Análise do Texto "Os
Desafios Culturais da Propaganda na Modernidade"
Levar a informação
de forma clara e objetiva ao consumidor é fundamental para que as estratégias
de uma campanha sejam cumpridas. E com o passar dos anos novas formas de
"diálogos" têm sido estudados a fim de definir os melhores caminhos
que satisfaçam o consumidor. No entanto, as propagandas chegaram a um nível de
padronização universal que a torna sem identidade própria. Baseada em modelos
estrangeiros, a propaganda brasileira vem utilizando cada vez mais de imagens
em seus anúncios, visando atender a demanda do sistema econômico. Isto porque a
propaganda moderna precisou se reestruturar para atender as necessidades do capitalismo,
e assim reduzir o máximo de informações textuais, diminuindo a reflexão crítica
do indivíduo e acelerando o processo de persuasão e compra. Fazendo isso, os
padrões criativos do Brasil se perdem pelo simples fato de igualarem suas
propagandas aos padrões internacionais. O ego dos criativos é colocado sobre a
mesa, e eles preferem seguir este "padrão" de publicidade, que é bem
mais cômodo e atende a demanda das empresas. Mas será isso o que os
consumidores buscam? A atual publicidade está sendo valorizada mais pela
estética do que pela forma como a informação é passada ao consumidor, através
de um diálogo textual simples e claro. Por fim, a proposta que o autor Rodrigo Stéfani
deixa em seu artigo é a de que o profissional de publicidade precisa ser autêntico
em suas criações. Isto o diferencia dos demais anúncios, a fim de seduzir o
consumidor de forma original e exclusiva.
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