Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo. Vamos juntos!
Capa
sexta-feira, 7 de março de 2014
Exercício sobre titulos - Evandro e Lincoln
A forma de título usada foi o invertido e o sussurrado.
Conhecida mundialmente a Playboy deixa sua marca invertida, já que a criatividade e a beleza das mulheres que estampam suas revistas, chamam atenção por si próprio. No anúncio acima, em comemoração ao aniversário da revista no Brasil, foi utilizado detalhes da evolução da depilação brasileira que é muito conhecida fora do Brasil, para mostrar a evolução e a apreço da marca no Brasil. Discretamente e invertida a marca playboy estampa o anúncio.
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Aluna: Danyelle Neiva
Esse anúncio contém duas formas de título. Vemos
primeiramente que esse anúncio é gritante, pois atraem a atenção e estimulam os
leitores a continuar a ler o anúncio e conseqüentemente parar para refletir. E Em
segundo vemos também que é um anúncio de Ruídos, pois em seu título finaliza
com um ponto de interrogação. Analisando o conjunto, identificamos que o
anunciante queria mostrar aos leitores que são consumidores da bebida alcoólica,
que a bebida não combina com o transito e até fez um título bastante irônico partindo
para o lado mais íntimo. O objetivo desse anúncio é conscientizar a sociedade e
mostrar que os acidentes no trânsito por causa da bebida alcoólica, pode levar a
morte, e que temos que pensar em nós e na nossa família antes de sairmos dirigindo
bêbados.
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Ivan Regis
TÍTULO INTERROGATIVO:
----------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O anúncio da Pedigree utiliza uma pergunta associada a uma imagem bem sugestiva. A resposta a esta pergunta fica sujeita à interpretação do leitor. Obviamente a marca está a sugerir a si mesma para o proprietário do cão.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O anúncio da Pedigree utiliza uma pergunta associada a uma imagem bem sugestiva. A resposta a esta pergunta fica sujeita à interpretação do leitor. Obviamente a marca está a sugerir a si mesma para o proprietário do cão.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Análise anúncio FRANCHINI Exórdio- Rosymeire e Priscila
Abertura / Exórdio: A imagem do sapato juntamente com o molde de um chinelo de papel picotado pronto para ser cortado.
Narração e explicação / descrição : O titulo "Se não for Franchini é melhor usar um chinelo de papel."
Argumento e persuasão / provas: Ou você compra sapato Franchini ou você usa um chinelo de papel e a informação na lateral do anuncio " Corte este anúncio na linha pontilhada, junte A com B e obtenha um calçado mais confortavel que o seu Não-Franchini"
Indução: O preço e a forma de pagamento
Clímax: A marca Franchini marca exclusiva e a loja Hercilio calçados.
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
KAIO COSTA AND EVERSON PONTES
A forma de anuncio usada foi o : Inversão
A marca usou a frase ARE YOU ON THE LIST ? SEU NOME ESTA NA LISTA , pq quem tem nomes na lista são especiais, importantes ou seja VIPS , no qual leva o nome do perfuma da Carolina Herrera.
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Exercício sobre Titulos - Ikaro Rocha e Jéssica de Paula
Título escolhido foi o inversão, pois, é o tipo de título que irá chamar atenção dos seus clientes por trazer nele a marca do produto, então, por ser uma marca que você já tem costume de utilizar a atenção pela campanha será maior.
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
TÍTULO GRITADO
Ana Paula O. Arantes
Jessica da Silva Fernandes
Justificativa: Cores abertas como o vermelho e amarelo.
Título em caixa alta.
Preços em caixa alta com fundo vermelho.
Produtos inseridos aleatoriamente.
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Exercício sobre titulos - Márcio Alves e Keliane Silva
A
forma de título usada foi o invertido e o sussurrado.
Foi
usada a forma invertida pela Heineken ser uma marca forte no mercado de bebida
e bastante conhecida. O título sussurrado é a forma que a Heineken trabalha a
maioria dos seus anúncios.
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Análise Titulos Rosymeire e Priscila
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Postado por: Lorena A. Rezende e Luciano Ohya
Título da imagem tipo Inversão.
A marca Polo utilizou essa característica para dar um impacto no seu público alvo.
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Post: Laura Siza e Luciano Ohya
Abertura/Exódio: Titulo + Imagem da Sandy;Descrição e Exolicação/Narração: Texto explicativo na parte inferior;Argumento e Persuasão: Segurança;Indução/Provas: Sua fórmula de base aquosa não é gordurosa e de fácil remoção;Climax/ Peroração: A utilização da marca Olla e variedade.
Abertura/Exódio: Titulo + Imagem da Sandy;Descrição e Exolicação/Narração: Texto explicativo na parte inferior;Argumento e Persuasão: Segurança;Indução/Provas: Sua fórmula de base aquosa não é gordurosa e de fácil remoção;Climax/ Peroração: A utilização da marca Olla e variedade.
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Anúncio de carnaval - Márcio Alves e Keliane Silva
O anúncio mostra claramente que o exórdio ou abertura, está na frase circular que envolve a máscara.
Tem como explicação e descrição narrativa, a informação que está no quadrado ao lado da camisinha. A argumentação e ou provas, fica por conta de enfatizar que o lubrificante da camisinha Olla não tem cheiro. A indução procura convencer o consumidor a comprar o preservativo da marca Olla, porque ele é o preservativo com maior lubrificante. E finaliza com o clímax, ou seja, peroração que são os pacotinhos de preservativos.
