Hiperbolização
A técnica de
Hiperbolização consiste em exagerar a satisfação prometida para além do verossímil, para atingir a dimensão
do mito, da fábula. Mas este jogo com a satisfação prometida, este afastamento da realidade num universo
extraordinário, cria uma certa cumplicidade com o leitor e conferem força. O perigo desta técnica
é não ousar ir longe demais.
Questões:
•
Qual
seria a representação natural e normal dessa satisfação?
•
Não se
pode acrescentar à essa representação natural de satisfação um
exagero publicitário grosseiro?
O risco da Hiperbolização é que o exagero são seja suficientemente longo ao ponto de alcançar o mito, a fábula,
mantendo-se o tom de humor sem virar "um grosseiro pastelão".
Reserva Espetacular
A técnica de Reserva Espetacular
consiste em rodear o produto de silêncio. É a ausência de mensagem publicitária. Esta "presença
espetacular" do produto, isto é em sua forma majestosa, carrega consigo fortes conotações, atribuindo status
ao produto em questão. Isto implica o precioso, o prestígio e um certo
esnobismo.
Questões:
•
A base
da mensagem (representação do produto) é reconhecida e atribui
status à marca junto ao público?
•
A
natureza e o aspecto físico do produto contém representações visuais fortes,
marcantes?
•
Dispomos
de um orçamento suficientemente elevado para que esta simples
representação pelo silêncio
tenha impacto?
O risco da Reserva Espetacular
é que o produto não seja suficientemente forte para se prestar a uma comunicação implícita deste tipo.
A Transfiguração Qualitativa
A técnica de
Transfiguração Qualitativa consiste em imprimir poder à mensagem por meio da ênfase na qualidade e realização
estética do produto. Através desta técnica são construídas fortes campanhas. Um
misto da técnica de Reserva Espetacular,
mas com o diferencial qualidade explícita.
Questões:
•
Existe,
na mensagem, um elemento estético que se preste a uma expressão artística e que transmita qualidade ao produto
anunciado?
•
Quais
os principais atributos qualitativos do produto a serem trabalhados?
O risco da
Transfiguração Qualitativa é
o exagero nos atributos de qualidade do produto.
Preocupe-se em dizer apenas a verdade, uma vez que o produto é exposto de forma hiperbolizada.
Referência
Inesperada
A técnica de
Referência Inesperada consiste em utilizar um elemento verbal e visual bem conhecido do consumidor, e, por meio de uma ligeira modificação, desvia-se o sentido do benefício do produto
ou da marca a promover. Esta mudança
produz o choque do reconhecimento, a surpresa causada pelo desvio de memorização do conjunto. A troca de papéis -
mãe e filha / pai e filho, enfim o encontro de situações adversas que se passa no plano cognitivo ou
cultural.
Questões:
• Existe
um elemento conhecido do público que seja paralelo à mensagem que se quer transmitir?
• A modificação a ser introduzida é suficientemente leve, de forma a
presente identificação do elemento de
referência original?
•
Não se
trata de uma mera aproximação verbal ou visual?
•
Elemento
de referência fixado é efetivamente
reconhecido pelo público consumidor?
O risco da
Referência Inesperada é a incompreensão causada pela falta de referência entre a mensagem
(código) é o consumidor (decodificador).
O exercício prático a seguir é fácil:
- Ache um anúncio que utilize cada uma das 4 técnicas dadas na aula de hoje e poste (os 4 juntos)
- Depois, crie 1 anuncio completo para C&A em 4 versões: utilizando
a técnica de Hiperbolização, Transfiguração Qualitativa, Reserva
Espetacular e Referência inesperada. Sei que será um desafio, que será
superado por todos com muita competência, ok.