APROXIMAÇÃO
ANTÍTESE
BI-SECÇÃO
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo. Vamos juntos!
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sexta-feira, 17 de outubro de 2014
TÉCNICAS CRIATIVAS- EM CASA - PAULO MAGALHÃES
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quinta-feira, 16 de outubro de 2014
Técnicas Criativas - Em casa - Giulyanna
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TÉCNICAS CRIATIVAS - SALA\ ROGER W. GONDIM
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Aula 1 (N2) Técnicas Criativas - Exercício em Sala (Ricardo Batista)
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TÉCNICAS CRIATIVAS - (AULA 1) CASA / ROGER W. GONDIM, ERLANE NEIX
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quarta-feira, 15 de outubro de 2014
Técnicas Criativas - Clarissa Aires
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Técnicas Criativas - Paulo Renato
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TÉCNICAS CRIATIVAS - EXERCÍCIO EM SALA - PAULO MAGALHÃES
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terça-feira, 14 de outubro de 2014
TÉCNICAS CRIATIVAS - EM SALA - GIULYANNA
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Técnicas Criativas aula 1 ( sala ) - Carlos Santana
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segunda-feira, 13 de outubro de 2014
Tecnicas Criativas aula inicial - Aproximação - Antitese - Bi-secção
Um pouco sobre este livro:
Existem muitos trabalhos sobre criação
publicitária. Existem muitos outros sobre a
medida do impacto da criação, antes ou depois da difusão: pré-testes,
pós-testes, etc. Mas,
sabe-se muito pouco sobre o processo criativo específico da publicidade.
Esta obra ambiciona mostrar como pode ser
revisto este vazio: como criar e realizar mensagens publicitárias nos
diversos meios de comunicação, revistas, televisão, cartazes, etc, a partir de estudos
e com base nos conhecimentos atuais sobre comunicação.
Ela nasceu da
experiência do autor que, ao longo de uma dezena de anos, começou por assumir a
criação de campanhas para depois animar as equipas de criação em mercados
relacionados com produtos de consumo corrente (alimentos, bebidas, produtos de
higiene, equipamentos domésticos, quinquilharia, etc.). Durante estes anos, o
autor integrou na prática um certo número de técnicas e conceitos provenientes
de diversos horizontes.(...)"
Aproximação
A técnica de Aproximação é a mais usual e menos criativa de todas as técnicas de criação. Ela é voltada usualmente em campanhas de varejo (mas não é regra). A linguagem utilizada nessas campanhas é a mais previsível possível e geralmente tem preços de produtos, splash,
e utiliza-se de Clichês . A
grande característica dessa técnica é o seu apelo agressivo e pouco criativo. Fala-se do produto... e mostra o produto.
Importante:
• Trata-se realmente de um produto/serviço que está oferecendo vantagens
reais ao mercado, como preço baixo?
• O uso de uma linguagem usual,
comum e acessível
demais não pode ser prejudicial à imagem do produto/serviço no mercado?
• O uso dessa técnica para vender o produto/serviço não gerará
frustrações ao meu consumidor?
O risco da Aproximação é a falta de criatividade na criação das peças, não ultrapassar
o senso comum, o que acaba por tornar a comunicação "morna" e pouco
chamativa para o público.
Antítese (Conceito Oposto)
É uma técnica de ação delicada: diz-se ao consumidor o contrário. Surpreendido, o consumidor examina melhor e recebe o impacto da verdadeira mensagem. Chama-se atenção, choca-se pelo impacto e, como consequência, transmite-se a mensagem com muita força. Tem o grande poder de cativar a atenção e, quase simultaneamente a comunicação do conceito. Pega o eventual consumidor desprevenido.
O conceito oposto consiste em dizer
sobre o produto ou a marca algo que, à primeira vista, parece ser publicidade
negativa, e que, examinando melhor, implica um conceito valorizador. O consumidor é assim: apanhado
ao contrário, surpreendido pela falta anunciada,
debruça-se sobre o anúncio em vez de recuar, ficando disponível à segunda mensagem.
Importante:
• Existe um elemento contrário forte, capaz de
valorizar essa satisfação?
• Esse elemento é realmente surpreendente?
• Esse elemento é realmente surpreendente?
• É um elemento inofensivo, isto é não corre-se
o risco de prejudicar a imagem da
marca?
• Este elemento contrário é rápido e de fácil
assimilação?
O risco do Conceito Oposto é que o segundo conceito, o conceito positivo que segue em contrapeso ao primeiro, não seja "pesado suficiente"
para encadear com a naturalidade e a
velocidade desejáveis. Neste caso, corre-se o risco do consumidor abandonar a mensagem à primeira
estância.
Bi-secção
A técnica de
bi-secção consiste em exprimir a mensagem por intermédio de elementos
aparentemente diferentes que se tomam significantes quando são justapostos. Quanto mais diferentes forem os elementos à partida,
mais forte será o símbolo
obtido. Cabe ao criativo achar a relação de sentido entre estes elementos, a
intersecção, o ponto comum da mensagem. E cabe ao consumidor se surpreender com a idéia, com o encontro
desses dois universos aparentemente não conectados.
Importante
Para se obter êxito com o uso dessa técnica,
deve-se formular as seguintes questões:
•
Quais
os diversos elementos implícitos na minha mensagem?
•
Existe
uma maneira de encontrar um ponto comum inesperado nestes universos?
• Este ponto comum exprimirá bem os elementos
da minha mensagem?
O risco da Bi-secção é a incompreensão do consumidor em não perceber a relação dos dois universos justapostos, e, assim, o sentido da mensagem que se encontra nessa intersecção.
Exercicio 1:
- Postar 1 Anuncio de Cada Técnica apresentada.
Exercicio para Casa:
Criar 3 anúncios com a mesma imagem, para o cliente FASAM - Campanha de Vestibular 2015-1. Porém o desafio é criar cada um utilizando 1 técnica principal.
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Avaliação N1 Exercício - Clarissa Aires
A) Aspecto Cultural
É a imagem acústica que no caso se refere a uma brincadeira
de escolhas, e a imagem mostra que a escolha foi feita pelas drogas. Assim quem
opta pelas drogas está brincando com a vida.
B) Significante e Significado
O significante é a imagem que retrata a escolha
pelas drogas.
O significado é que a droga tira a sua liberdade de
escolha, e assim use sua liberdade de escolha para dizer não as drogas
C) Associação de Ideias.
Ideia de causa e efeito, onde se optou pelas drogas e consequentemente
ficou sem a liberdade de escolha.
D) Tipo de titulo
Título é sussurrado onde há uma compreensão óbvia.
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