Capa

Capa

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Aula 1: Reflexão Criativa - Atividade 1 (Ricardo Batista)

Análise do Texto "Os Desafios Culturais da Propaganda na Modernidade"


Levar a informação de forma clara e objetiva ao consumidor é fundamental para que as estratégias de uma campanha sejam cumpridas. E com o passar dos anos novas formas de "diálogos" têm sido estudados a fim de definir os melhores caminhos que satisfaçam o consumidor. No entanto, as propagandas chegaram a um nível de padronização universal que a torna sem identidade própria. Baseada em modelos estrangeiros, a propaganda brasileira vem utilizando cada vez mais de imagens em seus anúncios, visando atender a demanda do sistema econômico. Isto porque a propaganda moderna precisou se reestruturar para atender as necessidades do capitalismo, e assim reduzir o máximo de informações textuais, diminuindo a reflexão crítica do indivíduo e acelerando o processo de persuasão e compra. Fazendo isso, os padrões criativos do Brasil se perdem pelo simples fato de igualarem suas propagandas aos padrões internacionais. O ego dos criativos é colocado sobre a mesa, e eles preferem seguir este "padrão" de publicidade, que é bem mais cômodo e atende a demanda das empresas. Mas será isso o que os consumidores buscam? A atual publicidade está sendo valorizada mais pela estética do que pela forma como a informação é passada ao consumidor, através de um diálogo textual simples e claro. Por fim, a proposta que o autor Rodrigo Stéfani deixa em seu artigo é a de que o profissional de publicidade precisa ser autêntico em suas criações. Isto o diferencia dos demais anúncios, a fim de seduzir o consumidor de forma original e exclusiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário