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segunda-feira, 20 de outubro de 2014

2014-2 Técnicas Criativas: Hiperbolização, Reserva Espetacular, Transfiguração Qualitativa, Referência Inesperada

Hiperbolização

A técnica de Hiperbolização consiste em exagerar a satisfação prometida para além do verossímil, para atingir a dimensão do mito, da fábula. Mas este jogo com a satisfação prometida, este afastamento da realidade num universo extraordinário, cria uma certa cumplicidade com o leitor e conferem força. O perigo desta técnica é não ousar ir longe demais.
Questões:
     Qual seria a representação natural e normal dessa satisfação?
     Não se pode acrescentar à essa representação natural de satisfação um
exagero publicitário grosseiro?
O risco da Hiperbolização é que o exagero são seja suficientemente longo ao ponto de alcançar o mito, a fábula, mantendo-se o tom de humor sem virar "um grosseiro pastelão".


Reserva Espetacular
A técnica de Reserva Espetacular consiste em rodear o produto de silêncio. É a ausência de mensagem publicitária. Esta "presença espetacular" do produto, isto é em sua forma majestosa, carrega consigo fortes conotações, atribuindo status ao produto em questão. Isto implica o precioso, o prestígio e um certo esnobismo.
  Questões:
   A base da mensagem (representação do produto) é reconhecida e atribui status à marca junto ao público?
    A natureza e o aspecto físico do produto contém representações visuais fortes, marcantes?
  Dispomos de um orçamento suficientemente elevado para que esta simples representação pelo silêncio tenha impacto?
 O risco da Reserva Espetacular é que o produto não seja suficientemente forte para se prestar a uma comunicação implícita deste tipo.

A Transfiguração Qualitativa
A técnica de Transfiguração Qualitativa consiste em imprimir poder à mensagem por meio da ênfase na qualidade e realização estética do produto. Através desta técnica são construídas fortes campanhas. Um misto da técnica de Reserva Espetacular, mas com o diferencial qualidade explícita.
Questões:
     Existe, na mensagem, um elemento estético que se preste a uma expressão artística e que transmita qualidade ao produto anunciado?
     Quais os principais atributos qualitativos do produto a serem trabalhados?
 O risco da Transfiguração Qualitativa é o exagero nos atributos de qualidade do produto. Preocupe-se em dizer apenas a verdade, uma vez que o produto é exposto de forma hiperbolizada.

Referência Inesperada

A técnica de Referência Inesperada consiste em utilizar um elemento verbal e visual bem conhecido do consumidor, e, por meio de uma ligeira modificação, desvia-se o sentido do benefício do produto ou da marca a promover. Esta mudança produz o choque do reconhecimento, a surpresa causada pelo desvio de memorização do conjunto. A troca de papéis - mãe e filha / pai e filho, enfim o encontro de situações adversas que se passa no plano cognitivo ou cultural.

Questões:

    Existe um elemento conhecido do público que seja paralelo à mensagem que se quer transmitir?

    A modificação a ser introduzida é suficientemente leve, de forma a presente identificação do elemento de referência original?
     Não se trata de uma mera aproximação verbal ou visual?

     Elemento de referência fixado é efetivamente reconhecido pelo público consumidor?

 O risco da Referência Inesperada é a incompreensão causada pela falta de referência entre a mensagem (código) é o consumidor (decodificador).


O exercício prático a seguir é fácil:
- Ache um anúncio que utilize cada uma das 4 técnicas dadas na aula de hoje e poste (os 4 juntos)
- Depois, crie 1 anuncio completo para a Marca de Roupas Colcci em 4 versões: utilizando a técnica de Hiperbolização, Transfiguração Qualitativa, Reserva Espetacular e Referência inesperada. Sei que será um desafio, que será superado por todos com muita competência, ok. 

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