Força Vampiro
A técnica Força Vampiro é usada
conceitualmente quando queremos "sugar" um conceito já consolidado por uma outra marca existente
(não necessariamente concorrente, podendo ser até mesmo de outro
segmento) ou mesmo trabalhar na campanha
uma expressão, frase, chavão, provérbio ou até mesmo letras de músicas e poesias que sejam de domínio público. Essa
associação de idéias ao produto ou serviço anunciado gera
identificação e intimidade com o público. Por isso,
essa técnica seja uma das mais utilizadas para lançamentos.
Para se obter êxito com o uso dessa técnica,
deve-se formular as seguintes questões:
• Este produto/serviço a ser anunciado ainda não possui
uma identidade formada pela mídia/marketing?
• A associação de idéias, nesse caso, não arranharia
a imagem do produto/serviço?
• Essa frase, palavra ou provérbio utilizados é
realmente de domínio público?
O risco da Força Vampiro é utilizar esta técnica com produtos que tenham sua identidade no mercado já consolidada. Assim, corre-se o
risco de ter sua imagem arranhada. Outro risco é cair no "senso
comum". A utilização de provérbios é uma faca de dois gumes. Se não tiver
uma razão muito forte, não use-os.
Personalização
Significante
A técnica de Personalização Significante
consiste em encarar a personalidade da marca
ou às suas qualidades numa própria personagem que, pela sua própria natureza,
comunique e garanta a promessa central da mensagem. Essa personalização não precisa ser necessariamente
humana. O tigre da "Esso" e o Elefante da "Cica" podem ser, também, exemplos de
personalização. Em qualquer dos
casos, trata-se de personalizar o conceito por meio de um personagem que o significa e o prova. Nesta técnica, o que imprime
força é a personalidade e a veracidade
da personagem escolhida.
Para se obter êxito com o uso dessa técnica,
deve-se formular as seguintes questões:
- A mensagem ganhará credibilidade se
incorporar às características de uma personalidade,
um artista, de preferência verdadeira ou mítica?
- Será possível achar uma personalidade
extremamente forte para ser, simultaneamente, significativa da mensagem e fonte
de interesse e atenção do
público?"
- A personalidade impressa do personagem em
questão é verdadeira? Pode-se construir um
personagem mítico de realce e ao mesmo tempo significante?
O risco da Personalização Significante é a má
utilização desta técnica. Atenção! O
cemitério das campanhas medíocres está cheio de campanhas de personalização sem personalidade, portanto, é importante
saber escolher um personagem ou artista que seja condizente com
a marca anunciada e atue de forma marcante para
enfatizar o produto, caso contrário, soará falso. O uso dessa técnica só é efetiva quando é encarada como verdade.
Expressão Contra-corrente
A técnica de Expressão Contra-corrente consiste em utilizar uma
forma de manifesto publicitário não
habitualmente praticado pelos concorrentes, obtém-se, assim o valor real da atenção. É sair do chavão:
título – imagem – blocos de texto e assinatura. Na verdade, trata-se de sair
dos limites publicitários; introduzir títulos longos onde se pratica
títulos curtos; utilizar desenhos onde usualmente se trabalha fotos; trabalhar fontes manuscritas; mudar a posição da
assinatura, etc.
Para se obter êxito com o uso dessa técnica,
deve-se formular as seguintes questões:
Quais os modos de impressão normalmente
utilizados pela concorrência?
Quais as formas Contra-corrente destes modos
de expressão?
A mensagem é direcionada a um público disposto
e receptivo a mudanças (isto é, pouco
tradicionalistas)?
O risco da Expressão Contra-corrente é a
gratuidade. Faz-se o contrário dos outros,
mas não comunica, verdadeiramente, o que se procura.
Agora, vamos à Prática:
- poste 1 exemplo de anúncio que utilize cada uma das técnicas.
- Durante a semana, crie 3 anúncios para o Cliente Banco Itaú utilizando as técnicas de: Força Vampiro, personalização Significante e Expressão Contra-corrente