Suspense Adiado
A técnica de Suspense
Adiado consiste em trabalhar a mensagem em dois momentos: num primeiro momento é publicada uma mensagem
espetacular e incompreensível de forma que mobilize a atenção do consumidor e
prenda a sua atenção, intrigando-o a criar uma expectativa da nova mensagem
(descoberta do enigma)
e, num segundo momento, a revelação, geralmente, promocional.
Para se obter êxito
com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
• Esta técnica vem sendo usada com frequência ou estamos num período
de
calma publicitária quem que vai intrigar o público
calma publicitária quem que vai intrigar o público
• Existe um elemento forte e surpreendente de
suspense que culmine numa
mensagem-solução que complete o raciocínio da campanha?
mensagem-solução que complete o raciocínio da campanha?
• A primeira mensagem (suspense) é
extremamente forte sem cair no escandaloso,
no macabro?
• O mini escândalo visual que se pretende
criar na primeira fase da campanha condiz (isto é, não corre-se o risco de prejudicar) a imagem da marca anunciada?
O risco do Suspense Adiado é o cansaço
do público perante esse método. Portanto, é
preciso sensibilidade, talento e bom senso para utilizar esta técnica.
Encenação do Concreto
A técnica de
Encenação do Concreto consiste em atribuir novas características (novas formas de uso exploratórias) ao
produto anunciado, partindo das características físicas do mesmo. A exploração das atribuições físicas
do produto é imprescindível.
Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as
seguintes questões:
•
Este
produto possui uma característica própria? Única?
• Cabe usá-lo de forma metafórica a fim de representar
um outro objeto e gerar
um novo conceito?
um novo conceito?
O risco da Encenação do Concreto é utilizar a técnica com produtos e marcas desconhecidas pelo público (produtos em
lançamento).
Decodificação do Acaso
A técnica de
Decodificação é montada a partir da junção de nomes ou parte de um mesmo nome,
construindo, assim uma nova visão do produto perante o consumidor. Dessa combinação surgem novos
conceitos, que atribuem valores e produzem estímulos de compra. Embora o nome seja "do acaso",
a verdade é que essa
técnica requer do criador muita sensibilidade criativa.
Para se obter êxito
com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
•
Existe
abertura, a partir da palavra original, para se recriar um novo conceito?
•
Dessa
combinação não estou criando um Frankenstein?
•
Esse
novo conceito a ser criado é pertinente com a imagem da marca?
O risco
da Decodificação do Acaso é pensar que a simples justaposição constitui a solução. Na verdade, é preciso
perspicácia e talento para utilizar esta técnica, caso contrário, poderá criar um monstro.
Fantasia
A técnica de
Fantasia nada mais é do que a exploração psicológica e emocional do consumidor
aplicada à criatividade. Através do uso de uma linguagem lúdica, onde se trabalham cores, formas, desenhos e
sonhos, o consumidor se deixa levar
pelo inconsciente e o produto adquire formas imagens, símbolos e elementos que não se inserem num contexto racional.
Geralmente esta técnica é usada para atingir um público infantil e adolescente, mas isso não é regra, afinal,
todo ser humano adora
fantasiar.
Para se obter êxito
com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
•
O
produto/serviço em questão é adequado ao uso dessa técnica ou trata-se de uma marca com um perfil muito tradicional?
• O público a quem é destinada a comunicação
para receber sem preconceito essa
técnica?
O risco
da Fantasia é trabalhar essa técnica com produtos de primeira necessidade. Geralmente, este estilo mais
solto de comunicação cabe a gêneros supérfluos, mas ATENÇÃO! Não existem regras. As melhores criações são
feitas a partir das exceções.
Vamos Agora à pratica:
Como é de praxe, ache anúncios que contenham as técnicas acima como principal e poste no blog. Durante a semana, Crie para o cliente GSA, (pode escolher qualquer produto) utilizando todas as técnicas deste exercício, ok...
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