Por: Laura Siza e Luciano Ohya.
Análise de publicidade feita em 2010 pela Benegripe.
1. A subjetividade é caracterizada pela ação publicitária de divulgação do produto e ou marca do produto e seus benefícios contra gripe em resfriado.
O elemento principal do seu objetivo é o sotaque das pessoas em várias regiões do Brasil. O sotaque característico de certa região no país tem muito a ver com as origens de colonização feitas por vários povos, oriundos de diversas partes do mundo e em diferentes épocas, assim como também o contato da língua portuguesa com o povo indígena que, na época de colonização já habitavam essas terras tupiniquins.
Isso faz parte da nossa carga cultural, e que se diga de passagem, umas das mais diversificadas do mundo, temos todas as raças e falamos um mesmo idioma, embora com algumas diferenças. Sabemos que nós goianos ao viajar para o nordeste, não pedimos mandioca, mas sim o aipim, no Sul do Brasil se fala “leitE-quentE” e não “leiti-quenti” como falamos aqui, e por aí vai...
A campanha da Benegripe mostra que não importa a região que mora ou o tipo de sotaque e gíria você usa, todos temos os mesmos problemas, a gripe no caso, atinge todos da mesma forma, o que muda é só o jeito que se diz.
2. Resenha do artigo do Professor Rodrigo Stéfani Correa .
Com a perda do diálogo e um zelo excessivo pela estética, é notável que um dos grandes desafios da propaganda moderna é esquecer os conceitos universais padronizados e estáticos que pouco tem a ver com seus inúmeros e diferentes públicos e procurar aliar imagem com cultura. Vale lembrar que os anúncios são feitos para o público e não para agradar o vendedor.
Por isso, para que haja a capacidade de dialogo, é necessário focar em elementos culturais que sejam autênticos e palpáveis ao espectador, pois estes objetos particulares de cada cultura acabam por criar uma iconografia autentica , original e diferente, que por sua vez acaba atraindo o espectador por conter uma abordagem nova e interessante.
Torna- se necessário estudar os diferentes traços de cada cultura para que se entenda a relação existente entre eles ,pois , sociedades diversas atribuem valores de importância diferentes a uma mesma peça ou material.
Laura Siza e Luciano Ohya.
20/02/2014