Exercício 1
Crítica do texto:
Os Desafios Culturais da Propaganda na Modernidade
O texto
nos leva a fazer uma análise da propaganda atual no Brasil em virtude de um processo
histórico. Vemos que a propaganda brasileira no inicio era carregada do uso de
elementos culturais nacionais o que a fazia ser tão singular. Mas a busca
constante pela similaridade com o que era produzido pela Europa e pelos Estados
Unidos fez com que isso se perdesse.
Vemos anúncios
que não se preocupavam com o tamanho dos seus textos, visto que o objetivo era
divulgar e informar a população sobre produtos e serviços que apareciam como
novidades nas cidades em desenvolvimento. Porém com o crescimento das indústrias
e as mudanças no mercado a propaganda passa a exercer um uma função mais persuasiva.
Com isso
o uso da imagem na propaganda também foi evoluindo e ganhando um espaço fundamental
nas peças publicitárias levando os publicitários a buscarem cada vez mais este
recurso, diminuindo assim o espaço que antes era reservado aos textos e poesias.
Com o crescimento do uso da imagem, foi sendo criados os arquétipos que se
tornaram peças chaves nas propagandas, tornando-se assim comuns e triviais. Que
prezam pela estética mais do que qualquer outro elemento.
A propaganda
nesse processo ganha uma nova função, a de dar um novo significado à vida das
pessoas. Agora os produtos não são apenas para um uso prático, mas ganham valor
de status, significado, e identidade. O marketing
teve papel um papel fundamental na transformação do cenário publicitário em uma
máquina de fazer anúncios. Anúncios estes que querem cada vez mais resultados
de vendas. O que nos leva a outra problemática, a necessidade de reduzir a
capacidade crítica do consumidor, para que ele compre mais produtos com menos
motivos no sentido de necessidade.
Sendo assim
vivenciamos a era dos comerciais fast
food , que visam passar uma mensagem rápida a um povo sem paladar crítico. Pode
ser até uma visão pessimista ao se levar em conta a evolução dos aspectos
tecnológicos na propaganda, mas ainda assim, todos os recursos tecnológicos não
camuflam a insipidez dos anúncios atuais nos quais faltam arte e cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário