Análise de publicidade feita em um campeonato
de futebol Americano patrocinado pela Heineken
O
copo com a espuma em formato dos jogadores de futebol americano representa o
esporte favorito dos nortes americanos.
É
um esporte que requer agilidade, tática e força bruta dos jogadores. O seu jogo
de títulos Super Bowl, tem uma audiência anual de quase metade dos lares
americanos e também é emitido para 150 outros países em cerca de 30 idiomas
diferentes. Sendo o futebol americano o esporte mais amado dos Nortes
Americanos, a Heineken mostra nessa peça que os jogadores de futebol Americano
apreciam e consumem Heineken e que pessoas que praticam esportes também podem
fazer o mesmo.
Resenha texto do professor
Rodrigo Stéfani Correa
A preocupação exagerada com
a estética faz com que a propaganda seja influenciada por conceitos universais.
Com isso tem enfatizado anúncios estáticos. Ou seja, deixado de lado o
conhecimento e interatividade com seu publico alvo. Devido essa busca pela
estética são ignorados os formatos abertos diminuindo o poder de comunicação do
discurso publicitário. As palavras de Martin Barreto são citadas no texto, onde
ele afirma que, “não existe comunicação sem cultura, nem cultura sem
comunicação” elas precisam andar juntas. É importante lembrar que para um
profissional de propaganda ter um bom desempenho, ele precisa mergulhar a fundo
em uma descoberta da cultura do seu público alvo. Ser diferente, propor
diálogo, sentir-se parte desse público. Entender que é preciso defender
principalmente os interesses do consumidor e não apenas do vendedor. Isso é um grande
desafio que a propaganda precisa enfrentar.
Márcio Alves e Keliane Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário