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segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Aula 5 (N2) Técnicas Criativas - Exercício em Sala (Ricardo Batista)


N2 aula 05 - Hericky




Universo Cultural

Oportunidade

Testemunhal


Exercício na sala 5 ( sala )- Carlos Santana

UNIVERSO CULTURAL:
                                                                 TESTEMUNHAL:
                                                                OPORTUNIDADE:

Técnicas Criativas aula 5- Clarissa Aires

Oportunidade 
                                                         Universo Cultural
           


Testemunhal 

Aula 5 - Em sala - Giulyanna

Universo Cultural


Testemunhal


Oportunidade



Técnicas Criativas - Aula 5 sala


Universo Cultural

Testemunhal

 Oportunidade

TECNICAS CRIATIVAS AULA 5 (SALA) ROGER W. GONDIM



UNIVERSO CULTURAL 
OPORTUNIDADE 

TESTEMUNHAL

Exercício em sala - aula 5 - Paulo Magalhães

Universo Cultural

Testemunhal


Oportunidade


Técnicas Aula 05 - Cláudio Martins

Oportunidade

Testemunhal

Universo Cultural

2014-2: Técnicas Universo Cultural, Testemunhal e Oportunidade

Universo Cultural
A técnica de Universo Cultural fala a linguagem e tem a cara do público a que é destinado. Respeita seus conceitos de estética e o aborda de forma intensa, gerando identificação imediata. Essa técnica é usada exclusivamente, quando o público-alvo do produto é definido e segmentado, afinal esta é uma forma de atribuir status à marca. Essa técnica não se preocupa em desagradar aqueles que não estão na "linha de fogo".
Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
        O público a quem é destinada a comunicação possui características próprias que podem ser abordadas na campanha?
        O produto/serviço é realmente voltado para um determinado público ou está aberto para o público em geral?
        Cabe à marca em questão o conceito de status?
O risco do "Universo Cultural é o uso errôneo com produtos ou serviços voltados a um público mais amplo (por exemplo: faixa etária compreendida entre 18 a 50 anos), o que acaba descaracterizando totalmente a ideia de "comunicação de guetos, tribos"


Testemunhal
A técnica de Testemunhal é o uso de pessoas comuns, usuários reais ou mesmo pessoas líderes de opinião, como profissionais da área relacionada ao uso do produto ou serviço, que realmente podem testemunhar a favor do mesmo. Atenção! O uso de artistas e apresentadores de TV só é considerado Testemunhal, quando aparece na peça a sua fala, claramente, na íntegra, entre aspas. Essa é a grande peculiaridade do testemunhal, caso contrário, trata-se de um caso de Personalização.
Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
        O uso do testemunhal irá dar maior credibilidade à marca?
        Não corre-se o risco de soar falso o uso de determinada pessoa conhecida do público?
        Essa pessoa escolhida tem "moral" para depor a favor do produto?
      
O risco do Testemunhal é utilizar de pessoas com pouca credibilidade, personalidade fraca, ou mesmo, soar falso perante o público. O uso correto dessa técnica é fundamental, portanto, não brinque com o consumidor.


    Oportunidade
A técnica de Oportunidade poderia na verdade ser chamada de "oportunista", pois o papel do criativo no uso dessa técnica, aproveita-se de um acontecimento local, nacional ou até mesmo mundial para vender ao público uma comunicação para o seu cliente, associada, não ao fato, mas à repercussão do mesmo na sociedade. As vezes, o que seria uma trágica notícia, acaba se tornando lucratividade para o bolso de muitos empresários. Associações engraçadas através de personagens e filmes de sucesso atual também são usuais. Enfim, tudo é válido, desde que se trate de um fato polêmico, que gere discussões e, principalmente, se puder ser explorado de uma forma leve.
Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
     O fato "oportuno" a que se quer trabalhar à associação é realmente de peso? O público-alvo tem consciência da sua existência?
     A abordagem que se pretende fazer do fato em voga -não irá ridicularizar a população ou gerar algum tipo de discriminação?
     Dá para tratar essa abordagem de uma forma leve para o consumidor? 
   O risco da Oportunidade é trabalhar ideias que possam não ser realmente tão polêmicas. Não podemos correr o risco de pegar o consumidor de surpresa. Pode ofendê-lo ou mesmo desinteressá-lo pela peça e, consequentemente, pelo produto anunciado.
Você já sabe o que fazer. Poste um exemplo de cada técnica aprendida hoje e desenvolva um anuncio para o Governo de Goiás utilizando as 3 técnicas acima.