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segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Técnicas Criativas - 2014-2 Força Vampiro - Personalização Significante - Expressão Contra Corrente

Força Vampiro
A técnica Força Vampiro é usada conceitualmente quando queremos "sugar" um conceito já consolidado por uma outra marca existente (não necessariamente concorrente) ou utiliza-se de expressão, frase, chavão, provérbio ou até mesmo letras de músicas e poesias que sejam de domínio público. Essa associação de ideias ao produto ou serviço anunciado gera identificação e intimidade com o público. Por isso, essa técnica seja uma das técnicas mais utilizadas.
Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
•          Este produto/serviço a ser anunciado ainda não possui uma identidade formada pela mídia/marketing? 
•          A associação de ideias, nesse caso, não arranharia a imagem do produto/serviço? 
•          Essa frase, palavra ou provérbio utilizados é realmente de domínio público?
O risco da Força Vampiro é cair no "senso comum". A utilização de provérbios é uma faca de dois gumes. Se não tiver uma razão muito forte, não use-os.
  
Personalização Significante
A técnica de Personalização Significante consiste em encarar a personalidade da marca numa própria personagem que, comunique e garanta a promessa central da mensagem. Essa personalização não precisa ser necessariamente humana. O tigre da "Esso" e o Elefante da "Cica" podem ser, também, exemplos de personalização. Em qualquer dos casos, trata-se de personalizar o conceito por meio de um personagem que o significa e o prova. Nesta técnica, o que imprime força é a personalidade e a veracidade da personagem escolhida.
Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
  • Essa mensagem ganhará credibilidade se incorporar às características de uma personalidade, um artista, de preferência verdadeira ou mítica?
  • Será possível achar uma personalidade extremamente forte para ser, simultaneamente, significativa da mensagem e fonte de interesse e atenção do público?"

 O risco da Personalização Significante é a má utilização desta técnica. Atenção! O cemitério das campanhas medíocres está cheio de campanhas de personalização sem personalidade, portanto, é importante saber escolher um personagem ou artista que seja condizente com a marca anunciada e atue de forma marcante para enfatizar o produto, caso contrário, soará falso. O uso dessa técnica só é efetiva quando é encarada como verdade.


Expressão Contra-corrente
A técnica de Expressão Contra-corrente consiste em utilizar a força de um belo layout. Obtém-se, assim o valor real da atenção pelo design e tira o foco do título. É sair do chavão: título – imagem – blocos de texto e assinatura. Na verdade, trata-se de sair dos limites publicitários; introduzir títulos longos onde se pratica títulos curtos; utilizar desenhos onde usualmente se trabalha fotos; trabalhar fontes manuscritas; mudar a posição da assinatura, etc.
Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
- A mensagem é direcionada a um público disposto e receptivo a mudanças (isto é, pouco tradicionalistas)?
O risco da Expressão Contra-corrente é a gratuidade e falta de conteúdo informativo.


Agora, vamos à Prática. Vocês já conhecem o procedimento: 
- Em sala poste 1 exemplo de anúncio que utilize cada uma das técnicas acima apreendidas: força vamiro, personalização significante e expressão contra-corrente.
- Para a próxima aula: crie 1 anuncio para o Cliente Raquel Pires usando cada técnica aprendida na aula de hoje. Mude o layout o mínimo possível. Use a criatividade e bom trabalho.

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