1. A
subjetividade é caracterizada pela ação publicitária de divulgação do produto e
ou marca do produto e seus benefícios contra gripe em resfriado.
O elemento
principal do seu objetivo é o sotaque das pessoas em várias regiões do Brasil. O
sotaque característico de certa região no país tem muito a ver com as origens
de colonização feitas por vários povos, oriundos de diversas partes do mundo e
em diferentes épocas, assim como também o contato da língua portuguesa com o
povo indígena que, na época de colonização já habitavam essas terras
tupiniquins.
Isso faz
parte da nossa carga cultural, e que se diga de passagem, umas das mais
diversificadas do mundo, temos todas as raças e falamos um mesmo idioma, embora
com algumas diferenças. Sabemos que nós goianos ao viajar para o nordeste, não
pedimos mandioca, mas sim o aipim, no Sul do Brasil se fala “leitE-quentE” e
não “leiti-quenti” como falamos aqui, e por aí vai...
A campanha da
Benegripe mostra que não importa a região que mora ou o tipo de sotaque e gíria
você usa, todos temos os mesmos problemas, a gripe no caso, atinge todos da
mesma forma, o que muda é só o jeito que se diz.
2. Resenha do artigo do Professor Rodrigo Stéfani Correa .
Com a perda do
diálogo e um zelo excessivo pela estética, é notável que um dos grandes desafios da propaganda moderna é
esquecer os conceitos universais
padronizados e estáticos que pouco tem a ver com seus inúmeros e
diferentes públicos e procurar aliar
imagem com cultura. Vale lembrar que os anúncios são feitos para o público e não para agradar o vendedor.
Por isso, para
que haja a capacidade de dialogo, é necessário focar em elementos culturais que sejam autênticos e palpáveis ao
espectador, pois estes objetos particulares
de cada cultura acabam por criar uma iconografia autentica , original e diferente, que por sua vez acaba atraindo o
espectador por conter uma abordagem nova
e interessante.
Torna- se
necessário estudar os diferentes traços de cada cultura para que se entenda a
relação existente entre eles ,pois , sociedades diversas atribuem valores de
importância diferentes a uma mesma peça ou material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário