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segunda-feira, 17 de novembro de 2014

2014-2 - Aula 6 - Tecnicas criativas: Imagem da Marca e Guerra de marcas

Imagem da Marca
 A técnica Imagem da Marca é a transformação de um conceito abstrato em um elemento concreto que encarne a personalidade da empresa de forma especifica, a fim de que ela seja reconhecida como tal. Um bom exemplo de Imagem imposta à marca são as campanhas do Cigarro Marlboro. O chamado "Mundo de Marlboro" possui características próprias e exclusivas da marca. Todas as campanhas acontecem naquele cenário de western, com cavalos, homens viris, etc. Esse tipo de ação gera identidade e associação à marca. Mesmo se ocultássemos a logo e os maços de cigarros, com certeza, o público reconheceria de que marca se trata.
 Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
   A marca em questão possui características marcantes ao ponto de obter reconhecimento do consumidor?
    É uma marca sólida, com forte atuação e presença na mídia?
    É de reconhecimento nacional? Internacional? Mundial?
O risco da Imagem da Marca é usar em campanhas que não tenham cunho, absolutamente, institucional da marca que se deseja anunciar ou que não tenham reconhecimento (força e tradição) junto ao público.
 
 

Guerra de Marcas
 A técnica de Guerra de Marcas só é utilizada quando:
1 – Ocorrem dois lançamentos simultâneos de mesmo segmento (produto/serviço)
2  – As duas empresas em questão se reconhecem no mercado como concorrentes
Na verdade, o uso dessa técnica acaba por prestigiar ambas as marcas, portanto ela só é usada de forma estratégica, geralmente vem definida, anteriormente, pelo marketing da empresa.
Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
       •        Vale a pena mencionar claramente o concorrente na campanha do produto/serviço?
      Não corre-se o risco de uma revidação depreciativa por parte desse mesmo concorrente?
O risco da Guerra de Marcas é acabar exaltando ainda mais o produto do concorrente, mencionando, em minha campanha. Afinal, trata-se de urna declaração de reconhecimento (e incômodo por parte do concorrente).
 O exercício vocês já conhecem. Primeiramente vocês postam exemplos de cada uma das técnicas estudadas na aula de hoje e para a próxima aula, faça anúncios para o cliente Coca-cola utilizando cada uma das técnicas aprendidas durante a aula.

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