Capa

Capa

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Resposta - Exercício 1 - Carina Araújo

O artigo Os Desafios Culturais da Propaganda na Modernidade visa explicar as várias etapas "vividas" pela propaganda ao longo dos anos; suas influências, mudanças, melhorias e diversos outros fatores. O autor expõe tópicos bastante interessantes e de grande importância para o aprendizado e real entendimento da publicidade moderna e suas tendências.
O professor Rodrigo Stéfani Correa explica que a propaganda atual tem uma "linguagem" menos direta e abrangente, ou seja, não consegue atingir diretamente seu público alvo com clareza, de forma que ele até se identifique com o anúncio em questão. Como o brasileiro tem por hábito achar que "o que é bonito é bom", os publicitários utilizam cada vez mais desse atributo, colocando a imagem e a estética acima de outras importantes ferramentas. O autor cita que a propaganda brasileira moderna pouco se especializou em relação aos diálogos e conexões, mas já no quesito estética e beleza nas imagens, podemos notar um crescimento bastante considerável, principalmente nas tecnologias digitais.
Daí então surge um dilema: a propaganda serve para informar a população da existência de um produto ou para persuadi-lo a compra-lo? Então a população passou a comprar não para suprir suas necessidades, mas sim para satisfazer seus desejos. Comprar se transformou em satisfação, prazer.
Podemos notar então que parte da cultura e das ideologias da propaganda tradicional foram esquecidas, excluídas, deixadas para trás. Enriquece-se economicamente mas empobrece-se nos aspectos culturais e na interação com a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário