Universo Cultural
A técnica de
Universo Cultural fala a linguagem e tem a cara do público a que é destinado. Respeita seus conceitos de
estética e o aborda de forma intensa, gerando identificação imediata. Essa técnica é usada exclusivamente,
quando o público-alvo do
produto é definido e segmentado, afinal esta é uma forma de atribuir status à marca. Essa técnica
não se preocupa em desagradar aqueles que não estão na "linha de fogo".
Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as
seguintes questões:
•
O
público a quem é destinada a comunicação possui características próprias que podem ser abordadas na campanha?
•
O
produto/serviço é realmente
voltado para um determinado público ou está aberto para o público em geral?
•
Cabe à
marca em questão o conceito de status?
O risco do "Universo Cultural é o
uso errôneo com produtos ou serviços voltados a um público mais amplo (por exemplo: faixa etária
compreendida entre 18 a 50 anos),
o que acaba descaracterizando totalmente a ideia de "comunicação de guetos, tribos"
Testemunhal
A técnica de
Testemunhal é o uso de pessoas comuns, usuários reais ou mesmo pessoas líderes de opinião, como
profissionais da área relacionada ao uso do produto ou serviço, que realmente podem testemunhar a favor do mesmo. Atenção! O uso de artistas e apresentadores de
TV só é considerado Testemunhal,
quando aparece na peça a sua fala, claramente, na íntegra, entre aspas. Essa é a grande peculiaridade do
testemunhal, caso contrário, trata-se de um caso de Personalização.
Para se obter êxito
com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
•
O uso
do testemunhal irá dar maior credibilidade à marca?
•
Não
corre-se o risco de soar falso o uso de determinada pessoa conhecida do
público?
•
Essa
pessoa escolhida tem "moral" para depor a favor do produto?
O risco
do Testemunhal é utilizar de pessoas com pouca credibilidade, personalidade fraca, ou mesmo, soar falso
perante o público. O uso correto dessa técnica é fundamental, portanto, não brinque com o consumidor.
Oportunidade
A técnica de
Oportunidade poderia na verdade ser chamada de "oportunista", pois o
papel do criativo no uso dessa técnica, aproveita-se de um acontecimento local,
nacional ou até mesmo mundial para vender ao público uma comunicação para o seu
cliente, associada, não ao fato, mas à repercussão do mesmo na sociedade. As
vezes, o que seria uma trágica notícia, acaba se tornando lucratividade para o
bolso de muitos empresários. Associações engraçadas através de
personagens e filmes de sucesso atual também são usuais. Enfim, tudo é válido, desde que se trate de um fato
polêmico, que gere discussões
e, principalmente, se puder ser explorado de uma forma leve.
Para se obter êxito
com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
• O fato "oportuno" a que se quer
trabalhar à associação é realmente de peso? O público-alvo tem consciência da
sua existência?
• A abordagem que se pretende fazer do fato em voga -não irá
ridicularizar a população ou gerar algum
tipo de discriminação?
•
Dá para
tratar essa abordagem de uma forma leve para o consumidor?
O
risco da Oportunidade é trabalhar ideias que possam não ser realmente tão polêmicas. Não podemos correr o risco de
pegar o consumidor de surpresa. Pode ofendê-lo ou mesmo desinteressá-lo pela peça e, consequentemente, pelo
produto anunciado.
Você já sabe o que
fazer. Poste um exemplo de cada técnica aprendida hoje e desenvolva um
anuncio para o Prefeitura de Aparecida de Goiânia
http://www.aparecida.go.gov.br/home.php Link Aparecida de Goiânia utilizando as 3 técnicas acima.