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quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Resposta atividade 1 Cláudio Martins (Resenha crítica)

Nesse artigo o autor faz um apanhado geral da propaganda e critica a importância dada as imagens, geralmente manipuladas por softwares de computadores, e aos estudos de Marketing que atualmente são empregados para a comercialização dos produtos.
 O autor lamenta o fato de que hoje é mais importante uma imagem e o nome do produto, do que a apresentação e o desafio da compra que o texto publicitário de outrora apresentava. Ele também aponta o fato de que o profissional brasileiro se deixou encantar pelo modo como é feito a publicidade em países da Europa e nos Estados Unidos, trazendo com isso um engessamento do processo criativo e da estética, uma vez que os produtos anunciados por "modelos de passarela", outra critica do autor, são mais importantes não pelos benefícios e utilidades, mas sim pelo status que ele dá. Para concluir o autor nos diz que o profissional de publicidade deve ter liberdade de criação e se esquecer da facilidade que esse processo engessado traz.
 É interessante ao estudar esse artigo e ver que a análise que ele faz é bastante pertinente, realmente a publicidade de modo geral está em um piloto automático, quase não se vê novidades no processo criativo. Concordo que é necessário se livrar das amarras e buscar novas referências para que o consumidor se sinta atraído e porque não "desafiado" a adquirir o produto anunciado.

Resposta Aula 1 - Questão 1 - Paulo Magalhães

A comunicação tem a cultura como meio de pesquisa, desenvolvimento e
exposição . A forma de linguagem, esse entendimento é que integra
as pessoas e desenvolve mais e mais essa aproximação. Os aspectos culturais
aplicados em peças publicitárias de uma forma geral mostra o tanto que se
torna importante o nosso conhecimento sobre não somente a nossa cultura,
mas como as culturas de todas as partes do mundo. Interessante também,
pensar que antes da existência da internet, as pessoas compreendiam essas
peças de uma forma mais limitada, porém compreendiam, de uma forma
limitada e diferente; claramente a ótica não é a mesma, compreendemos as
culturas por meio da globalização, pelos acessos que temos hoje e pela nossa
curiosidade que muitas vezes instiga em procurar. São aplicados ricamente,
detalhes de linguagem, vestuário, culinária, aonde ocorrer à identificação
mais forte e for junto com a proposta que precisa ser apresentada, os
profissionais de comunicação tomam este cuidado e desenvolve com bastante
pesquisa e naturalidade então esta peça. Somos bombardeados de conceitos,
principalmente os norte-americanos, mas até que ponto é de se pensar em
utilizar esses conceitos, falando de Brasil e suas regiões, é interessante
colocar em questão também a forma de pensar dos criativos, e deixar então a
percepção discorrer através dos trabalhos, disseminando e valorizando o que é
nosso.

Atividade aula 1- Luara Barros

Exercício 2

Subjetivo: Um urso negro tirando sua fantasia de urso polar
Objetivo: Mostrar que todos temos um lado negro e ele deve ser revelado, valorizando o carro na cor preta que está sendo anunciado.

Atividade Aula 1- Luara Barros

Exercício 1


Crítica do texto: Os Desafios Culturais da Propaganda na Modernidade

O texto nos leva a fazer uma análise da propaganda atual no Brasil em virtude de um processo histórico. Vemos que a propaganda brasileira no inicio era carregada do uso de elementos culturais nacionais o que a fazia ser tão singular. Mas a busca constante pela similaridade com o que era produzido pela Europa e pelos Estados Unidos fez com que isso se perdesse.
Vemos anúncios que não se preocupavam com o tamanho dos seus textos, visto que o objetivo era divulgar e informar a população sobre produtos e serviços que apareciam como novidades nas cidades em desenvolvimento. Porém com o crescimento das indústrias e as mudanças no mercado a propaganda passa a exercer um uma função mais persuasiva.
Com isso o uso da imagem na propaganda também foi evoluindo e ganhando um espaço fundamental nas peças publicitárias levando os publicitários a buscarem cada vez mais este recurso, diminuindo assim o espaço que antes era reservado aos textos e poesias. Com o crescimento do uso da imagem, foi sendo criados os arquétipos que se tornaram peças chaves nas propagandas, tornando-se assim comuns e triviais. Que prezam pela estética mais do que qualquer outro elemento.
A propaganda nesse processo ganha uma nova função, a de dar um novo significado à vida das pessoas. Agora os produtos não são apenas para um uso prático, mas ganham valor de status, significado, e identidade. O marketing teve papel um papel fundamental na transformação do cenário publicitário em uma máquina de fazer anúncios. Anúncios estes que querem cada vez mais resultados de vendas. O que nos leva a outra problemática, a necessidade de reduzir a capacidade crítica do consumidor, para que ele compre mais produtos com menos motivos no sentido de necessidade.

Sendo assim vivenciamos a era dos comerciais fast food , que visam passar uma mensagem rápida a um povo sem paladar crítico. Pode ser até uma visão pessimista ao se levar em conta a evolução dos aspectos tecnológicos na propaganda, mas ainda assim, todos os recursos tecnológicos não camuflam a insipidez dos anúncios atuais nos quais faltam arte e cultura. 

Análise do Texto "Os Desafios Culturais da Propaganda na Modernidade" - Giulyanna

A propaganda tradicional juntamente com as técnicas de marketing está atualmente liderando as novas formas de comandar o consumo. Ao longo do período de desenvolvimento dos anúncios, é possível observar que geralmente não é feito uma peça isolada, e sim uma seqüência que tem haver com o cotidiano da sociedade. É comum agora, perceber que existe uma interação na maioria das vezes entre anúncio e público, pois assim causa uma sensação de familiarização entre marca e cliente, que por sinal é uma técnica muito eficaz.
A publicidade feita por meio de revistas, com o uso da cultura de acordo com seu alvo, causava um caráter persuasivo no leitor, que poderia usar a fantasia, atores, artistas, poetas, entre outros, para enriquecer mais ainda seu poder de convencimento.
 Há uma grande competitividade no mercado publicitário, que exige cada vez mais empenho e profissionalismo, principalmente nas técnicas de marketing. Os anúncios geralmente são tendenciosos, seguem uma regra geral, acabam caindo no comum, profissionais se acomodam na própria comodidade de idéias já prontas e acabam perdendo o foco. Profissionais no mercado existem vários, o cliente pode escolher o que quiser, trocando igual por igual não vai fazer diferença alguma.O mercado de trabalho de qualquer área exige originalidade, a publicidade atualmente exige a fuga ao óbvio, isso foi deixado claro no artigo de Rodrigo Stéfani.  



Aula 1: Reflexão Criativa - Atividade 1 (Ricardo Batista)

Análise do Texto "Os Desafios Culturais da Propaganda na Modernidade"


Levar a informação de forma clara e objetiva ao consumidor é fundamental para que as estratégias de uma campanha sejam cumpridas. E com o passar dos anos novas formas de "diálogos" têm sido estudados a fim de definir os melhores caminhos que satisfaçam o consumidor. No entanto, as propagandas chegaram a um nível de padronização universal que a torna sem identidade própria. Baseada em modelos estrangeiros, a propaganda brasileira vem utilizando cada vez mais de imagens em seus anúncios, visando atender a demanda do sistema econômico. Isto porque a propaganda moderna precisou se reestruturar para atender as necessidades do capitalismo, e assim reduzir o máximo de informações textuais, diminuindo a reflexão crítica do indivíduo e acelerando o processo de persuasão e compra. Fazendo isso, os padrões criativos do Brasil se perdem pelo simples fato de igualarem suas propagandas aos padrões internacionais. O ego dos criativos é colocado sobre a mesa, e eles preferem seguir este "padrão" de publicidade, que é bem mais cômodo e atende a demanda das empresas. Mas será isso o que os consumidores buscam? A atual publicidade está sendo valorizada mais pela estética do que pela forma como a informação é passada ao consumidor, através de um diálogo textual simples e claro. Por fim, a proposta que o autor Rodrigo Stéfani deixa em seu artigo é a de que o profissional de publicidade precisa ser autêntico em suas criações. Isto o diferencia dos demais anúncios, a fim de seduzir o consumidor de forma original e exclusiva.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Resposta aula 1 - Giulyanna

No anúncio da Mon Bijou, com a representação da Mona Lisa, que refere-se a uma mulher com postura  e expressão conservadora que podemos associar com a mulher dona de casa prendada que sempre procura deixar o que faz o mais "perfeito" possível.
Subjetivo:  Produto de limpeza.
Objetivo: Comparar a eficácia do produto com a obra prima de Da Vinci.

Respota aula 1- Análise do Anúncio- Paulo Magalhães


Subjetivo: Criança desatenta a beira de um lago, dispersa, tendo os pés atacados por piranhas.
Objetivo: Mostrar que não importa a situação, o game prende a atenção do consumidor ou usuário onde é sucesso absoluto que se consolidou através dos anos, gerações e gerações.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Resposta Aula 01 - Fernando Diniz



Subjetivo: Vodka Absolute 

Objetivo: Este anúncio, mostra a relação entre o álcool, a direção e o seu resultado final

Resposta Aula 1 ( Um ) - Gilberto Junio


Imagens comuns nos tempos de hoje,  principalmente para os " fumantes " , são as ilustrações de males que o cigarro pode proporcionar a quem o consome .
Imagens ricas em objetividade e subjetividade , exemplos;

  • Objetivo do anuncio : No  anuncio acima , destaca um dos varios males que o cigarro proporciona .
  • Subjetividade do anuncio : O cigarro proporciona Impotência sexual .

Resposta aula 1. Roger Williams Gondim


Subjetivo:  O Hábito de tomar banho demorado (Desperdício de água).

Objetivo: Alertar o mundo que o desperdício de água poderá acarretar em mortes. Tanto no anuncio em sim como podemos observar, como no nosso cotidiano, na não preservação da água, que é nosso bem maior. 

reposta 01 hericky

subjetivo: carro no ambiente rico

objetivo: foi feito dessa foma pra mostrar que o ford foi feito pra carros de classe A

Aula 1 - Aspectos subjetivos e objetivos. Cláudio Martins

                                 
                                             Subjetivo: Cigarro aceso
                                             Objetivo: Alertar que o consumo de cigarros é prejudicial à saúde. Utilizando na imagem, a brasa consumindo o cigarro, como se ela estivesse consumindo a vida.

Aula 1 - Exercício de Reflexão Criativa / Atividade 2 (Ricardo Batista)

Anúncio Jaepel Papéis e Embalagens - Fonte: http://delansalazar.wordpress.com/portifolio-publicitario/

Subjetivo
O objeto em si no anúncio acima é o origami em forma de borboleta.

Objetivo
Este anúncio trás uma mensagem para a sociedade a respeito da sustentabilidade, e a importância de preservar o meio ambiente para um futuro melhor. Mostra através do origami, a representação de uma forma viva, e com isso a preocupação que a empresa tem em utilizar meios sustentáveis em seus produtos.

Aula 1 – Estrutura da Cultura e Persuasão

Oi pessoal, 

Hoje vamos falar de Comunicação, Cultura e Identidade. Para analisar a cultura, alguns antropólogos desenvolveram conceitos de traços, complexos e padrões culturais.  


Traços Culturais Em geral, os antropólogos consideram os traços culturais como os menores elementos que permitem a descrição da cultura. Referem-se, portanto, à menor unidade ou componente significativo da cultura, que pode ser isolado no comportamento cultural. Embora os traços sejam constituídos de partes menores, os itens, estes não têm valor por si sós.  
 
Exemplo -  arco + flecha = Arma

Alguns traços culturais materiais são objetos, ou seja, cadeira, mesa, brinco, colar, machado, vestido, carro, habitação etc. 


Os traços culturais não materiais compreendem atitudes, comunicação, habilidades.

Exemplo - Aperto de mão, beijo, oração, poesia, etc.

Nem sempre a ideia de "traço" é facilmente identificável em uma cultura, em face da integração, total ou parcial, de suas partes. Muitas vezes, fica difícil saber quando uma “unidade mínima identificável” pode ser considerada um traço ou um item.
Por exemplo: o feijão - como prato alimentício, é um traço cultural material; mas o feijão, como um dos ingredientes da feijoada, toma-se apenas um item dessa dieta brasileira.

O mesmo material, utilizado e organizado por pessoas pertencentes a duas sociedades diversas, pode chegar a resultados diferentes; vai depender da utilização e da importância ou valor do objeto para cada uma dessas culturas.


Exemplo: um artesão pode, com fibras de junco, confeccionar cadeiras (Brasil) ou casas (Iraque). Em cada cultura, deve-se estudar não só os diferentes traços culturais encontrados, mas, principalmente, a relação existente entre eles.
 

Enfim:“Todo elemento cultural tem dois aspectos: subjetivo e objetivo” (White, 1975:140-1).  

SUBJETIVO – O Objeto em si. 
OBJETIVO – O Significado real daquilo para essa sociedade.

Atualmente, parece que os antropólogos têm preferido o termo "elemento cultural", em substituição a traço cultural. Hoebel e Frost (1981:20) definem elemento cultural como “a unidade reconhecidamente irredutível de padrões de comportamento aprendido ou o produto material do mesmo”.

O QUE PRECISAMOS SABER: 


o significado e a maneira como os traços se integram em uma cultura.

Publicidade e Persuasão

A publicidade raramente convence alguém a algo; Ela persuade alguém a algo. 


Persuadir tem mais a ver com concordar com algo que o consumidor já pensa: 
 – Por meio dessa concordância trazer o consumidor para o produto que se quer anunciar. 
 – A persuasão se dá quando: localizamos primeiramente os valores do consumidor e  depois os associamos às características do produto que estamos anunciando os valores do consumidor X e as características ou valores expressos pela comunicação do produto.  


Para iniciarmos nossa análise lembrei de uma campanha muito polêmica contendo Traços Culturais nítidos e cheio de polêmica. Segue a campanha UnHate da Benetton para comentarmos muito.
Ainda em sala: busque informações sobre essa campanha... vamos discuti-la em sala.


SUBJETIVO – O Objeto em si - Beijo
OBJETIVO – Qual o Significado real daquilo para a sociedade ????



Exercícios de Reflexão Criativa: (para ser postado até próxima aula)
1 - Leia o artigo Os desafios culturais da propaganda na modernidade  do Professor Rodrigo Stéfani Correa em anexo, faça um texto de até 20 linhas. Faça a sua primeira postagem no blog. Mas atenção: serão analisados 2 pontos - Sua percepção analítica e a qualidade do seu texto, Então capriche!

2 - Sua segunda missão é: a partir da leitura e exemplificação do artigo estudado:
a - Procurar um anúncio que carregue em sua raiz criativa Elementos Culturais.
b - Poste-o no blog e faça um texto analítico sobre sua importância cultural, indicando no texto: o aspecto subjetivo e o aspecto objetivo do anuncio escolhido.


Na quinta-feira, iremos corrigi-lo juntos!