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sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Resposta atividade 5




Circularidade: "O último adeus precisa ser especial. Nós cuidamos disso por você."

Eufemismos 
Prosopopeia


Alunos: João Pedro e Rubslene Ferreira

Resposta da Aula 5


Circularidade: há 30 anos plantando o homem na terra.
Conativa.
Hipérbole.
Deliberativo.

Alunos: Italo Hugo e Márcia Luana.




Unidade Textual: "Se for dirigir e beber contate-nos".
Circularidade: A marca da funerária que que remete ao contato.
Função conativa da linguagem: a mensagem CONTATE-NOS
Figuras de linguagem: não foi usado.

Alunos: Adalcindo / Giordanio 


Resposta aula Estrutura de Anúncio - Concorrência


Exórdio: Imagem: O próprio produto Colgate.
               Título: ''Colgate Total. Indicado por quem mais entende do assunto: você. ''

Narração: ''Quem entende bem de saúde bucal conhece a Colgate, e quem conhece bem esta marca, indica Colgate Total, o creme dental Colgate mais recomendado por dentistas em todo Brasil. Obrigado pelo reconhecimento.''

Provas: ''Só Colgate Total 12 tem a forma exclusiva que associa Triclosan e Gantrez, proporcionando  uma ação antibacteriana prolongada que dura até 12 horas mesmo após comer ou beber, garantindo ainda mais o sorriso de seu paciente.''

Peroração: ''Um creme dental como este merece parceiros como você! Acesse o site www.colgateprofissional.com.br e saiba mais sobre os produtos Colgate.''

Tipo de anúncio: Hard-sell.
Tipo de Título: Gritado.

Alunos: Érick Dias
             Natanne I. Rodrigues

Resposta aula Estrutura de anúncio (concorrência)


Exórdio - a própria imagem do produto
Narração - Remove as manchas, por um preço bem baixinho.
Provas - Agora com uma nova fórmula NaCIO, com agentes branqueadores deixa o branco cada vez mais branco.
Peroração - www.assim.com.br

O anúncio é hard-sell 
Tipo de título - Gritado
Alunas: Núbia e Rayssa




Exórdio: É a imagem da garota especial
Narração: “Responsabilidade é fazer neste dia valer-nos outros 364.”.
“1° de outubro dia internacional da responsabilidade social.”
Peroração: “Todos os dias, milhares de deficientes intelectuais aprendem que carinho e educação estão acima de todas as diferenças. Tudo isso, graças ao trabalho de pessoas que assumem a iniciativa de promover o bem-estar e desenvolvimento de quem precisa, preparando-os para a vida social.”
A logomarca: APAE

Provas: “Você também pode fazer parte desta responsabilidade.” Telefone: (65) 33228853/81416160.
É um anuncio soft sell, por ser um anuncio institucional querendo só passar a informação da APAE.

Alunos: Nayara Melo / Camila  Bonventi
Anúncio para o concorrente da Tramontina


Analisando a peça de acordo com a visão Aristotélica podemos ver a presença do CONTRASTE, onde a imagem de uma panela velha é usada como oposição a toda a beleza apresentada na imagem da cozinha.

Traços Culturais:
Subjetivo - a imagem da cozinha bonita, e a panela velha.
Objetivo - a idéia de que toda a beleza da cozinha pode ser desperdiçada por um simples detalhe (uma panelha velha, feia, ou de má qualidade). 

Exórdio: Imagem da panela em meio a um ambiente bem trabalhado.
Narração: "Não faça feio na cozinha"
Provas: o slogan da empresa que diz para o cliente se inovar não so no ambiente mais também em suas panelas.
Peroração: Assinatura: Rochedo

Soft Sell: Pois se trata de um anúncio onde não possui o intuito de venda direta, e sim transmitir uma ideia que ja é passada pelo slogan da empresa.  

Alunos: Adalcindo / Giordanio 







terça-feira, 17 de setembro de 2013

JOB da aula  - 20 de setembro
Visualize estes anúncios de caráter apenas textual



 
 Agora, em duplas de criação, crie um outdoor textual utilizando a retórica deliberativa a partir de uma das premissas abaixo para o cliente: a Funerária São Paulo

Unidade textual 

Circularidade 

Função conativa da linguagem 

Figuras de linguagem 

 


Estrutura do Anuncio - parte II - Discurso na Publicidade



Num texto específico é redigido para apresentar uma ideologia, afirmá-la e conquistar, por meio do texto, a opinião favorável do leitor, segue basicamente os passos da argumentação, convencimento e persuasão.

 Num discurso, o ato de convencer está relacionado com a razão, utilizando o raciocínio lógico e exemplos objetivos. 

A persuasão é um passo de caráter ideológico, subjetivo e intemporal. Persuadir é atingir a vontade e o sentimento do leitor, conquistando a sua adesão. Em suma, convencer é trabalhar sobre os meandros da “mente” e, persuadir, um ato “emocional”.

Na arte retórica, o filósofo Aristóteles apresenta três gêneros da retórica:

  • Deliberativo;

  • Judiciário;

  • Demonstrativo;

O deliberativo, relacionado ao futuro, é referente ao ato de aconselhar ou desaconselhar para situação ou ação futura. 

 O judiciário, relacionado ao passado, é utilizado para a acusação e defesa de fatos pretéritos.

 

O gênero demonstrativo, ligado ao tempo presente, tem o objetivo de afirmar ou censurar o estado atual das coisas.

 No texto publicitário predomina o gênero deliberativo, após demonstrar o estado atual do produto (marca, características, preço, ofertas, vantagens, etc), o texto publicitário delibera, aconselha, expressa uma ordem de consumo , sempre favorável ao consumidor.

Agora, vamos analisar os conteúdos textuais dos anuncios:

Unidade textual – Você não deve desviar a atenção do leitor. Mesmo com muitas informações, deve-se escolher um tema e abordá-lo utilizando essas informações.

Circularidade - Na peroração deve-se retornar ao início do texto, as primeiras propostas, para confirmer o texto com o seu tema e evitar que o leitor tire suas próprias conclusões do assunto.

Função conativa da linguagem - Imperativo e direcionada à segunda pessoa

Figuras de linguagem - Para aumentar a expressividade da mensagem. Usa-se de:

Metáforas – exemplos comparativos

Eufemismos – amenizando os fatos

Hipérboles – Aumentando os fatos

Antonímia – Colocar juntos exemplos antônimos de ações – totem tantra:

Prosopopéia – Personificação, humanização de um objeto – Bora- carro encantador.

Apelo à autoridade - Garantir credibilidade e reforçar a intenção do texto.

ENCERRAMENTO

O Slogan – O minimalismo no texto.

Deve ser primeiramente uma frase comum, geralmente imperativo. Portanto, não devemos utilizar a complexidade no slogan.  Forma de reconhecimento e distinção de marca, diferenciação das suas concorrentes. Menor unidade de posicionamento de marca. Deve transformar a empresa em algo único, incomparável e inconfundível.

Tag line – É a chamada assinatura de campanha. Fecha o anuncio, peça, e está sempre presente em todos os anúncios da campanha. Quando as assinaturas caem nas graças da população, tem a grande chance de virar bordões.

O Bordão - Para uma campanha específica, pode-se criar um bordão, que tem como função cair nas graças da população, ser repetido. Podemos definir bordão como uma frase verbal que encerra o conceito de uma campanha publicitária. O Bordão deve ser engraçado, fácil de ser pronunciado e reproduzido.

Se é Bayer é bom.

Brasil, ame-o ou deixe-o.

Continental. Preferência nacional.

Se a marca é Cica, bons produtos indica.

Tomou Doril, a dor sumiu.

Pense forte, pense Ford.

Tudo anda bem com Bardall.

Nescau. Energia que dá gosto.

Abuse, use C&A.

Deu duro, tome um Dreher.