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terça-feira, 20 de agosto de 2013

Aula 1 – Estrutura da Cultura e Persuasão

Oi Pesso@l,

preparadíssimos para nossa aula sexta-feira. Quero ver todos presentes, afinal temos muito a discutir sobre nossa disciplina. Segura aí:

Aula 1 – Estrutura da Cultura e Persuasão

Para analisar a cultura, alguns antropólogos desenvolveram conceitos de traços, complexos e padrões culturais.

Traços culturais

Em geral, os antropólogos consideram os traços culturais como os menores elementos que permitem a descrição da cultura. Referem-se, portanto, à menor unidade ou componente significativo da cultura, que pode ser isolado no comportamento cultural. Embora os traços sejam constituídos de partes menores, os itens, estes não têm valor por si sós.

Exemplo - O mesmo ocorre com os óculos (precisam da associação da lente com a armação) e o arco e a flecha (arma).

Alguns traços culturais são simples objetos, ou seja, cadeira, mesa, brinco, colar, machado, vestido, carro, habitação etc. Os traços culturais não materiais compreendem atitudes, comunicação, habilidades. Exemplo - Aperto de mão, beijo, oração, poesia, festa, técnica artesanal etc.

Nem sempre a idéia de traço é facilmente identificável em uma cultura, em face da integração, total ou parcial, de suas partes. Muitas vezes, fica difícil saber quando uma “unidade mínima identificável” pode ser considerada um traço ou um item. Exemplo - O feijão, como prato alimentício, é um traço cultural material; mas o feijão, como um dos ingredientes da feijoada, toma-se apenas um item dessa dieta brasileira.

O mesmo material, utilizado e organizado por pessoas pertencentes a duas sociedades diversas, pode chegar a resultados diferentes; vai depender da utilização e da importância ou valor do objeto para cada uma dessas culturas. Exemplo - Um artesão pode, com fibras de junco, confeccionar cadeiras (Brasil) ou casas (Iraque).

Em cada cultura, deve-se estudar não só os diferentes traços culturais encontrados, mas, principalmente, a relação existente entre eles. “Todo elemento cultural tem dois aspectos: subjetivo e objetivo” (White, 1975:140-1).

SUBJETIVO – O Objeto em si.
OBJETIVO – O Significado real daquilo para essa sociedade.

Atualmente, parece que os antropólogos têm preferido o termo elemento cultural, em substituição a traço cultural. Hoebel e Frost (1981:20) definem elemento cultural como “a unidade reconhecidamente irredutível de padrões de comportamento aprendido ou o produto material do mesmo”.

• O QUE PRECISAMOS SABER: o significado e a maneira como os traços se integram em uma cultura.

Publicidade e Persuasão

A publicidade raramente convence alguém a algo; Ela persuade alguém a algo. Persuadir tem mais a ver com concordar com algo que o consumidor já pensa,

– Por meio dessa concordância trazer o consumidor para o produto que se quer anunciar.

– A persuasão se dá quando: localizamos primeiramente os valores do consumidor e depois os associamos às características do produto que estamos anunciando

– os valores do consumidor X, as características ou valores expressos pela comunicação do produto.

Exercícios de Reflexão Criativa: (para ser postado até a aula do dia 23 de agosto de 2013).

1 - Procure um anúncio que carregue em sua raiz criativa Elementos Culturais.

2 - poste e analise seu aspecto subjetivo e seu aspecto objetivo.

3- Comente as postagens dos colegas e da campanha Unhate postada por mim.



Durante a aula de sexta-feira iniciaremos nosso primeiro JOB da disciplina. Aguardo todos vocês!

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Para iniciarmos nossa análise lembrei de uma campanha muito polêmica contendo Traços Culturais nítidos e cheio de polêmica. Segue a campanha UnHate da Benetton para comentarmos muiiiito.



Vamos às análises: Encontre o aspecto subjetivo e o aspecto objetivo desta campanha com foco na análise cultural?