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quarta-feira, 4 de junho de 2014

9 ultimas técnicas criativas

Queridos alunos,

Estamos chegando ao fim da nossa disciplina e nada melhor do que finalizarmos com chave de ouro (uma bela metáfora). Abaixo estão as 9 ultimas técnicas criativas de Henri Joannys. Aprendam e divirtam-se:
Suspense Adiado
A técnica de Suspense Adiado consiste em trabalhar a mensagem em dois momentos: num primeiro momento é publicada uma mensagem espetacular e incompreensível de forma que mobilize a atenção do consumidor e prenda a sua atenção, intrigando-o a criar uma expectativa da nova mensagem (descoberta do enigma) e, num segundo momento, a revelação, geralmente, promocional.
O risco do Suspense Adiado é o cansaço do público perante esse método. Portanto, é preciso sensibilidade, talento e bom senso para utilizar esta técnica.

 


Encenação do Concreto
A técnica de Encenação do Concreto consiste em atribuir novas características (novas formas de uso exploratórias) ao produto anunciado, partindo das características físicas do mesmo. A exploração das atribuições físicas do produto é imprescindível.
O risco da Encenação do Concreto é utilizar a técnica com produtos e marcas desconhecidas pelo público (produtos em lançamento).





 Decodificação do Acaso
A técnica de Decodificação do Acaso é montada a partir da junção de nomes ou parte de um mesmo nome, construindo, assim uma nova visão do produto perante o consumidor. Dessa combinação surgem novos conceitos, que atribuem valores e produzem estímulos de compra. Embora o nome seja "do acaso", a verdade é que essa técnica requer do criador muita sensibilidade criativa.
O risco da Decodificação do Acaso é pensar que a simples justaposição constitui a solução. Na verdade, é preciso perspicácia e talento para utilizar esta técnica, caso contrário, poderá criar um monstro.
Fantasia
A técnica de Fantasia nada mais é do que a exploração psicológica e emocional do consumidor aplicada à criatividade. Através do uso de uma linguagem lúdica, onde se trabalham cores, formas, desenhos e sonhos, o consumidor se deixa levar pelo inconsciente e o produto adquire formas imagens, símbolos e elementos que não se inserem num contexto racional. Geralmente esta técnica é usada para atingir um público infantil e adolescente, mas isso não é regra, afinal, todo ser humano adora fantasiar.
O risco da Fantasia é trabalhar essa técnica com produtos de primeira necessidade. Geralmente, este estilo mais solto de comunicação cabe a gêneros supérfluos, mas ATENÇÃO! Não existem regras. As melhores criações são feitas a partir das exceções.



Imagem da Marca
A técnica Imagem da Marca é a transformação de um conceito abstrato em um elemento concreto que encarne a personalidade da empresa de forma especifica, a fim de que ela seja reconhecida como tal. Um bom exemplo de Imagem imposta à marca são as campanhas do Cigarro Marlboro. O chamado "Mundo de Marlboro" possui características próprias e exclusivas da marca. Todas as campanhas acontecem naquele cenário de western, com cavalos, homens viris, etc. Esse tipo de ação gera identidade e associação à marca. Mesmo se ocultássemos a logo e os maços de cigarros, com certeza, o público reconheceria de que marca se trata.
O risco da Imagem da Marca é usar em campanhas que não tenham cunho, absolutamente, institucional da marca que se deseja anunciar ou que não tenham reconhecimento (força e tradição) junto ao público.



http://www.bemparana.com.br/mercadocriativo/wp-content/uploads/2008/10/image-029-petrobras-02.jpg
Universo Cultural
A técnica de Universo Cultural fala a linguagem e tem a cara do público a que é destinado. Respeita seus conceitos de estética e o aborda de forma intensa, gerando identificação imediata. Essa técnica é usada exclusivamente, quando o público-alvo do produto é definido e segmentado, afinal esta é uma forma de atribuir status à marca. Essa técnica não se preocupa em desagradar aqueles que não estão na "linha de fogo".
O risco do Universo Cultural é o uso errôneo com produtos ou serviços voltados a um público mais amplo (por exemplo: faixa etária compreendida entre 18 a 50 anos), o que acaba descaracterizando totalmente a ideia de "comunicação de guetos, tribos"





 
Testemunhal
A técnica de Testemunhal é o uso de pessoas comuns, usuários reais ou mesmo pessoas líderes de opinião, como profissionais da área relacionada ao uso do produto ou serviço, que realmente podem testemunhar a favor do mesmo. Atenção! O uso de artistas e apresentadores de TV só é considerado Testemunhal, quando aparece na peça a sua fala, claramente, na íntegra, entre aspas. Essa é a grande peculiaridade do testemunhal, caso contrário, trata-se de um caso de Personalização.
O risco do Testemunhal é utilizar de pessoas com pouca credibilidade, personalidade fraca, ou mesmo, soar falso perante o público. O uso correto dessa técnica é fundamental, portanto, não brinque com o consumidor.

Oportunidade
A técnica de Oportunidade poderia na verdade ser chamada de "oportunista", pois o papel do criativo no uso dessa técnica, aproveita-se de um acontecimento local, nacional ou até mesmo mundial para vender ao público uma comunicação para o seu cliente, associada, não ao fato, mas à repercussão do mesmo na sociedade. As vezes, o que seria uma trágica notícia, acaba se tornando lucratividade para o bolso de muitos empresários. Por exemplo: o caso da "vaca louca" (Pinauto), a queda, das "torres gêmeas" que gerou um contra-ataque dos EUA (Cevel). Associações engraçadas através de personagens e filmes de sucesso atual também são usuais. Enfim, tudo é válido, desde que se trate de um fato polêmico, que gere discussões e, principalmente, se puder ser explorado de uma forma leve.
O risco da Oportunidade é trabalhar ideias que possam não ser realmente tão polêmicas. Não podemos correr o risco de pegar o consumidor de surpresa. Pode ofendê-lo ou mesmo desinteressá-lo pela peça e, consequentemente, pelo produto anunciado.

Guerra de Marcas
A técnica de Guerra de Marcas só é utilizada quando: – As duas empresas em questão se reconhecem no mercado como concorrentes (principalmente em relação à qualidade). Na verdade, o uso dessa técnica acaba por prestigiar ambas as marcas, portanto ela só é usada de forma estratégica, geralmente vem definida, anteriormente, pelo marketing da empresa.

O risco da Guerra de Marcas é acabar exaltando ainda mais o produto do concorrente, mencionando, em minha campanha. Afinal, trata-se de urna declaração de reconhecimento (e incômodo por parte do concorrente)








Você tem uma missão: postar um exemplo das 9 técnicas criativas aprendidas hoje.
E para finalizarmos todas as nossas atividades de N2 você tem uma missão:
Criar 1 anuncio para Samsung - Escolha um dos produtos da linha, crie para o dia dos namorados e poste aqui. Mas atenção: Esse anuncio deverá ser: completo e você deve escolher uma das 9 técnicas acima para fazer a composição.




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