Num
texto específico é redigido para apresentar uma ideologia, afirmá-la e
conquistar, por meio do texto, a opinião favorável do leitor, segue
basicamente os passos da argumentação, convencimento e persuasão.
Num discurso, o ato de convencer está relacionado
com a razão, utilizando o raciocínio lógico e exemplos objetivos.
A
persuasão é um passo de caráter ideológico, subjetivo e intemporal. Persuadir é atingir a vontade e o sentimento do leitor, conquistando a sua adesão. Em suma, convencer é trabalhar sobre os meandros da “mente” e, persuadir, um ato “emocional”.
Na arte retórica, o filósofo Aristóteles apresenta três gêneros da retórica:
Deliberativo;
Judiciário;
Demonstrativo;
O deliberativo, relacionado ao futuro, é referente ao ato de
aconselhar ou desaconselhar para situação ou ação futura.
O judiciário,
relacionado ao passado, é utilizado para a acusação e defesa de fatos pretéritos.
O gênero demonstrativo, ligado ao tempo presente,
tem o objetivo de afirmar ou censurar o estado atual das coisas.
No texto publicitário predomina o gênero deliberativo, após demonstrar o estado atual do
produto (marca, características, preço, ofertas, vantagens, etc), o
texto publicitário delibera, aconselha, expressa uma ordem de consumo ,
sempre favorável ao consumidor.
Agora, vamos analisar os conteúdos textuais dos anuncios:
Unidade textual –
Você não deve desviar a atenção do leitor. Mesmo com muitas informações, deve-se
escolher um tema e abordá-lo utilizando essas informações.
Circularidade - Na peroração deve-se retornar ao início
do texto, as primeiras propostas, para confirmer o texto com o seu tema e
evitar que o leitor tire suas próprias conclusões do assunto.
Função conativa da
linguagem - Imperativo e direcionada à segunda
pessoa
Figuras de linguagem - Para aumentar a expressividade da
mensagem. Usa-se de:
Metáforas – exemplos comparativos
Eufemismos – amenizando os fatos
Hipérboles – Aumentando os fatos
Antonímia – Colocar juntos exemplos
antônimos de ações – totem tantra:
Prosopopéia – Personificação,
humanização de um objeto – Bora- carro encantador.
Apelo à autoridade - Garantir credibilidade e reforçar a
intenção do texto.
ENCERRAMENTO
O Slogan – O minimalismo no texto.
Deve ser primeiramente uma frase comum,
geralmente imperativo. Portanto, não devemos utilizar a complexidade no slogan.
Forma de reconhecimento e distinção de marca, diferenciação das suas
concorrentes. Menor unidade de posicionamento de marca. Deve transformar a
empresa em algo único, incomparável e inconfundível.
Tag line – É a chamada assinatura de campanha.
Fecha o anuncio, peça, e está sempre presente em todos os anúncios da campanha.
Quando as assinaturas caem nas graças da população, tem a grande chance de
virar bordões.
O Bordão - Para uma campanha específica, pode-se
criar um bordão, que tem como função cair nas graças da população, ser
repetido. Podemos definir bordão como uma frase
verbal que encerra o conceito de uma campanha publicitária. O Bordão deve ser
engraçado, fácil de ser pronunciado e reproduzido.
Se é Bayer é bom.
Brasil, ame-o ou deixe-o.
Continental. Preferência nacional.
Se a marca é Cica, bons produtos
indica.
Tomou Doril, a dor sumiu.
Pense forte, pense Ford.
Tudo anda bem com Bardall.
Nescau. Energia que dá gosto.
Abuse, use C&A.
Deu duro, tome um Dreher.
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