO ALCANÇAR ESSES OBJETIVOS Através de peças publicitárias gráficas e outras afins, além de fotografia como elemento discursivo principal 



DIFERENCIAL O Memorial do Cerrado tem como diferenciais espaços temáticos montados e planejados para valorizar a cultura e a vida dos povos do cerrado e do seu rico ecossistema, onde possamos vivenciar todo esse conhecimento do passado no presente.


PÚBLICO ALVO O Público alvo dessa campanha são os diretores de escola e alunos que serão conscientizados da importância do Bioma Cerrado e de como o Memorial pode ajudar na formação desses alunos, pois oferece um contexto educacional amplo


PROBLEMA A SER RESOLVIDO Não encontramos no Memorial qualquer forma de divulgação feita para escolas, essa divulgação é feita atualmente pelo boca a boca, por isso acreditamos que com a criação de um material para essa divulgação escolar, se faz necessária no momento


OBRIGATORIEDADES

Na campanha deverão ser utilizadas obrigatoriamente a marca da PUC Goiás e a marca do ITS 

Usem a Criatividade!

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Aula 1 – Estrutura da Cultura e Persuasão

Oi Pesso@l,

preparadíssimos para nossa aula sexta-feira. Quero ver todos presentes, afinal temos muito a discutir sobre nossa disciplina. Segura aí:

Aula 1 – Estrutura da Cultura e Persuasão

Para analisar a cultura, alguns antropólogos desenvolveram conceitos de traços, complexos e padrões culturais.

Traços culturais

Em geral, os antropólogos consideram os traços culturais como os menores elementos que permitem a descrição da cultura. Referem-se, portanto, à menor unidade ou componente significativo da cultura, que pode ser isolado no comportamento cultural. Embora os traços sejam constituídos de partes menores, os itens, estes não têm valor por si sós.

Exemplo - O mesmo ocorre com os óculos (precisam da associação da lente com a armação) e o arco e a flecha (arma).

Alguns traços culturais são simples objetos, ou seja, cadeira, mesa, brinco, colar, machado, vestido, carro, habitação etc. Os traços culturais não materiais compreendem atitudes, comunicação, habilidades. Exemplo - Aperto de mão, beijo, oração, poesia, festa, técnica artesanal etc.

Nem sempre a idéia de traço é facilmente identificável em uma cultura, em face da integração, total ou parcial, de suas partes. Muitas vezes, fica difícil saber quando uma “unidade mínima identificável” pode ser considerada um traço ou um item. Exemplo - O feijão, como prato alimentício, é um traço cultural material; mas o feijão, como um dos ingredientes da feijoada, toma-se apenas um item dessa dieta brasileira.

O mesmo material, utilizado e organizado por pessoas pertencentes a duas sociedades diversas, pode chegar a resultados diferentes; vai depender da utilização e da importância ou valor do objeto para cada uma dessas culturas. Exemplo - Um artesão pode, com fibras de junco, confeccionar cadeiras (Brasil) ou casas (Iraque).

Em cada cultura, deve-se estudar não só os diferentes traços culturais encontrados, mas, principalmente, a relação existente entre eles. “Todo elemento cultural tem dois aspectos: subjetivo e objetivo” (White, 1975:140-1).

SUBJETIVO – O Objeto em si.
OBJETIVO – O Significado real daquilo para essa sociedade.

Atualmente, parece que os antropólogos têm preferido o termo elemento cultural, em substituição a traço cultural. Hoebel e Frost (1981:20) definem elemento cultural como “a unidade reconhecidamente irredutível de padrões de comportamento aprendido ou o produto material do mesmo”.

• O QUE PRECISAMOS SABER: o significado e a maneira como os traços se integram em uma cultura.

Publicidade e Persuasão

A publicidade raramente convence alguém a algo; Ela persuade alguém a algo. Persuadir tem mais a ver com concordar com algo que o consumidor já pensa,

– Por meio dessa concordância trazer o consumidor para o produto que se quer anunciar.

– A persuasão se dá quando: localizamos primeiramente os valores do consumidor e depois os associamos às características do produto que estamos anunciando

– os valores do consumidor X, as características ou valores expressos pela comunicação do produto.

Exercícios de Reflexão Criativa: (para ser postado até a aula do dia 23 de agosto de 2013).

1 - Procure um anúncio que carregue em sua raiz criativa Elementos Culturais.

2 - poste e analise seu aspecto subjetivo e seu aspecto objetivo.

3- Comente as postagens dos colegas e da campanha Unhate postada por mim.



Durante a aula de sexta-feira iniciaremos nosso primeiro JOB da disciplina. Aguardo todos vocês!

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Para iniciarmos nossa análise lembrei de uma campanha muito polêmica contendo Traços Culturais nítidos e cheio de polêmica. Segue a campanha UnHate da Benetton para comentarmos muiiiito.



Vamos às análises: Encontre o aspecto subjetivo e o aspecto objetivo desta campanha com foco na análise cultural?