Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo. Vamos juntos!
Capa
quinta-feira, 21 de agosto de 2014
Aula 2- Job Luara Barros
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Job da semana - AULA 2 - Fernando Diniz
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Aula 2 - Roger Williams Gondim
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Aula 2 - Associação de Ideias / Ricardo Batista
1. Procure um anúncio que trabalhe a Associação de Ideias.
2. Poste-o e analise-o segundo os postulados de Aristóteles e Hume sobre a associação de ideias utilizados no anúncio. Justifique.
A associação de ideias utilizada no anúncio acima parte do raciocínio de Hume sobre causa e efeito, visto que a imagem da criança sozinha pressupõe que a ausência dos pais afeta diretamente o desenvolvimento de sua vida.
3. Neste mesmo anúncio, ache o seu conceito linguístico (significante+significado) e analise-o quanto a sua relação de significação (sintagmática+paradigmática).
- Significante: Criança sozinha
- Significado: A criança sozinha remete a solidão e carência. A ausência dos pais é evidenciada na reação da criança, que olha para o lado como se estivesse procurando "alguém".
- Sintagmática: "Toda criança tem o direito da participação dos pais no desenvolvimento de sua vida"
- Paradigmática: "deve ter a participação dos pais", "evolução de sua vida", "precisa da presença dos pais", "progressão de sua vida".
_________________________________________________________
Job da Semana
Associação de ideias de causa e efeito, pois o texto diz que você irá precisar da energia do Extra Power para pular no show.
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Job da semana - AULA 2 - Paulo Magalhães
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Aula 2 - Erlane Neix
Significante: A imagem da menina ¨Cinderela¨
Significado: A imagem remete a ideia da história da Disney, onde a princesa tem uma fada madrinha que transforma abobora em carruagem. E que o feitiço termina as 00:00
Relação das ideias: Semelhança.
O Anuncio faz uma analogia ao tempo de atendimento do drive thru. Tanto para demonstrar o funcionamento 24 hrs quanto para representar a rapidez no atendimento. O texto " come as you are" ( venha como você é) refere-se ao tempo que leva para o pedido ser entregue, e também ao atendimento drive thru que não tem contato com o atendente, a entrega é feita pela janela do carro, então não importa como o cliente esteja vestido.
Conceito Linguístico:
*Sintagmática: Venha como você é ( Come as you are)
*Paradigmática: Venha do jeito que você é
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
terça-feira, 19 de agosto de 2014
Resposta 1, 2 e 3 da Atvidade aula 2 - Paulo Magalhães
Associação de ideias: Segundo conceitos de associação de Aristóteles: Contraste
Significante: Lâmpada (Ideia) sendo atacada.
Significado: Ideia, no formato da lâmpada, com seu aspecto fraco, se mostra forte diante da situação do lutador tentar derrubá-la, e na ação apresentada, a mesma se torna resistente e firme.
Sintagmática: IDEIAS. AS FORTES NÃO MORREM.
Paradigmática: Ideias. As fortes são indestrutíveis. - Ideias. As fortes não são descartadas.
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Resposta aula 2 - Giulyanna
Semelhança: " A vida é bonita. Viva do seu jeito ". O texto do anúncio fala sobre a beleza da vida, assim como a modelo que é uma mulher bela, portanto há uma associação por semelhança.
Relações sintagmáticas: A vida é bonita. Viva do seu jeito.
Relações paradigmáticas: A vida é bela. Viva a sua maneira.
feia. Morra.
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
segunda-feira, 18 de agosto de 2014
Resposta - Exercício de Reflexão Criativa - Fernando Diniz
Postulado de Hume: Causa-Efeito
Frase: "Veja quanto monóxido de carbono você deixará de
emitir se não dirigir por um dia
Campanha: Uma gigantesca nuvem preta presa ao escapamento do carro depois de
passar o dia sendo inflada pela fumaça solta pelo automóvel.
Significante (imagem acústica): Carro e nuvem de fumaça
significado (conceito mental): A quantidade de CO (gás
inflamável) expelida por um carro, no decorrer do dia
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
resposta aula 2 - Hericky 02
Nessa imagem publicitaria eu usei o termo de Aristóteles diz que na semelhança representa uma imagem - uma paisagem reprodozida num quadro conduz naturalmente nossos pensamentos para seu original, que consiste numa associaçao por semelhança que na imagem faz sentido no anuncio da coca cola que faz parte da associação de ideias
Significante: coca - cola
significado: coca cola sempre é hora
sintagmática: coca cola sempre é a hora
paradigmática: coca cola para todos os momentos
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Resposta - Exercício de Reflexão Criativa - Cláudio Martins
A) A peça faz uma associação de ideia de semelhança , segundo Aristóteles, pois a modelo está vestida com um capuz vermelho, que remete à personagem dos contos de fadas, Chapeuzinho Vermelho. Alem disso a frase reforça essa associação.
B) Significante: Uma mulher loira, muito bonita com um capuz vermelho.
Significado: Ao usar os produtos da marca O Boticário, você irá se transformar numa mulher poderosa e ter todos os homens aos seus pés, mesmo sendo uma garotinha inocente.
C) Relação Sintagmática: Use O Boticário e ponha o Lobo Mau na coleira.
Relação Paradigmática: Use O Boticário e transforme o Lobo Mau em um Poodle.
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Atividade em sala Aula 2 - Luara Barros
segundo Aristóteles a associação de ideias feita no anúncio é de contraste. O herói tido como o homem mais forte do mundo esta fraco e doente em função da Aids.
Significante: super homem doente
significado: a Aids não pode afetar qualquer um. No sentido de seres humanos diferentes, independente de suas características que os tornem fracos ou fortes.
sintagmática: a Aids nos torna iguais.
paradigmática: a Aids nos torna fracos- A Aids nos torna semelhantes- A Aids não faz distinção
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
resposta aula 2 - Hericky 01
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Aula 2 - Associação de Idéias
Leia inicialmente o Capítulo Associação
de Idéias do livro Redação Publicitária – PDF enviado via e-mail e no link abaixo
Conceito lingüístico - Associação de palavras:
O signo lingüístico = imagem acústica (significante) + conceito (significado).
O signo lingüístico = imagem acústica (significante) + conceito (significado).
Essa união se dá por meio de um laço arbitrário. A palavra “árvore”, por
exemplo, é constituída pelo seu aspecto concreto, seu conjunto sonoro
(significante), e seu aspecto conceitual, abstrato, a imagem mental
(significado).
Como unir uma ideia à outra.
Segundo Aristóteles:
Semelhança – Exatidão no que representa
– uma paisagem reproduzida num quadro conduz naturalmente nossos pensamentos
para o seu original, o que consiste numa associação por semelhança.
Contraste – relações opostas
Contiguidade – Uma parcela de um todo
que já é conhecido – Quando se fala sobre um apartamento de um edifício,
abre-se o caminho para uma conversa sobre os outros apartamentos; a associação
se dá então por contiguidade
Segundo David Hume – Sec. XVIII
Ampliou o conceito para causa - efeito – E, se pensamos num ferimento, é quase impossível não refletirmos acerca da dor que o acompanha, sendo que a conexão de ideias nesse caso é de causa e efeito.
Ampliou o conceito para causa - efeito – E, se pensamos num ferimento, é quase impossível não refletirmos acerca da dor que o acompanha, sendo que a conexão de ideias nesse caso é de causa e efeito.
Suprimiu – contraste (por entender que
semelhança + contiguidade = contraste)
Relações de significados
Relações sintagmáticas são as relações
que existem entre as palavras de uma frase. São relações
no plano horizontal. Ex: “Eu a conheço”. As três palavras estão relacionadas
sintagmaticamente, dentro de um sintagma (frase).
Paradigmática – Associações na própria mente
Relações paradigmáticas são aquelas que existem
entre uma palavra da frase e outra que está fora da frase. São
relações semânticas, isto é, relações
de sentido, de oposição, de substituição, de
equivalência. Estão no plano vertical.
Associação de idéias: quanto à
elaboração da mensagem geral (texto e imagens). Associação de palavras: quanto
à construção da mensagem restrita (apenas texto).
Rede Semântica – Quando passamos pelos
processos de persuasão, podemos ressaltar duas fases fáceis de serem
identificadas, que diferenciam o contato com o consumidor:
1-cognitivo – consciência do produto – saiba o que é o produto e o que ele faz;
2-afetivo – emulação da situação da qual ele possa se sentir.
2-afetivo – emulação da situação da qual ele possa se sentir.
Como criar essa simpatia/ afetividade pelo produto?
Através da rede semântica, é possível obter:
1-conhecimento da visão de mundo do seu consumidor
2-transcrição dessa visão de mundo em texto/anúncio.
1-conhecimento da visão de mundo do seu consumidor
2-transcrição dessa visão de mundo em texto/anúncio.
Exemplo para análise:
No anuncio acima, qual associação de ideias foi utilizada?
Semelhança? Contraste? Contiguidade? Causa - efeito?
Qual o seu Conceito linguístico:
ache o significante: (imagem acústica)
ache o significado: (conceito mental)
Exercícios
de Reflexão Criativa em sala de aula
1 - Procure um anúncio que Trabalhe a associação de Idéias.
2 -
Poste-o e analise-o segundo os postulados de Aristóteles e Hume sobre a associação de ideias utilizados no anúncio.Justifique, ok
3 – Neste mesmo
anúncio, ache o seu conceito linguístico (significante +significado) e analise-o quanto a sua relação de
significação.(sintagmática + paradigmática)
Para casa: Job da semana - Postar até quinta-feira 21/08
O
energético Extra Power irá patrocinar o Lolapalozza. Crie uma
peça conceitual para esse fim utilizando o postulado de Associação de
Ideias. Fazer um flyer no formato 15cm x 21cm e postar no blog.
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Assinar:
Postagens (Atom)