Hoje vamos falar de Comunicação, Cultura e Identidade. Para analisar a cultura, alguns antropólogos desenvolveram conceitos de traços, complexos e padrões culturais.
Traços Culturais Em geral, os antropólogos consideram os traços culturais como os menores elementos que permitem a descrição da cultura. Referem-se, portanto, à menor unidade ou componente significativo da cultura, que pode ser isolado no comportamento cultural. Embora os traços sejam constituídos de partes menores, os itens, estes não têm valor por si sós.
Exemplo - arco + flecha = Arma
Alguns traços culturais materiais são objetos, ou seja, cadeira, mesa, brinco, colar, machado, vestido, carro, habitação etc.
Os traços culturais não materiais compreendem atitudes, comunicação, habilidades.
Exemplo - Aperto de mão, beijo, oração, poesia, etc.
Nem sempre a ideia de "traço" é facilmente identificável em uma cultura, em face da integração, total ou parcial, de suas partes. Muitas vezes, fica difícil saber quando uma “unidade mínima identificável” pode ser considerada um traço ou um item.
Por exemplo: o feijão - como prato alimentício, é um traço cultural material; mas o feijão, como um dos ingredientes da feijoada, toma-se apenas um item dessa dieta brasileira.
O mesmo material, utilizado e organizado por pessoas pertencentes a duas sociedades diversas, pode chegar a resultados diferentes; vai depender da utilização e da importância ou valor do objeto para cada uma dessas culturas.
Exemplo: um artesão pode, com fibras de junco, confeccionar cadeiras (Brasil) ou casas (Iraque). Em cada cultura, deve-se estudar não só os diferentes traços culturais encontrados, mas, principalmente, a relação existente entre eles.
Enfim:“Todo elemento cultural tem dois aspectos: subjetivo e objetivo” (White, 1975:140-1).
SUBJETIVO – O Objeto em si.
OBJETIVO – O Significado real daquilo para essa sociedade.
Atualmente, parece que os antropólogos têm preferido o termo "elemento cultural", em substituição a traço cultural. Hoebel e Frost (1981:20) definem elemento cultural como “a unidade reconhecidamente irredutível de padrões de comportamento aprendido ou o produto material do mesmo”.
O QUE PRECISAMOS SABER:
o significado e a maneira como os traços se integram em uma cultura.
Publicidade e Persuasão
A publicidade raramente convence alguém a algo; Ela persuade alguém a algo.
Persuadir tem mais a ver com concordar com algo que o consumidor já pensa:
– Por meio dessa concordância trazer o consumidor para o produto que se quer anunciar.
– A persuasão se dá quando: localizamos primeiramente os valores do consumidor e depois os associamos às características do produto que estamos anunciando os valores do consumidor X e as características ou valores expressos pela comunicação do produto.
Para iniciarmos nossa análise lembrei de uma campanha muito polêmica contendo Traços Culturais nítidos e cheio de polêmica. Segue a campanha UnHate da Benetton para comentarmos muito.
Ainda em sala: busque informações sobre essa campanha... vamos discuti-la em sala.
SUBJETIVO – O Objeto em si - Beijo
OBJETIVO – Qual o Significado real daquilo para a sociedade ????
Exercícios de Reflexão Criativa: (para ser postado até próxima aula)
1 - Leia o artigo Os desafios culturais da propaganda na modernidade do Professor Rodrigo Stéfani Correa em anexo, faça um texto de até 20 linhas. Faça a sua primeira postagem no blog. Mas atenção: serão analisados 2 pontos - Sua percepção analítica e a qualidade do seu texto, Então capriche!
2 - Sua segunda missão é: a partir da leitura e exemplificação do artigo estudado:
a - Procurar um anúncio que carregue em sua raiz criativa Elementos Culturais.
b - Poste-o no blog e faça um texto analítico sobre sua importância cultural, indicando no texto: o aspecto subjetivo e o aspecto objetivo do anuncio escolhido.
Na quinta-feira, iremos corrigi-lo juntos!
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