Capa

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sexta-feira, 17 de outubro de 2014

TÉCNICAS CRIATIVAS- EM CASA - PAULO MAGALHÃES

APROXIMAÇÃO

ANTÍTESE

BI-SECÇÃO


quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Técnicas Criativas - Em casa - Giulyanna

Aproximação


Antítese

Bi-secção


TÉCNICAS CRIATIVAS - SALA\ ROGER W. GONDIM

APROXIMAÇÃO   



ANTÍTESE 


 BI-SECÇÃO

Aula 1 (N2) Técnicas Criativas - Exercício em Sala (Ricardo Batista)

Aproximação


Antítese


Bi-Secção

TÉCNICAS CRIATIVAS - (AULA 1) CASA / ROGER W. GONDIM, ERLANE NEIX

APROXIMAÇÃO

ANTÍTESE

BI-SECÇÃO

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Técnicas Criativas - Clarissa Aires

Aproximação

Antítese


Bi-Secção


Técnicas Criativas - Paulo Renato

                                                                    APROXIMAÇÃO:



                                                                    ANTÍTESE:

BI-SECÇÃO;

TÉCNICAS CRIATIVAS - EXERCÍCIO EM SALA - PAULO MAGALHÃES

APROXIMAÇÃO

ANTÍTESE


BI-SECÇÃO



terça-feira, 14 de outubro de 2014

TÉCNICAS CRIATIVAS - EM SALA - GIULYANNA

Aproximação

Antítese

Bi-secção

Técnicas Criativas aula 1 ( sala ) - Carlos Santana

                                                                APROXIMAÇÃO:

ANTÍTESE:

BI-SECÇÃO;

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Tecnicas Criativas aula inicial - Aproximação - Antitese - Bi-secção

Um pouco sobre este livro:

Existem muitos trabalhos sobre criação publicitária. Existem muitos outros sobre a medida do impacto da criação, antes ou depois da difusão: pré-testes, pós-testes, etc. Mas, sabe-se muito pouco sobre o processo criativo específico da publicidade. 

Esta obra ambiciona mostrar como pode ser revisto este vazio: como criar e realizar mensagens publicitárias nos diversos meios de comunicação, revistas, televisão, cartazes, etc, a partir de estudos e com base nos conhecimentos atuais sobre comunicação. 

Ela nasceu da experiência do autor que, ao longo de uma dezena de anos, começou por assumir a criação de campanhas para depois animar as equipas de criação em mercados relacionados com produtos de consumo corrente (alimentos, bebidas, produtos de higiene, equipamentos domésticos, quinquilharia, etc.). Durante estes anos, o autor integrou na prática um certo número de técnicas e conceitos provenientes de diversos horizontes.(...)"
Aproximação
A técnica de Aproximação é a mais usual e menos criativa de todas as técnicas de criação. Ela é voltada usualmente em campanhas de varejo (mas não é regra). A linguagem utilizada nessas campanhas é a mais previsível possível e geralmente tem preços de produtos, splash, e utiliza-se de Clichês . A grande característica dessa técnica é o seu apelo agressivo e pouco criativo. Fala-se do produto... e mostra o produto.
Importante:
•  Trata-se realmente de um produto/serviço que está oferecendo vantagens reais ao mercado, como preço baixo?
O uso de uma linguagem usual,  comum  e  acessível  demais  não pode ser prejudicial à imagem do produto/serviço no mercado?
O uso dessa técnica para vender o produto/serviço não gerará frustrações ao meu consumidor?
O risco da Aproximação é a falta de criatividade na criação das peças, não ultrapassar o senso comum, o que acaba por tornar a comunicação "morna" e pouco chamativa para o público.



Antítese (Conceito Oposto)

       É uma técnica de ação delicada: diz-se ao consumidor o contrário. Surpreendido, o consumidor examina melhor e recebe o impacto da verdadeira mensagem. Chama-se atenção, choca-se pelo impacto e, como consequência, transmite-se a mensagem com muita força. Tem o grande poder de cativar a atenção e, quase simultaneamente a comunicação do conceito. Pega o eventual consumidor desprevenido.
O conceito oposto consiste em dizer sobre o produto ou a marca algo que, à primeira vista, parece ser publicidade negativa, e que, examinando melhor, implica um conceito valorizador. O consumidor é assim: apanhado ao contrário, surpreendido pela falta anunciada, debruça-se sobre o anúncio em vez de recuar, ficando disponível à segunda mensagem.

Importante:
•     Existe um elemento contrário forte, capaz de valorizar essa satisfação?
•     Esse elemento é realmente surpreendente?
•    É um elemento inofensivo, isto é não corre-se o risco de prejudicar a imagem da marca?
•     Este elemento contrário é rápido e de fácil assimilação?
O risco do Conceito Oposto é que o segundo conceito, o conceito positivo que segue em contrapeso ao primeiro, não seja "pesado suficiente" para encadear com a naturalidade e a velocidade desejáveis. Neste caso, corre-se o risco do consumidor abandonar a mensagem à primeira estância.


Bi-secção
A técnica de bi-secção consiste em exprimir a mensagem por intermédio de elementos aparentemente diferentes que se tomam significantes quando são justapostos. Quanto mais diferentes forem os elementos à partida, mais forte será o símbolo obtido. Cabe ao criativo achar a relação de sentido entre estes elementos, a intersecção, o ponto comum da mensagem. E cabe ao consumidor se surpreender com a idéia, com o encontro desses dois universos aparentemente não conectados.
Importante
Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
     Quais os diversos elementos implícitos na minha mensagem?
     Existe uma maneira de encontrar um ponto comum inesperado nestes universos?
•    Este ponto comum exprimirá bem os elementos da minha mensagem?

O risco da Bi-secção é a incompreensão do consumidor em não perceber a relação dos dois universos justapostos, e, assim, o sentido da mensagem que se encontra nessa intersecção.




Exercicio 1:
- Postar 1 Anuncio de Cada Técnica apresentada.
Exercicio para Casa:
Criar 3 anúncios com a mesma imagem, para o cliente FASAM - Campanha de Vestibular 2015-1. Porém o desafio é criar cada um utilizando 1 técnica principal.

Avaliação N1 Exercício - Clarissa Aires


A) Aspecto Cultural
É a imagem acústica que no caso se refere a uma brincadeira de escolhas, e a imagem mostra que a escolha foi feita pelas drogas. Assim quem opta pelas drogas está brincando com a vida.

B) Significante e Significado
O significante é a imagem que retrata a escolha pelas drogas.
O significado é que a droga tira a sua liberdade de escolha, e assim use sua liberdade de escolha para dizer não as drogas

C) Associação de Ideias.
Ideia de causa e efeito, onde se optou pelas drogas e consequentemente ficou sem a liberdade de escolha.

D) Tipo de titulo

Título é sussurrado onde há uma compreensão óbvia.