Capa

Capa

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Atividade Aula 1- Luara Barros

Exercício 1


Crítica do texto: Os Desafios Culturais da Propaganda na Modernidade

O texto nos leva a fazer uma análise da propaganda atual no Brasil em virtude de um processo histórico. Vemos que a propaganda brasileira no inicio era carregada do uso de elementos culturais nacionais o que a fazia ser tão singular. Mas a busca constante pela similaridade com o que era produzido pela Europa e pelos Estados Unidos fez com que isso se perdesse.
Vemos anúncios que não se preocupavam com o tamanho dos seus textos, visto que o objetivo era divulgar e informar a população sobre produtos e serviços que apareciam como novidades nas cidades em desenvolvimento. Porém com o crescimento das indústrias e as mudanças no mercado a propaganda passa a exercer um uma função mais persuasiva.
Com isso o uso da imagem na propaganda também foi evoluindo e ganhando um espaço fundamental nas peças publicitárias levando os publicitários a buscarem cada vez mais este recurso, diminuindo assim o espaço que antes era reservado aos textos e poesias. Com o crescimento do uso da imagem, foi sendo criados os arquétipos que se tornaram peças chaves nas propagandas, tornando-se assim comuns e triviais. Que prezam pela estética mais do que qualquer outro elemento.
A propaganda nesse processo ganha uma nova função, a de dar um novo significado à vida das pessoas. Agora os produtos não são apenas para um uso prático, mas ganham valor de status, significado, e identidade. O marketing teve papel um papel fundamental na transformação do cenário publicitário em uma máquina de fazer anúncios. Anúncios estes que querem cada vez mais resultados de vendas. O que nos leva a outra problemática, a necessidade de reduzir a capacidade crítica do consumidor, para que ele compre mais produtos com menos motivos no sentido de necessidade.

Sendo assim vivenciamos a era dos comerciais fast food , que visam passar uma mensagem rápida a um povo sem paladar crítico. Pode ser até uma visão pessimista ao se levar em conta a evolução dos aspectos tecnológicos na propaganda, mas ainda assim, todos os recursos tecnológicos não camuflam a insipidez dos anúncios atuais nos quais faltam arte e cultura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário