O
autor Rodrigo Stéfani Correa traz em seu artigo Os Desafios Culturais da propaganda
na Modernidade uma análise acerca das mudanças sofridas na propaganda de
revista, tendo como base a pesquisa feita com anúncios da revista Veja de 2007,
2008 e 2009. Em sua pesquisa, ele fala também da mudança mercadológica global,
que faz com que as empresas adaptem suas estratégias de marketing, deixando de
lado aspectos regionais brasileiros, ficando cada vez mais próximas da aparência
internacional. De acordo com o autor, essa influência da globalização tem
deixado os profissionais da área da criação publicitária a cada dia mais
distantes do seu público-alvo, dificultando, consequentemente, a comunicação.
Com
um texto a princípio um tanto complexo, o autor expõe suas ideias acerca da metodologia
usada na criação, destacando a evolução da propaganda no uso de imagens e como
o texto parece ter ficado obsoleto para os anúncios atuais. Fala ainda dos
teores culturais da propaganda brasileira, que no princípio usava do prestígio
de grandes músicos, artistas plásticos e escritores para dar vida aos anúncios publicitários,
mas que com o tempo acabou se enquadrando num modelo padrão universal. Esse artigo abre a visão de seus leitores
para um problema atual que acaba passando despercebido sob o olhar supostamente
crítico dos profissionais e estudantes de Propaganda, mostrando como a
propaganda brasileira tem deixado de ser brasileira ao longo dos anos, perdendo
sua cultura e deixando a desejar em importantes aspectos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário