Leia inicialmente o Capítulo Associação
de Idéias do livro Redação Publicitária – PDF enviado via e-mail e no link abaixo
Conceito lingüístico - Associação de palavras:
O signo lingüístico = imagem acústica (significante) + conceito (significado).
O signo lingüístico = imagem acústica (significante) + conceito (significado).
Essa união se dá por meio de um laço arbitrário. A palavra “árvore”, por
exemplo, é constituída pelo seu aspecto concreto, seu conjunto sonoro
(significante), e seu aspecto conceitual, abstrato, a imagem mental
(significado).
Como unir uma ideia à outra.
Segundo Aristóteles:
Semelhança – Exatidão no que representa
– uma paisagem reproduzida num quadro conduz naturalmente nossos pensamentos
para o seu original, o que consiste numa associação por semelhança.
Contraste – relações opostas
Contiguidade – Uma parcela de um todo
que já é conhecido – Quando se fala sobre um apartamento de um edifício,
abre-se o caminho para uma conversa sobre os outros apartamentos; a associação
se dá então por contiguidade
Segundo David Hume – Sec. XVIII
Ampliou o conceito para causa - efeito – E, se pensamos num ferimento, é quase impossível não refletirmos acerca da dor que o acompanha, sendo que a conexão de ideias nesse caso é de causa e efeito.
Ampliou o conceito para causa - efeito – E, se pensamos num ferimento, é quase impossível não refletirmos acerca da dor que o acompanha, sendo que a conexão de ideias nesse caso é de causa e efeito.
Suprimiu – contraste (por entender que
semelhança + contiguidade = contraste)
Relações de significados
Relações sintagmáticas são as relações
que existem entre as palavras de uma frase. São relações
no plano horizontal. Ex: “Eu a conheço”. As três palavras estão relacionadas
sintagmaticamente, dentro de um sintagma (frase).
Paradigmática – Associações na própria mente
Relações paradigmáticas são aquelas que existem
entre uma palavra da frase e outra que está fora da frase. São
relações semânticas, isto é, relações
de sentido, de oposição, de substituição, de
equivalência. Estão no plano vertical.
Associação de idéias: quanto à
elaboração da mensagem geral (texto e imagens). Associação de palavras: quanto
à construção da mensagem restrita (apenas texto).
Rede Semântica – Quando passamos pelos
processos de persuasão, podemos ressaltar duas fases fáceis de serem
identificadas, que diferenciam o contato com o consumidor:
1-cognitivo – consciência do produto – saiba o que é o produto e o que ele faz;
2-afetivo – emulação da situação da qual ele possa se sentir.
2-afetivo – emulação da situação da qual ele possa se sentir.
Como criar essa simpatia/ afetividade pelo produto?
Através da rede semântica, é possível obter:
1-conhecimento da visão de mundo do seu consumidor
2-transcrição dessa visão de mundo em texto/anúncio.
1-conhecimento da visão de mundo do seu consumidor
2-transcrição dessa visão de mundo em texto/anúncio.
Exemplo para análise:
No anuncio acima, qual associação de ideias foi utilizada?
Semelhança? Contraste? Contiguidade? Causa - efeito?
Qual o seu Conceito linguístico:
ache o significante: (imagem acústica)
ache o significado: (conceito mental)
Exercícios
de Reflexão Criativa em sala de aula
1 - Procure um anúncio que Trabalhe a associação de Idéias.
2 -
Poste-o e analise-o segundo os postulados de Aristóteles e Hume sobre a associação de ideias utilizados no anúncio.Justifique, ok
3 – Neste mesmo
anúncio, ache o seu conceito linguístico (significante +significado) e analise-o quanto a sua relação de
significação.(sintagmática + paradigmática)
Para casa: Job da semana - Postar até quinta-feira 21/08
O
energético Extra Power irá patrocinar o Lolapalozza. Crie uma
peça conceitual para esse fim utilizando o postulado de Associação de
Ideias. Fazer um flyer no formato 15cm x 21cm e postar no blog.
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