Imagem da Marca
A técnica Imagem da
Marca é a transformação de um conceito abstrato em um elemento concreto que encarne a
personalidade da empresa de forma especifica, a fim de que ela seja reconhecida como tal. Um bom
exemplo de Imagem imposta à
marca são as campanhas do Cigarro Marlboro. O chamado "Mundo de
Marlboro" possui
características próprias e exclusivas da marca. Todas as campanhas acontecem naquele cenário de western, com
cavalos, homens viris, etc. Esse tipo de ação gera identidade e associação à
marca. Mesmo se ocultássemos a logo e os maços de cigarros, com certeza, o público reconheceria de que marca
se trata.
Para se obter êxito
com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
•
A marca
em questão possui características marcantes ao ponto de obter reconhecimento do consumidor?
• É uma marca sólida, com forte atuação e
presença na mídia?
• É de
reconhecimento nacional? Internacional? Mundial?
O risco da Imagem da Marca é
usar em campanhas que não tenham cunho, absolutamente,
institucional da marca que se deseja anunciar ou que não tenham reconhecimento (força e tradição) junto ao
público.
Guerra
de Marcas
A técnica de Guerra de Marcas só é utilizada
quando:
1 –
Ocorrem dois lançamentos simultâneos de mesmo segmento (produto/serviço)
2
– As
duas empresas em questão se reconhecem no mercado como concorrentes
Na verdade, o uso
dessa técnica acaba por prestigiar ambas as marcas, portanto ela só é usada de
forma estratégica, geralmente vem definida, anteriormente, pelo marketing da empresa.
Para se obter êxito
com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
•
Vale a
pena mencionar claramente o concorrente na campanha do
produto/serviço?
•
Não
corre-se o risco de uma revidação depreciativa por parte
desse mesmo concorrente?
O risco da Guerra de Marcas é acabar
exaltando ainda mais o produto do concorrente,
mencionando, em minha campanha. Afinal, trata-se de urna declaração de reconhecimento (e incômodo por parte
do concorrente).
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