Nesse artigo o autor faz um apanhado geral da propaganda e critica a importância dada as imagens, geralmente manipuladas por softwares de computadores, e aos estudos de Marketing que atualmente são empregados para a comercialização dos produtos.
O autor lamenta o fato de que hoje é mais importante uma imagem e o nome do produto, do que a apresentação e o desafio da compra que o texto publicitário de outrora apresentava. Ele também aponta o fato de que o profissional brasileiro se deixou encantar pelo modo como é feito a publicidade em países da Europa e nos Estados Unidos, trazendo com isso um engessamento do processo criativo e da estética, uma vez que os produtos anunciados por "modelos de passarela", outra critica do autor, são mais importantes não pelos benefícios e utilidades, mas sim pelo status que ele dá. Para concluir o autor nos diz que o profissional de publicidade deve ter liberdade de criação e se esquecer da facilidade que esse processo engessado traz.
É interessante ao estudar esse artigo e ver que a análise que ele faz é bastante pertinente, realmente a publicidade de modo geral está em um piloto automático, quase não se vê novidades no processo criativo. Concordo que é necessário se livrar das amarras e buscar novas referências para que o consumidor se sinta atraído e porque não "desafiado" a adquirir o produto anunciado.
Este Blog é destinado a produção de conteúdo da disciplina Redação Publicitária da Faculdade Sul Americana, ministrado pela professora Ms. Patricia Quitero. Ele visa o aprendizado do conteúdo da disciplina Redação Publicitária, de forma que haja motivação e interação dos alunos, minimizando o peso teórico e transformando a relação criativa em algo prazeroso, ético e com alto grau de profissionalismo. Vamos juntos!
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quinta-feira, 14 de agosto de 2014
Resposta atividade 1 Cláudio Martins (Resenha crítica)
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Resposta Aula 1 - Questão 1 - Paulo Magalhães
A comunicação tem a cultura como meio de pesquisa, desenvolvimento e
exposição . A forma de linguagem, esse entendimento é que integra
as pessoas e desenvolve mais e mais essa aproximação. Os aspectos culturais
aplicados em peças publicitárias de uma forma geral mostra o tanto que se
torna importante o nosso conhecimento sobre não somente a nossa cultura,
mas como as culturas de todas as partes do mundo. Interessante também,
pensar que antes da existência da internet, as pessoas compreendiam essas
peças de uma forma mais limitada, porém compreendiam, de uma forma
limitada e diferente; claramente a ótica não é a mesma, compreendemos as
culturas por meio da globalização, pelos acessos que temos hoje e pela nossa
curiosidade que muitas vezes instiga em procurar. São aplicados ricamente,
detalhes de linguagem, vestuário, culinária, aonde ocorrer à identificação
mais forte e for junto com a proposta que precisa ser apresentada, os
profissionais de comunicação tomam este cuidado e desenvolve com bastante
pesquisa e naturalidade então esta peça. Somos bombardeados de conceitos,
principalmente os norte-americanos, mas até que ponto é de se pensar em
utilizar esses conceitos, falando de Brasil e suas regiões, é interessante
colocar em questão também a forma de pensar dos criativos, e deixar então a
percepção discorrer através dos trabalhos, disseminando e valorizando o que é
nosso.
exposição . A forma de linguagem, esse entendimento é que integra
as pessoas e desenvolve mais e mais essa aproximação. Os aspectos culturais
aplicados em peças publicitárias de uma forma geral mostra o tanto que se
torna importante o nosso conhecimento sobre não somente a nossa cultura,
mas como as culturas de todas as partes do mundo. Interessante também,
pensar que antes da existência da internet, as pessoas compreendiam essas
peças de uma forma mais limitada, porém compreendiam, de uma forma
limitada e diferente; claramente a ótica não é a mesma, compreendemos as
culturas por meio da globalização, pelos acessos que temos hoje e pela nossa
curiosidade que muitas vezes instiga em procurar. São aplicados ricamente,
detalhes de linguagem, vestuário, culinária, aonde ocorrer à identificação
mais forte e for junto com a proposta que precisa ser apresentada, os
profissionais de comunicação tomam este cuidado e desenvolve com bastante
pesquisa e naturalidade então esta peça. Somos bombardeados de conceitos,
principalmente os norte-americanos, mas até que ponto é de se pensar em
utilizar esses conceitos, falando de Brasil e suas regiões, é interessante
colocar em questão também a forma de pensar dos criativos, e deixar então a
percepção discorrer através dos trabalhos, disseminando e valorizando o que é
nosso.
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Atividade aula 1- Luara Barros
Exercício 2
Subjetivo: Um urso negro tirando sua fantasia de urso polar
Objetivo: Mostrar que todos temos um lado negro e ele deve ser revelado, valorizando o carro na cor preta que está sendo anunciado.
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Atividade Aula 1- Luara Barros
Exercício 1
Crítica do texto:
Os Desafios Culturais da Propaganda na Modernidade
O texto
nos leva a fazer uma análise da propaganda atual no Brasil em virtude de um processo
histórico. Vemos que a propaganda brasileira no inicio era carregada do uso de
elementos culturais nacionais o que a fazia ser tão singular. Mas a busca
constante pela similaridade com o que era produzido pela Europa e pelos Estados
Unidos fez com que isso se perdesse.
Vemos anúncios
que não se preocupavam com o tamanho dos seus textos, visto que o objetivo era
divulgar e informar a população sobre produtos e serviços que apareciam como
novidades nas cidades em desenvolvimento. Porém com o crescimento das indústrias
e as mudanças no mercado a propaganda passa a exercer um uma função mais persuasiva.
Com isso
o uso da imagem na propaganda também foi evoluindo e ganhando um espaço fundamental
nas peças publicitárias levando os publicitários a buscarem cada vez mais este
recurso, diminuindo assim o espaço que antes era reservado aos textos e poesias.
Com o crescimento do uso da imagem, foi sendo criados os arquétipos que se
tornaram peças chaves nas propagandas, tornando-se assim comuns e triviais. Que
prezam pela estética mais do que qualquer outro elemento.
A propaganda
nesse processo ganha uma nova função, a de dar um novo significado à vida das
pessoas. Agora os produtos não são apenas para um uso prático, mas ganham valor
de status, significado, e identidade. O marketing
teve papel um papel fundamental na transformação do cenário publicitário em uma
máquina de fazer anúncios. Anúncios estes que querem cada vez mais resultados
de vendas. O que nos leva a outra problemática, a necessidade de reduzir a
capacidade crítica do consumidor, para que ele compre mais produtos com menos
motivos no sentido de necessidade.
Sendo assim
vivenciamos a era dos comerciais fast
food , que visam passar uma mensagem rápida a um povo sem paladar crítico. Pode
ser até uma visão pessimista ao se levar em conta a evolução dos aspectos
tecnológicos na propaganda, mas ainda assim, todos os recursos tecnológicos não
camuflam a insipidez dos anúncios atuais nos quais faltam arte e cultura.
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Análise do Texto "Os Desafios Culturais da Propaganda na Modernidade" - Giulyanna
A
propaganda tradicional juntamente com as técnicas de marketing está atualmente
liderando as novas formas de comandar o consumo. Ao longo do período de
desenvolvimento dos anúncios, é possível observar que geralmente não é feito
uma peça isolada, e sim uma seqüência que tem haver com o cotidiano da
sociedade. É comum agora, perceber que existe uma interação na maioria das
vezes entre anúncio e público, pois assim causa uma sensação de familiarização
entre marca e cliente, que por sinal é uma técnica muito eficaz.
A
publicidade feita por meio de revistas, com o uso da cultura de acordo com seu
alvo, causava um caráter persuasivo no leitor, que poderia usar a fantasia,
atores, artistas, poetas, entre outros, para enriquecer mais ainda seu poder de
convencimento.
Há uma grande competitividade no mercado
publicitário, que exige cada vez mais empenho e profissionalismo,
principalmente nas técnicas de marketing. Os anúncios geralmente são
tendenciosos, seguem uma regra geral, acabam caindo no comum, profissionais se
acomodam na própria comodidade de idéias já prontas e acabam perdendo o foco.
Profissionais no mercado existem vários, o cliente pode escolher o que quiser,
trocando igual por igual não vai fazer diferença alguma.O mercado de trabalho
de qualquer área exige originalidade, a publicidade atualmente exige a fuga ao
óbvio, isso foi deixado claro no artigo de Rodrigo Stéfani.
