Oi pesso@l,esta semana vocês terão uma aula com o professor Humberto Redford - diretor de Arte da Praxis Comunicação. Ele passará a vocês todo o conteúdo e o procedimento será o mesmo, ok. Explicação das técnicas, busca na net, postagens e job para casa, ok. Conto com vocês para ajudá-lo nesta empreitada. Tenho certeza que vão arrasar, pois a maioria das técnicas desta semana tem grande caracterização imagética. Boa aula a todos. Ele fará a chamada, portanto não atrasem...bjs a todos.
Força Vampiro
Força Vampiro
A técnica Força Vampiro é usada
conceitualmente quando queremos "sugar" um conceito já consolidado por uma outra marca existente
(não necessariamente concorrente) ou utiliza-se de expressão, frase, chavão, provérbio ou até mesmo letras de músicas e poesias que sejam de domínio público. Essa
associação de idéias ao produto ou serviço anunciado gera
identificação e intimidade com o público. Por isso,
essa técnica seja uma das técnicas mais utilizadas.
Para se obter êxito com o uso dessa técnica,
deve-se formular as seguintes questões:
• Este produto/serviço a ser anunciado ainda não possui
uma identidade formada pela mídia/marketing?
• A associação de idéias, nesse caso, não arranharia
a imagem do produto/serviço?
• Essa frase, palavra ou provérbio utilizados é
realmente de domínio público?
O risco da Força Vampiro é cair no "senso
comum". A utilização de provérbios é uma faca de dois gumes. Se não tiver
uma razão muito forte, não use-os.
A técnica de Personalização Significante
consiste em encarar a personalidade da marca
numa própria personagem que, comunique e garanta a promessa central da mensagem. Essa personalização não precisa ser necessariamente
humana. O tigre da "Esso" e o Elefante da "Cica" podem ser, também, exemplos de
personalização. Em qualquer dos
casos, trata-se de personalizar o conceito por meio de um personagem que o significa e o prova. Nesta técnica, o que imprime
força é a personalidade e a veracidade
da personagem escolhida.
Para se obter êxito com o uso dessa técnica,
deve-se formular as seguintes questões:
- Essa mensagem ganhará credibilidade se incorporar às características de uma personalidade, um artista, de preferência verdadeira ou mítica?
- Será possível achar uma personalidade extremamente forte para ser, simultaneamente, significativa da mensagem e fonte de interesse e atenção do público?"
O risco da Personalização Significante é a má
utilização desta técnica. Atenção! O
cemitério das campanhas medíocres está cheio de campanhas de personalização sem personalidade, portanto, é importante
saber escolher um personagem ou artista que seja condizente com
a marca anunciada e atue de forma marcante para
enfatizar o produto, caso contrário, soará falso. O uso dessa técnica só é efetiva quando é encarada como verdade.
A técnica de Expressão Contra-corrente consiste em utilizar a força de um belo layout. Obtém-se, assim o valor real da atenção pelo design e tira o foco do título. É sair do chavão:
título – imagem – blocos de texto e assinatura. Na verdade, trata-se de sair
dos limites publicitários; introduzir títulos longos onde se pratica
títulos curtos; utilizar desenhos onde usualmente se trabalha fotos; trabalhar fontes manuscritas; mudar a posição da
assinatura, etc.
Para se obter êxito com o uso dessa técnica,
deve-se formular as seguintes questões:
- A mensagem é direcionada a um público disposto
e receptivo a mudanças (isto é, pouco
tradicionalistas)?
O risco da Expressão Contra-corrente é a
gratuidade e falta de conteúdo informativo.
- Em sala poste 1 exemplo de anúncio que utilize cada uma das técnicas acima apreendidas: força vamiro, personalização significante e expressão contra-corrente.
- Para a próxima aula: crie 1 anuncio para o Cliente Banco Itaú cada técnica aprendida na aula de hoje. Mude o layout o mínimo possível. Use a criatividade e bom trabalho.
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