Após verificarmos todos os elementos que compõem uma peça publicitária, vamos conversar brevemente sobre títulos e sua importância em uma peça publicitária...
Título
Se for fazer uma única modificação para aumentar a sua taxa de resposta, concentre-se no seu título (você tem um, não é?). Por quê? Porque haverão cinco vezes mais pessoas a ler o título do que o
seu texto. Muito simplesmente, um título … é um anúncio para o seu anúncio.
As pessoas não vão parar suas ocupadas vidas para ler o seu texto, a menos que você lhes dê uma boa razão para fazê-lo. Assim, um bom título promete algumas novidades e um benefício.
Talvez você esteja pensando: “Que história é essa das novidades?”
Pense na última vez que você “navegou” através do seu jornal local.
Você passou com os olhos pelos artigos, um por um, e, ocasionalmente, um anúncio pode ter agarrado a sua atenção.
Quais foram os anúncios mais propensos a chamar sua atenção?
- Aqueles com um título que prometem novidades?
- Aqueles com tipos de fontes antigas?
- Aqueles com os títulos mais atraentes que o convencem de que valem a pena alguns minutos para ler o texto?
O título é por isso poderoso e importante
Eu já vi muitos anúncios ao longo dos anos que não possuem sequer um título.E isso é bobagem. É o equivalente deixar para o lixo um bom dinheiro gasto em propaganda.
O titulo é o primeiro contato do consumidor com seu anúncio, Geralmente por isso, é destacado, forte, com letras maiores.
Verificamos algumas formas de se encaixar o título dentro do contexto de uma peça publicitária, são eles:
1 – Títulos Interrogativos: Deixa aberta uma resposta, que por um lado pode enfraquecer sua
mensagem, já que seu consumidor irá completá-lo.
Exemplo – Cerveja Guinnes: “What’s on your mind?” com imagens do corpo feminino, ou seja já respondendo subjetivamente a mensagem. Com as cores da cerveja e da espuma, uma relação entre a sensualidade, o desejo à mulher e a cerveja.
2 – Inversão: É muito normal os anúncios conterem o nome do
produto ou da marca logo no inicio, como títulos, grandes e destacados. Devemos
observar que o uso dessa técnica resume o anúncio, ou seja, completa a idéia do
anúncio já no início do contato com o consumidor, sendo utilizado somente para
anúncios de impacto rápido, packshots com o
produto. Nos outros casos, deve-se manter a estrutura normal.
3 – Sussuro: Por toda história da
propaganda, gritou-se muito com o consumidor. De forma forte, grave e no
imperativo. Uma tendência utilizada ultimamente é a do sussuro. Títulos suaves,
com uma diagramação leve, que induzam o leitor a compreensão total do anúncio.
Os anúncios gritados, em sua maioria costumam ser hard-sell, enquanto os
sussurrados, soft sell. Ex.: Anúncios de Margarina. Emulação de uma situação
perfeita.
sussurrado…
GRITADO!
sussurrado…
GRITADO!
4- Ruidos literários:
Pontos de exclamação. Mais que um ponto de exclamação. Reticências, Etc.
Exercício Criativo
Em classe
1 - Escolha um dos 4 formatos de título que mais te agrada.
2 - Busque um anuncio que tenha esse formato,
3 - poste
4 - Justifique o uso do elemento.
Em casa:
Crie um anuncio página dupla para para o veículo - Etios da Toyota: http://www.etiostoyota.com.br/para ser inserido na revista 4 rodas edição de abril. Utilize um título sussurrado e use toda sua criatividade nesta peça. Não esqueça de postar até na próxima aula.
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