Estrutura
do Anúncio
Título
É o primeiro contato do consumidor com
seu anúncio, Geralmente por isso, é destacado, forte, com letras maiores. Temos
alguns tipos principais de títulos:
1 – Interrogativos: Com uma frase
interrogativa – Deixa aberta uma resposta, que por um lado pode enfraquecer sua
mensagem, já que seu consumidor irá completá-lo. Então, a forma geralmente mais
usada para responder esses anúncios é perceber se eles poderiam receber um
“não”logo de cara como resposta.
Exemplo – Cerveja Guinnes: “What’s on
your mind?” com imagens do corpo feminino, ou seja ja respondendo
subjetivamente a mensagem. Com as cores da cerveja e da espuma, uma relação
entre a sensualidade, o desejo à mulher e a cerveja.
2 – Inversão: É muito normal os anúncios conterem o nome do
produto ou da marca logo no inicio, como títulos, grandes e destacados. Devemos
observar que o uso dessa técnica resume o anúncio, ou seja, completa a idéia do
anúncio já no início do contato com o consumidor, sendo utilizado somente para
anúncios de impacto rápido, packshots com o
produto. Nos outros casos, deve-se manter a estrutura normal.
3 – Sussuro: Por toda história da
propaganda, gritou-se muito com o consumidor. De forma forte, grave e no
imperativo. Uma tendência utilizada ultimamente é a do sussuro. Títulos suaves,
com uma diagramação leve, que induzam o leitor a compreensão total do anúncio.
Os anúncios gritados, em sua maioria costumam ser hard-sell, enquanto os
sussurrados, soft sell. Ex.: Anúncios de Margarina. Emulação de uma situação
perfeita.
GRITADO!
sussurrado…
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