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terça-feira, 17 de setembro de 2013

Estrutura do Anuncio - parte II - Discurso na Publicidade



Num texto específico é redigido para apresentar uma ideologia, afirmá-la e conquistar, por meio do texto, a opinião favorável do leitor, segue basicamente os passos da argumentação, convencimento e persuasão.

 Num discurso, o ato de convencer está relacionado com a razão, utilizando o raciocínio lógico e exemplos objetivos. 

A persuasão é um passo de caráter ideológico, subjetivo e intemporal. Persuadir é atingir a vontade e o sentimento do leitor, conquistando a sua adesão. Em suma, convencer é trabalhar sobre os meandros da “mente” e, persuadir, um ato “emocional”.

Na arte retórica, o filósofo Aristóteles apresenta três gêneros da retórica:

  • Deliberativo;

  • Judiciário;

  • Demonstrativo;

O deliberativo, relacionado ao futuro, é referente ao ato de aconselhar ou desaconselhar para situação ou ação futura. 

 O judiciário, relacionado ao passado, é utilizado para a acusação e defesa de fatos pretéritos.

 

O gênero demonstrativo, ligado ao tempo presente, tem o objetivo de afirmar ou censurar o estado atual das coisas.

 No texto publicitário predomina o gênero deliberativo, após demonstrar o estado atual do produto (marca, características, preço, ofertas, vantagens, etc), o texto publicitário delibera, aconselha, expressa uma ordem de consumo , sempre favorável ao consumidor.

Agora, vamos analisar os conteúdos textuais dos anuncios:

Unidade textual – Você não deve desviar a atenção do leitor. Mesmo com muitas informações, deve-se escolher um tema e abordá-lo utilizando essas informações.

Circularidade - Na peroração deve-se retornar ao início do texto, as primeiras propostas, para confirmer o texto com o seu tema e evitar que o leitor tire suas próprias conclusões do assunto.

Função conativa da linguagem - Imperativo e direcionada à segunda pessoa

Figuras de linguagem - Para aumentar a expressividade da mensagem. Usa-se de:

Metáforas – exemplos comparativos

Eufemismos – amenizando os fatos

Hipérboles – Aumentando os fatos

Antonímia – Colocar juntos exemplos antônimos de ações – totem tantra:

Prosopopéia – Personificação, humanização de um objeto – Bora- carro encantador.

Apelo à autoridade - Garantir credibilidade e reforçar a intenção do texto.

ENCERRAMENTO

O Slogan – O minimalismo no texto.

Deve ser primeiramente uma frase comum, geralmente imperativo. Portanto, não devemos utilizar a complexidade no slogan.  Forma de reconhecimento e distinção de marca, diferenciação das suas concorrentes. Menor unidade de posicionamento de marca. Deve transformar a empresa em algo único, incomparável e inconfundível.

Tag line – É a chamada assinatura de campanha. Fecha o anuncio, peça, e está sempre presente em todos os anúncios da campanha. Quando as assinaturas caem nas graças da população, tem a grande chance de virar bordões.

O Bordão - Para uma campanha específica, pode-se criar um bordão, que tem como função cair nas graças da população, ser repetido. Podemos definir bordão como uma frase verbal que encerra o conceito de uma campanha publicitária. O Bordão deve ser engraçado, fácil de ser pronunciado e reproduzido.

Se é Bayer é bom.

Brasil, ame-o ou deixe-o.

Continental. Preferência nacional.

Se a marca é Cica, bons produtos indica.

Tomou Doril, a dor sumiu.

Pense forte, pense Ford.

Tudo anda bem com Bardall.

Nescau. Energia que dá gosto.

Abuse, use C&A.

Deu duro, tome um Dreher.

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