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segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Aula 4 - Elementos básicos de uma peça publicitária impressa


Segundo Henri Joannis, em seu livro "O processo de criação publicitária", o texto publicitário é composto pelos seguintes elementos:

·        Abertura
 
·        Descrição e Explicação
·        Argumento
·        Persuasão
·        Indução
·        Clímax
·        Fluência
·        Originalidade
Abertura
Título
Objetivo: atrair a atenção do leitor e induzi-lo a ler o texto.

Nele, deve constar a promessa de um benefício do produto ou do serviço anunciado.
Descrição e Explicação
Texto Central
Objetivo: Manter o interesse do leitor através de explanação dos benefícios oferecidos, aguçando sua vontade em obtê-lo.
Neste momento, o benefício da aquisição é aumentado, diga ao leitor essencialmente, o que ele vai ganhar com isso.
Argumento e Persuasão
Benefício Principal
Objetivo: aliciar o leitor para a sua maneira de pensar, apresentando o produto ou serviço, como sendo ideal e adequado às suas necessidades.
Neste momento do texto, você deve endossar tudo o que foi dito até agora e dizer ao leitor que ele pode perder se não agir rápido.
Indução
A razão extra da compra
Objetivo: sintetizar os principais benefícios, concluindo seu raciocínio.
É o momento de fazer o fechamento do texto (pode ou não, remeter ao título).
Clímax
Conclusão
Objetivo: facilitar o leitor à adquirir o produto ou serviço, fazendo-o agir por impulso.
É o golpe de misericórdia. A hora de estimular a ação de compra é agora.
À tudo isso, somamos dois fatores essenciais que todo texto publicitário deve conter:
Fluência
Texto escrito (mídia impressa)
Texto falado (mídia eletrônica)
Devemos evitar:
Uso de vocábulos desconhecidos da grande massa, principalmente no caso de produtos populares.
Originalidade
Toque pessoal, único e infreqüente.
Além de tornar seu texto mais atrativo, não há quem resista a uma boa idéia.
Já o publicitário e escritor, João Anzanelo Carrascoza, trabalha a composição de uma peça publicitária impressa a partir do Processo Aristotélico, baseada na teoria de persuasão de Aristóteles. (conforme visto na aula anterior. Vamos recordar:

 Então mãos à obra. Exercícios de Criatividade:

1 - Agora, com base na teoria dada, ainda em sala de aula:
escolha um anuncio criativo que contenha muitos elementos. Poste-o, identifique-o e analise seus elementos de acordo com a premissas dos 2 autores Joannis e Carrascosa.

2 - Crie um anuncio promocional utilizando como mote o feriado 7 de setembro para o cliente: Walmart contendo todos os seus elementos e identifique cada um deles. Ele deverá ter pelo menos 2 ofertas. Não esqueça que deve ser um anuncio completo, ok.

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