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quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Resumo Crítico do Artigo - Elora Giordana (Resposta ao Exercício 01)

O autor do artigo Os Desafios Culturais da Propaganda na Modernidade, Dr. Rodrigo Stéfani Correa, destrincha nas linhas, através de uma pesquisa exploratória, como a propaganda tradicional brasileira – aquela que convence e controla as atitudes de consumo dos consumidores na direção contrária às estratégias do marketing - se transformou em um tipo de propaganda padronizada e esteticamente universal. Existe uma linha tênue que o autor analisa entre a propaganda e o marketing, dentro do mercado publicitário.  E a partir deste ínterim, o autor levanta um questionamento, que será o ponto de partida para a análise do tema: qual é, de fato, o verdadeiro papel da propaganda? Vender ou Informar/Persuadir?
Para construir sua tese, o autor recorda que, nas propagandas militares, o uso de imagens era excessivo e frequente. Logo, grandes nomes da cultura brasileira passaram a expressar suas habilidades em criações dos anúncios publicitários, através de desenhos, músicas e poesia. As propagandas brasileiras conseguiam aproximar e entreter seus espectadores além da relação de interesses comerciais. Estas características duraram um breve período de tempo. Com a inserção das estratégias de marketing nos anúncios publicitários, as propagandas já não tinham o mesmo discurso cultural que as aproximavam do público e o cenário que antes era inundado por criações publicitárias artísticas se tornou uma indústria de produção de anúncios, ignorando a estética e proporcionando estratégias de gestão empresarial no lugar.
A criatividade perdeu cada vez mais seu espaço no universo publicitário. Há 45 anos o discurso não tem sofrido alterações ou enriquecimento, por conseqüência de um mercado capitalista que está constantemente buscando homogeneizar as formas e expressões de anunciar um produto ou um serviço. Não mais o valor simbólico que ele possui, mas as características que mais agradam o vendedor. Os interesses do consumidor são esquecidos.
       
Houve um tempo que ser redator publicitário devia ser uma delícia. Lá pelos anos 40 era possível um redator escrever livremente, num delicioso exercício de imaginação. Emendavam-se adjetivos como contas num colar. Fazer um texto de anúncio era quase uma forma de fazer arte, sem os rígidos compromissos com coisas banais como planejamento de marketing, posicionamento de produto e até mesmo (em alguns casos) com a própria verdade. (LULA VIEIRA, 1999, p. 16). 

Resposta do exercício 1

A partir da leitura do artigo Os Desafios Culturais da Propaganda na Modernidade, de Rodrigo Stéfani, é possível ver de maneira mais clara o processo de divisão que a comunicação mercadológica vem passando, principalmente no processo de criação. 
Através desta, pode-se perceber que o discurso publicitário vem sendo deixado de lado, enquanto o uso de imagens foi sendo priorizado com a finalidade de acrescer à estética dos anúncios. No decorrer da evolução da publicidade, os métodos foram se voltando muito mais à parte gráfica. Já a parte discursiva pouco evoluiu, e acabou sendo jogada para segundo plano. 
Toda a influência exercida à comunicação mercadológica Brasileira, seja pela propaganda militar e seu uso excessivo de imagens, seja pelas técnicas do Marketing Norte-Americano trazendo seus sofisticados softwares gráficos, culminou na mudança dos métodos de criação pelos redatores, deixando de lado a precursora essência cultural muito utilizada na composição dos discursos publicitários, em meados de 1900.
O artigo de Stéfani mostra que os profissionais de redação da época se utilizavam da comunicação focada na cultura Brasileira, usando uma linguagem mais local, onde o seu publico-alvo tinha o entendimento claro da mensagem, o que propiciava uma grande interação. Se compararmos o trajeto feito pela publicidade até onde foi feita a análise, e a mudança que vem acontecendo atualmente por meio da web, difundida como um meio de comunicação de massa, podemos perceber uma sensível volta ao velho conceito de discurso voltado ao local, o que pode ser considerado uma evolução. É justamente essa essência que nos diferencia dos conceitos clichês, voltados à linguagem global ao redor do mundo. 

Resposta - Exercício 1 - Carina Araújo

O artigo Os Desafios Culturais da Propaganda na Modernidade visa explicar as várias etapas "vividas" pela propaganda ao longo dos anos; suas influências, mudanças, melhorias e diversos outros fatores. O autor expõe tópicos bastante interessantes e de grande importância para o aprendizado e real entendimento da publicidade moderna e suas tendências.
O professor Rodrigo Stéfani Correa explica que a propaganda atual tem uma "linguagem" menos direta e abrangente, ou seja, não consegue atingir diretamente seu público alvo com clareza, de forma que ele até se identifique com o anúncio em questão. Como o brasileiro tem por hábito achar que "o que é bonito é bom", os publicitários utilizam cada vez mais desse atributo, colocando a imagem e a estética acima de outras importantes ferramentas. O autor cita que a propaganda brasileira moderna pouco se especializou em relação aos diálogos e conexões, mas já no quesito estética e beleza nas imagens, podemos notar um crescimento bastante considerável, principalmente nas tecnologias digitais.
Daí então surge um dilema: a propaganda serve para informar a população da existência de um produto ou para persuadi-lo a compra-lo? Então a população passou a comprar não para suprir suas necessidades, mas sim para satisfazer seus desejos. Comprar se transformou em satisfação, prazer.
Podemos notar então que parte da cultura e das ideologias da propaganda tradicional foram esquecidas, excluídas, deixadas para trás. Enriquece-se economicamente mas empobrece-se nos aspectos culturais e na interação com a sociedade.

Resposta exercício 2

Rodrigo Stéfani Correia em seu artigo “Os desafios culturais da propaganda na modernidade” discorreu sobre um problema quem vem atingindo as propagandas publicitárias em revistas, onde com a chegada da publicidade norte – americana afetou – se grande parte da cultura brasileira do país, envolvendo culturas diferentes no qual não estávamos inseridos. O universo criativo das campanhas publicitárias, onde antes era um “sonho” para o povo brasileiro através de anúncios em revistas, passou a apresentar, desenvolver e informar a sociedade sobre fatos econômicos, deixando para trás as novidades que apareciam em prol da massa populacional, deixando as pessoas em sim sem conhecer seus produtos; Debora Pereira (2006) informa que o discurso publicitário (informado a cima) é uma ferramenta para atribuir um significado as pessoas onde : “ Passa – se a consumir não somente para satisfazer as necessidades [...] é encontrar identidade e buscar preencher o enorme vazio deixado por um mundo que se perdeu" (PEREIRA, 2006, p.184).

O marketing surge como uma força das políticos, e as propagandas das revistas teve que mudar a sua estrutura de anúncios para promover muito mais que produtos e serviços e sim uma ideologia com base ao consumismo, o marketing internacional era uma ajuda para a economia, por um outro lado empobreceu o campo publicitário, porem ele não é culpado, e sim os publicitários que adquiriu sua ideologia e acabaram afetando o modo de produzir os anúncios em mídia revista. A mulher agora passa a ser usada como o centro das atenções , um ícone para os estilistas e ate mesmo para outras mulheres, uma exploração da beleza a ser conquistada por outros, são bonitas, magras, como se anúncios as serem veiculados fosse para qualquer pessoa.

Resposta exercício 1

O autor Rodrigo Stéfani Correa traz em seu artigo Os Desafios Culturais da propaganda na Modernidade uma análise acerca das mudanças sofridas na propaganda de revista, tendo como base a pesquisa feita com anúncios da revista Veja de 2007, 2008 e 2009. Em sua pesquisa, ele fala também da mudança mercadológica global, que faz com que as empresas adaptem suas estratégias de marketing, deixando de lado aspectos regionais brasileiros, ficando cada vez mais próximas da aparência internacional. De acordo com o autor, essa influência da globalização tem deixado os profissionais da área da criação publicitária a cada dia mais distantes do seu público-alvo, dificultando, consequentemente, a comunicação.

Com um texto a princípio um tanto complexo, o autor expõe suas ideias acerca da metodologia usada na criação, destacando a evolução da propaganda no uso de imagens e como o texto parece ter ficado obsoleto para os anúncios atuais. Fala ainda dos teores culturais da propaganda brasileira, que no princípio usava do prestígio de grandes músicos, artistas plásticos e escritores para dar vida aos anúncios publicitários, mas que com o tempo acabou se enquadrando num modelo padrão universal.  Esse artigo abre a visão de seus leitores para um problema atual que acaba passando despercebido sob o olhar supostamente crítico dos profissionais e estudantes de Propaganda, mostrando como a propaganda brasileira tem deixado de ser brasileira ao longo dos anos, perdendo sua cultura e deixando a desejar em importantes aspectos.

Resposta exercício 1

Objetivando uma análise crítica acerca do tema proposto, Rodrigo Stéfani Correa em seu artigo Os Desafios Culturais da Propaganda na Modernidade , levanta hipóteses sobre a real situação mercadológica da criação publicitária no Brasil, afirma ainda que esta, perdeu sua essência no que diz respeito ao discurso publicitário cultural, dando espaço para uma produção publicitária massificada e universal, onde não há interação real com seu público brasileiro.
Tratando-se de uma análise consecutiva dos anúncios da Veja (2007,2008 e 2009), o autor pôde então, fazer um panorama acerca da evolução da mídia Revista no Brasil. Utilizando-se de recursos visuais (anúncios da década de 30), ele defende que a Revista em seus primórdios, dialogava com seu público, alertando e instruindo. Todavia ao decorrer dos tempos ela se tornou  segundo Rodrigo Stéfani Correa: "um espaço de difusão ideológica e de politização das posturas econômicas" (CORREA, 2010: p.9) .
A publicidade evoluiu em termos de estética, seus softwares são capazes de transformar toda a criação em um universo lúdico, o recurso de imagens ainda é muito usado, a mulher como ícone de despertar a atenção e agregar atributos desejados pelos consumidores, cada vez mais está em uso. Deve-se então ter o cuidado ao produzir anúncios publicitários, ter em mente um discurso que interage com seu público verdadeiro, não em termos de aplicabilidade e sim de conteúdo, algo que fuja do universal e comumente produzido, para algo real e verdadeiramente vivido pelo povo brasileiro.