Para entendermos a relação de
significados entre os elementos da propaganda, vamos trabalhar com sua forma
mais simplificada em relação a quantidade de elementos componenetes: Frases
curtas de grande impacto e imagens componentes desse anuncio, que é a estrutura
mais comum de texto publicitário nos dias de hoje.
Esses dois elementos, texto e imagem
podem ser somados, compondo o real significado da mensagem, o que aumenta ou
seleciona nosso nível de cognição, ou como já vimos, o grau de pregnância, se
observarmos o anúncio como uma peça visual única.
1+1=1 – simplicidade e impacto
O formato mais simples em relação a sua
significação, que podemos considerar até como redundante, que consiste em
quando a imagem apresenta a mesma mensagem trazida pelo título.
Se os dois elementos falam a mesma
coisa, o conteúdo na mente do consumidor é único e reforçado, muito comum em
anúncios de repetição, para lembrar o consumidor daquela marca, voltado ao
publico de menor nível de compreensão.
Pode-se também considerar
anúncios de varejo ou de simples argumentação de apresentação do produto.
1+1=2
O formato mais corriqueiro, onde as
partes da mensagem (título + imagem) se completam. A idéia é transmitida por uma
correlação entre a idéia e o produto. Há uma criação de um universo conceitual
entre a marca e consumidor.
A utilização de fundos, cenários,
tipografia, texturas, entre outros elementos colaboram para compor esse
conceito.
1+1=3
É o formato das grandes campanhas
publicitárias: Temos uma imagem que por si só já diz algo compreensível ao seu
consumidor. O texto também por si só já nos diz outra mensagem, independente,
que também é compreensível ao consumidor, mesmo isolada. Mas quando os dois se juntam
no anúncio, temos uma mensagem diferente, uma nova significação para união
desses elementos.
O terceiro elemento, o conceito,
é construído pelo seu consumidor, ele inconscientemente irá ligar os elementos
e criar a terceira idéia.
O exercício criativo de hoje é facil:
Em sala: Postar um modelo de cada campanha - justifique
Em casa: Criar um Anuncio Institucional para a Concessionária
Saga Buriti utilizando a aritmética 1 +1 = 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário