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sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Técnicas de Criação: Suspense Adiado, Encenação do Concreto, Decodificação do Acaso e Fantasia



Técnicas de Criação: Suspense Adiado, Encenação do Concreto, Decodificação do Acaso e Fantasia
 
Suspense Adiado
 A técnica de Suspense Adiado consiste em trabalhar a mensagem em dois momentos: num primeiro momento é publicada uma mensagem espetacular e incompreensível de forma que mobilize a atenção do consumidor e prenda a sua atenção, intrigando-o a criar uma expectativa da nova mensagem (descoberta do enigma) e, num segundo momento, a revelação, geralmente, promocional.
 Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
     Esta técnica vem sendo usada com frequência ou estamos num período de
calma publicitária quem que vai intrigar o público
     Existe um elemento forte e surpreendente de suspense que culmine numa
mensagem-solução que complete o raciocínio da campanha?
     A primeira mensagem (suspense) é extremamente forte sem cair no escandaloso, no macabro?
     O mini escândalo visual que se pretende criar na primeira fase da campanha condiz (isto é, não corre-se o risco de prejudicar) a imagem da marca anunciada?
 O risco do Suspense Adiado é o cansaço do público perante esse método. Portanto, é preciso sensibilidade, talento e bom senso para utilizar esta técnica.

Encenação do Concreto
 A técnica de Encenação do Concreto consiste em atribuir novas características (novas formas de uso exploratórias) ao produto anunciado, partindo das características físicas do mesmo. A exploração das atribuições físicas do produto é imprescindível.
 Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
     Este produto possui uma característica própria? Única?
     Cabe usá-lo de forma metafórica a fim de representar um outro objeto e gerar
um novo conceito?
 O risco da Encenação do Concreto é utilizar a técnica com produtos e marcas desconhecidas pelo público (produtos em lançamento).

Decodificação do Acaso
 A técnica de Decodificação é montada a partir da junção de nomes ou parte de um mesmo nome, construindo, assim uma nova visão do produto perante o consumidor. Dessa combinação surgem novos conceitos, que atribuem valores e produzem estímulos de compra. Embora o nome seja "do acaso", a verdade é que essa técnica requer do criador muita sensibilidade criativa.
 Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
     Existe abertura, a partir da palavra original, para se recriar um novo conceito?
     Dessa combinação não estou criando um Frankenstein?
     Esse novo conceito a ser criado é pertinente com a imagem da marca?
 O risco da Decodificação do Acaso é pensar que a simples justaposição constitui a solução. Na verdade, é preciso perspicácia e talento para utilizar esta técnica, caso contrário, poderá criar um monstro.

Fantasia
 A técnica de Fantasia nada mais é do que a exploração psicológica e emocional do consumidor aplicada à criatividade. Através do uso de uma linguagem lúdica, onde se trabalham cores, formas, desenhos e sonhos, o consumidor se deixa levar pelo inconsciente e o produto adquire formas imagens, símbolos e elementos que não se inserem num contexto racional. Geralmente esta técnica é usada para atingir um público infantil e adolescente, mas isso não é regra, afinal, todo ser humano adora fantasiar.
 Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
       O produto/serviço em questão é adequado ao uso dessa técnica ou trata-se de uma marca com um perfil muito tradicional?
       O público a quem é destinada a comunicação para receber sem preconceito essa técnica?
 O risco da Fantasia é trabalhar essa técnica com produtos de primeira necessidade. Geralmente, este estilo mais solto de comunicação cabe a gêneros supérfluos, mas ATENÇÃO! Não existem regras. As melhores criações são feitas a partir das exceções.

Vamos Agora à pratica: 
como de praxe, ache anúncios que contenham as técnicas acima como principal e poste no blog.
Durante a semana, Crie para o cliente Colcci 4 anúncios, utilizando todas as técnicas deste exercício, ok...

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