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Aula 1: Reflexão Criativa - Atividade 1 (Ricardo Batista)
Análise do Texto "Os
Desafios Culturais da Propaganda na Modernidade"
Levar a informação
de forma clara e objetiva ao consumidor é fundamental para que as estratégias
de uma campanha sejam cumpridas. E com o passar dos anos novas formas de
"diálogos" têm sido estudados a fim de definir os melhores caminhos
que satisfaçam o consumidor. No entanto, as propagandas chegaram a um nível de
padronização universal que a torna sem identidade própria. Baseada em modelos
estrangeiros, a propaganda brasileira vem utilizando cada vez mais de imagens
em seus anúncios, visando atender a demanda do sistema econômico. Isto porque a
propaganda moderna precisou se reestruturar para atender as necessidades do capitalismo,
e assim reduzir o máximo de informações textuais, diminuindo a reflexão crítica
do indivíduo e acelerando o processo de persuasão e compra. Fazendo isso, os
padrões criativos do Brasil se perdem pelo simples fato de igualarem suas
propagandas aos padrões internacionais. O ego dos criativos é colocado sobre a
mesa, e eles preferem seguir este "padrão" de publicidade, que é bem
mais cômodo e atende a demanda das empresas. Mas será isso o que os
consumidores buscam? A atual publicidade está sendo valorizada mais pela
estética do que pela forma como a informação é passada ao consumidor, através
de um diálogo textual simples e claro. Por fim, a proposta que o autor Rodrigo Stéfani
deixa em seu artigo é a de que o profissional de publicidade precisa ser autêntico
em suas criações. Isto o diferencia dos demais anúncios, a fim de seduzir o
consumidor de forma original e exclusiva.
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terça-feira, 12 de agosto de 2014
Resposta aula 1 - Giulyanna
No anúncio da Mon Bijou, com a representação da Mona Lisa, que refere-se a uma mulher com postura e expressão conservadora que podemos associar com a mulher dona de casa prendada que sempre procura deixar o que faz o mais "perfeito" possível.
Subjetivo: Produto de limpeza.
Objetivo: Comparar a eficácia do produto com a obra prima de Da Vinci.
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Respota aula 1- Análise do Anúncio- Paulo Magalhães
Subjetivo: Criança desatenta a beira de um lago, dispersa, tendo os pés atacados por piranhas.
Objetivo: Mostrar que não importa a situação, o game prende a atenção do consumidor ou usuário onde é sucesso absoluto que se consolidou através dos anos, gerações e gerações.
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segunda-feira, 11 de agosto de 2014
Resposta Aula 01 - Fernando Diniz
Subjetivo: Vodka Absolute
Objetivo: Este anúncio, mostra a relação entre o álcool, a direção e o seu resultado final
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Resposta Aula 1 ( Um ) - Gilberto Junio
Imagens comuns nos tempos de hoje, principalmente para os " fumantes " , são as ilustrações de males que o cigarro pode proporcionar a quem o consome .
Imagens ricas em objetividade e subjetividade , exemplos;- Objetivo do anuncio : No anuncio acima , destaca um dos varios males que o cigarro proporciona .
- Subjetividade do anuncio : O cigarro proporciona Impotência sexual .
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Resposta aula 1. Roger Williams Gondim
Subjetivo: O Hábito de tomar banho demorado (Desperdício de água).
Objetivo: Alertar o mundo que o desperdício de água poderá acarretar em mortes. Tanto no anuncio em sim como podemos observar, como no nosso cotidiano, na não preservação da água, que é nosso bem maior.
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reposta 01 hericky
subjetivo: carro no ambiente rico
objetivo: foi feito dessa foma pra mostrar que o ford foi feito pra carros de classe A
objetivo: foi feito dessa foma pra mostrar que o ford foi feito pra carros de classe A
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Aula 1 - Aspectos subjetivos e objetivos. Cláudio Martins
Subjetivo: Cigarro aceso
Objetivo: Alertar que o consumo de cigarros é prejudicial à saúde. Utilizando na imagem, a brasa consumindo o cigarro, como se ela estivesse consumindo a vida.
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Aula 1 - Exercício de Reflexão Criativa / Atividade 2 (Ricardo Batista)
Anúncio Jaepel Papéis e Embalagens - Fonte: http://delansalazar.wordpress.com/portifolio-publicitario/ |
Subjetivo
O objeto em si no anúncio acima é o origami em forma de borboleta.
Objetivo
Este anúncio trás uma mensagem para a sociedade a respeito da sustentabilidade, e a importância de preservar o meio ambiente para um futuro melhor. Mostra através do origami, a representação de uma forma viva, e com isso a preocupação que a empresa tem em utilizar meios sustentáveis em seus produtos.
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Aula 1 – Estrutura da Cultura e Persuasão
Hoje vamos falar de Comunicação, Cultura e Identidade. Para analisar a cultura, alguns antropólogos desenvolveram conceitos de traços, complexos e padrões culturais.
Traços Culturais Em geral, os antropólogos consideram os traços culturais como os menores elementos que permitem a descrição da cultura. Referem-se, portanto, à menor unidade ou componente significativo da cultura, que pode ser isolado no comportamento cultural. Embora os traços sejam constituídos de partes menores, os itens, estes não têm valor por si sós.
Exemplo - arco + flecha = Arma
Alguns traços culturais materiais são objetos, ou seja, cadeira, mesa, brinco, colar, machado, vestido, carro, habitação etc.
Os traços culturais não materiais compreendem atitudes, comunicação, habilidades.
Exemplo - Aperto de mão, beijo, oração, poesia, etc.
Nem sempre a ideia de "traço" é facilmente identificável em uma cultura, em face da integração, total ou parcial, de suas partes. Muitas vezes, fica difícil saber quando uma “unidade mínima identificável” pode ser considerada um traço ou um item.
Por exemplo: o feijão - como prato alimentício, é um traço cultural material; mas o feijão, como um dos ingredientes da feijoada, toma-se apenas um item dessa dieta brasileira.
O mesmo material, utilizado e organizado por pessoas pertencentes a duas sociedades diversas, pode chegar a resultados diferentes; vai depender da utilização e da importância ou valor do objeto para cada uma dessas culturas.
Exemplo: um artesão pode, com fibras de junco, confeccionar cadeiras (Brasil) ou casas (Iraque). Em cada cultura, deve-se estudar não só os diferentes traços culturais encontrados, mas, principalmente, a relação existente entre eles.
Enfim:“Todo elemento cultural tem dois aspectos: subjetivo e objetivo” (White, 1975:140-1).
SUBJETIVO – O Objeto em si.
OBJETIVO – O Significado real daquilo para essa sociedade.
Atualmente, parece que os antropólogos têm preferido o termo "elemento cultural", em substituição a traço cultural. Hoebel e Frost (1981:20) definem elemento cultural como “a unidade reconhecidamente irredutível de padrões de comportamento aprendido ou o produto material do mesmo”.
O QUE PRECISAMOS SABER:
o significado e a maneira como os traços se integram em uma cultura.
Publicidade e Persuasão
A publicidade raramente convence alguém a algo; Ela persuade alguém a algo.
Persuadir tem mais a ver com concordar com algo que o consumidor já pensa:
– Por meio dessa concordância trazer o consumidor para o produto que se quer anunciar.
– A persuasão se dá quando: localizamos primeiramente os valores do consumidor e depois os associamos às características do produto que estamos anunciando os valores do consumidor X e as características ou valores expressos pela comunicação do produto.
Para iniciarmos nossa análise lembrei de uma campanha muito polêmica contendo Traços Culturais nítidos e cheio de polêmica. Segue a campanha UnHate da Benetton para comentarmos muito.
Ainda em sala: busque informações sobre essa campanha... vamos discuti-la em sala.
SUBJETIVO – O Objeto em si - Beijo
OBJETIVO – Qual o Significado real daquilo para a sociedade ????
Exercícios de Reflexão Criativa: (para ser postado até próxima aula)
1 - Leia o artigo Os desafios culturais da propaganda na modernidade do Professor Rodrigo Stéfani Correa em anexo, faça um texto de até 20 linhas. Faça a sua primeira postagem no blog. Mas atenção: serão analisados 2 pontos - Sua percepção analítica e a qualidade do seu texto, Então capriche!
2 - Sua segunda missão é: a partir da leitura e exemplificação do artigo estudado:
a - Procurar um anúncio que carregue em sua raiz criativa Elementos Culturais.
b - Poste-o no blog e faça um texto analítico sobre sua importância cultural, indicando no texto: o aspecto subjetivo e o aspecto objetivo do anuncio escolhido.
Na quinta-feira, iremos corrigi-lo juntos!
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