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Estrutura - Título
Após verificarmos todos os elementos que compõem uma peça publicitária, vamos conversar brevemente sobre títulos e sua importância em uma peça publicitária...
Título
Se for fazer uma única modificação para aumentar a sua taxa de resposta, concentre-se no seu título (você tem um, não é?). Por quê? Porque haverão cinco vezes mais pessoas a ler o título do que o
seu texto. Muito simplesmente, um título … é um anúncio para o seu anúncio.
As pessoas não vão parar suas ocupadas vidas para ler o seu texto, a menos que você lhes dê uma boa razão para fazê-lo. Assim, um bom título promete algumas novidades e um benefício.
Talvez você esteja pensando: “Que história é essa das novidades?”
Pense na última vez que você “navegou” através do seu jornal local.
Você passou com os olhos pelos artigos, um por um, e, ocasionalmente, um anúncio pode ter agarrado a sua atenção.
Quais foram os anúncios mais propensos a chamar sua atenção?
- Aqueles com um título que prometem novidades?
- Aqueles com tipos de fontes antigas?
- Aqueles com os títulos mais atraentes que o convencem de que valem a pena alguns minutos para ler o texto?
O título é por isso poderoso e importante
Eu já vi muitos anúncios ao longo dos anos que não possuem sequer um título.E isso é bobagem. É o equivalente deixar para o lixo um bom dinheiro gasto em propaganda.
O titulo é o primeiro contato do consumidor com seu anúncio, Geralmente por isso, é destacado, forte, com letras maiores.
Verificamos algumas formas de se encaixar o título dentro do contexto de uma peça publicitária, são eles:
1 – Títulos Interrogativos: Deixa aberta uma resposta, que por um lado pode enfraquecer sua
mensagem, já que seu consumidor irá completá-lo.
Exemplo – Cerveja Guinnes: “What’s on your mind?” com imagens do corpo feminino, ou seja já respondendo subjetivamente a mensagem. Com as cores da cerveja e da espuma, uma relação entre a sensualidade, o desejo à mulher e a cerveja.
2 – Inversão: É muito normal os anúncios conterem o nome do
produto ou da marca logo no inicio, como títulos, grandes e destacados. Devemos
observar que o uso dessa técnica resume o anúncio, ou seja, completa a idéia do
anúncio já no início do contato com o consumidor, sendo utilizado somente para
anúncios de impacto rápido, packshots com o
produto. Nos outros casos, deve-se manter a estrutura normal.
3 – Sussuro: Por toda história da
propaganda, gritou-se muito com o consumidor. De forma forte, grave e no
imperativo. Uma tendência utilizada ultimamente é a do sussuro. Títulos suaves,
com uma diagramação leve, que induzam o leitor a compreensão total do anúncio.
Os anúncios gritados, em sua maioria costumam ser hard-sell, enquanto os
sussurrados, soft sell. Ex.: Anúncios de Margarina. Emulação de uma situação
perfeita.
sussurrado…
GRITADO!
sussurrado…
GRITADO!
4- Ruidos literários:
Pontos de exclamação. Mais que um ponto de exclamação. Reticências, Etc.
Exercício Criativo
Em classe
1 - Escolha um dos 4 formatos de título que mais te agrada.
2 - Busque um anuncio que tenha esse formato,
3 - poste
4 - Justifique o uso do elemento.
Em casa:
Crie um anuncio página dupla para para o veículo - Etios da Toyota: http://www.etiostoyota.com.br/para ser inserido na revista 4 rodas edição de abril. Utilize um título sussurrado e use toda sua criatividade nesta peça. Não esqueça de postar até na próxima aula.
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Anúncio de Carnaval - Ikaro Rocha Cabral e Jéssica de Paula
Abertura/ Exódio: A imagem.
Narração e Explicação/Descrição: Para se completar procure: qualidade, amor, segurança e Olla.
Argumento e Persuasão: o texto abaixo da imagem "Para se completar procure: qualidade, amor, segurança e Olla."
Clímax e Peroração: utilização da marca.
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
quinta-feira, 6 de março de 2014
Ana Paula O. Arantes
Jessica da Silva Fernandes
ABERTURA / EXÓDIO: A imagem propriamente.
NARRAÇÃO / DESCRIÇÃO E EXPLICAÇÃO: Prepara! Olla - Que o carnaval chegou
ARGUMENTO E PERSUASÃO / PROVA: O termo "Carnaval".
INDUÇÃO / CLÍMAX E PERORAÇÃO: A marca do preservativo acima da fronte da
celebridade.
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Análise do anúncio do álbum de inéditas da Britney Spears. By: Higo Lucas Magalhães
Abertura / Exórdio: A imagem da própria artista, seguida pelo texto acima, indicando o seu nome artístico ( Britney Spears) e o nome do álbum anunciado (Femme Fatale).
Narração e explicação / descrição : "Novo álbum de inéditas da artista que vendeu mais de 70 milhões de cópias pelo mundo. "
Argumento e persuasão / provas: "Incluindo o hit "hold it against me". Número 1 em 19 países.
Indução: A imagem do novo álbum que representa a princesa do pop, uma artista com vários anos de carreira na indústria fonográfica + o nome do álbum e o seu nome artístico + Preço exclusivo indicado a baixo.
Clímax: O site da Britney e da loja Saraiva que é o canal de comunicação que facilitará o leitor a adquirir o produto. "Em todas as lojas saraiva e no site www.saraiva.com.br."
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo.
Assinar:
Postagens (Atom)