Capa

Capa

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Aula 2 - Joice, Carina e Karolina


                                                      
A associação de ideias nesta anuncio, é de causa efeito.O significante da imagem, seria a imagem em si, o mar e a poluição. 
O significado, seria a preservação do meio ambiente, a sujeira que muitos não veem.

Resposta aula 02 - Allef e Atilla


A imagem em si, foi associada a ideia de SEMELHANÇA. Comparando a imagem do carro com a de um animal selvagem.

Significante: O carro sendo preso por uma "rédea"
Significado: O anúncio passa nos a ideia de que o carro é bastante potente, tem um motor incrível. A imagem com o carro tendo que ser ''segurado por rédeas de cavalo'' reforça essa ideia junto como o título do anúncio onde diz que o carro é ''mais selvagem do que você pensa''.

Resposta aula 2 - Weber, Douglas


Esse anuncio de uma rede de água Mineral Dufote utiliza um conceito de causa e efeito, por mostrar que sem água não a vida, a causa seria a falta de água o efeito o fim da vida.

O significante: Maracujá
O significado :  A imagem do maracujá sem seu conteúdo (poupa) que necessita de água para sua sobrevivência .


RESPOSTA AULA 2 SIZENANDO e STEPHANE

Associação de Idéias
A imagem possui relação de CONTRASTE
Significante: uma mulher com cabeça de papagaio
Significado: assim como o papagaio qualquer um pode decorar o que ouve, nesse caso o Ingles, mas aprender ingles de verdade só estudando no CEL-LEP

Resposta aula 2 Danilo e Plinio.


Significante: A chave.
Significado: E que a chave da marca FORD, liga seus clientes as grandes cidades.

A imagens nos traz uma SEMELHANÇA, pois quando olhamos na cidade desenhada na chave, logo nos remete a imaginar uma chave comum com seus segredos para abrir portas, que ligado ao anuncio a chave abre todas as portas das cidades.

Aula 2 - Resposta exercício 1


Associação de ideias por semelhança. No anúncio, o carro da marca Mitsubishi busca relacionar os atributos do produto (motor, sistemas de ação e reação), às características dos cavalos (força, instinto), estabelecendo assim uma relação de semelhança.

Significante - Os cavalos
Significado - Um automóvel que possui a "força" e o instinto de um animal.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Aula 2 - 2015-1 - Associação de Ideias

Leia inicialmente o Capítulo Associação de Idéias do livro Redação Publicitária – PDF enviado via e-mail e no link abaixo
Conceito lingüístico - Associação de palavras:
O signo lingüístico = imagem acústica (significante) + conceito (significado).
Essa união se dá por meio de um laço arbitrário. A palavra “árvore”, por exemplo, é constituída pelo seu aspecto concreto, seu conjunto sonoro (significante), e seu aspecto conceitual, abstrato, a imagem mental (significado).
Como unir uma ideia à outra.
Segundo Aristóteles:
Semelhança – Exatidão no que representa – uma paisagem reproduzida num quadro conduz naturalmente nossos pensamentos para o seu original, o que consiste numa associação por semelhança.
Contraste – relações opostas
Contiguidade – Uma parcela de um todo que já é conhecido – Quando se fala sobre um apartamento de um edifício, abre-se o caminho para uma conversa sobre os outros apartamentos; a associação se dá então por contiguidade
Segundo David Hume – Sec. XVIII
Ampliou o conceito para  causa - efeito – E, se pensamos num ferimento, é quase impossível não refletirmos acerca da dor que o acompanha, sendo que a conexão de ideias nesse caso é de causa e efeito.
Suprimiu – contraste (por entender que semelhança + contiguidade = contraste)
Relações de significados
Relações sintagmáticas são as relações que existem entre as palavras de uma frase. São relações no plano horizontal. Ex: “Eu a conheço”. As três palavras estão relacionadas sintagmaticamente, dentro de um sintagma (frase).
  

 Paradigmática – Associações na própria mente 
Relações paradigmáticas são aquelas que existem entre uma palavra da frase e outra que está fora da frase. São relações semânticas, isto é, relações de sentido, de oposição, de substituição, de equivalência. Estão no plano vertical.

Associação de idéias: quanto à elaboração da mensagem geral (texto e imagens). Associação de palavras: quanto à construção da mensagem restrita (apenas texto).
Rede Semântica – Quando passamos pelos processos de persuasão, podemos ressaltar duas fases fáceis de serem identificadas, que diferenciam o contato com o consumidor:
1-cognitivo – consciência do produto – saiba o que é o produto e o que ele faz;
2-afetivo – emulação da situação da qual ele possa se sentir.
Como criar essa simpatia/ afetividade pelo produto?
Através da rede semântica, é possível obter:
1-conhecimento da visão de mundo do seu consumidor
2-transcrição dessa visão de mundo em texto/anúncio.
  Exemplo para análise:
No anuncio acima, qual associação de ideias foi utilizada?  
Semelhança? Contraste? Contiguidade? Causa - efeito?
Qual o seu Conceito linguístico:
ache o significante: (imagem acústica)
ache o significado: (conceito mental) 
Exercícios de Reflexão Criativa em sala de aula
1 - Procure um anúncio que Trabalhe a associação de Idéias. 

2 -  Poste-o e analise-o segundo os postulados de Aristóteles e Hume sobre a associação de ideias utilizados no anúncio.Justifique, ok 

3 – Neste mesmo anúncio, ache o seu conceito linguístico (significante +significado) e analise-o quanto a sua relação de significação.(sintagmática + paradigmática)
 
Para casa: 
Job da semana - Hipotético
O energético Red Bull irá patrocinar o Festival Mundial da Publicidade de Gramado . Crie uma peça conceitual para esse fim utilizando o postulado de Associação de Ideias. Fazer um flyer no formato 15cm x 21cm e postar no blog.