Carlos Domingos em seu livro, Criação sem pistolão diz que: “A
menos que você seja repentista, vai ter que fazer muitos títulos até chegar num
bom. Eu só conheço este jeito de fazer bons títulos: fazer muitos. Quando digo
muitos, quero dizer 50, 100, 200… até chegar lá e acertar. O melhor método de
trabalho que existe é o darwiniano: ter muitas ideias, mas só as melhores
sobrevivem.”
“Os títulos devem ser
interessantes, simples, impactantes, diretos e, de preferência, curtos. O bom
título fala muito usando poucas palavras. Treine reduzir cada vez mais seus
títulos. A ideia fica mais poderosa quando a frase é menor. Como afirmou Tom
Jobim:
- Propaganda tem a linguagem do bandido. Não tem tempo para
explicar: é a bolsa ou a vida.“
“Outra função do título é selecionar
o público. No meio da multidão, chamar a atenção das pessoas certas. Por isso,
antes de sair criando, procure saber o que interessa ao seu consumidor.”
Segundo David Ogilvy: “O
título é lido 5 vezes mais que o texto.”
Segue
alguns tipos clássicos de títulos. (fonte: copywriting.com):
1) DIRETO AO PONTO: este tipo de título vende o benefício de forma direta e simples. Mas isso não significa que não possa ter criatividade.
Ex: Havaianas Top. 11 novas cores.
“Onze novas cores. (Nós sabemos que nas férias você recebe um terço a mais de salário.)
2) TÍTULO QUE É UMA PERGUNTA: este tipo de título, quando bem feito, é muito impactante, pois convida o consumidor a raciocinar. Afinal, o anúncio está fazendo uma pergunta para ele onde a resposta é um forte argumento de venda do produto anunciado.
Ex: Citibank Online, o banco pela Internet.
“Por que algumas pessoas namoram pela internet e vão ao banco pessoalmente?”
1) DIRETO AO PONTO: este tipo de título vende o benefício de forma direta e simples. Mas isso não significa que não possa ter criatividade.
Ex: Havaianas Top. 11 novas cores.
“Onze novas cores. (Nós sabemos que nas férias você recebe um terço a mais de salário.)
2) TÍTULO QUE É UMA PERGUNTA: este tipo de título, quando bem feito, é muito impactante, pois convida o consumidor a raciocinar. Afinal, o anúncio está fazendo uma pergunta para ele onde a resposta é um forte argumento de venda do produto anunciado.
Ex: Citibank Online, o banco pela Internet.
“Por que algumas pessoas namoram pela internet e vão ao banco pessoalmente?”
3) TÍTULO COM VOZ DE COMANDO: aqui a ideia é
convocar o consumidor para uma ação imediata (comprar o nosso produto). Neste
tipo de título, criatividade (preferencialmente com humor) é fundamental, ou o
título pode parecer arrogante ou mesmo rude.
Ex: Cinto Fasolo – Dia dos Pais
“Agora que você já cresceu e não apanha mais do seu pai, dê um cinto pra ele.”
4) TÍTULO COM BENEFÍCIO IMPLÍCITO: este tipo de título é ótimo para produtos mais sofisticados, pois exigem um pouco mais de raciocínio do leitor. No entanto, tendem a ser os mais inteligentes, o que é ótimo para diferenciação na categoria.
Ex: Moto Honda – foto de uma moto de enduro toda cheia de lama.
“Deixa a roupa limpa e a alma lavada.”
5) TÍTULO CURTO: funciona bem com produto conhecido, que não precisa de muita explicação.
Ex: Scooter Honda
“Maior espaço externo”
Ex: Diário de SP - Especial Copa do Mundo
“Argentina: rumo ao tenta.”
Ex: Citibank – campanha institucional
“Crie filhos em vez de herdeiros.”
Ex: VR – liquidação de roupas
“Tudo por apenas.”
Ex: Moto Honda
“Não tem air bag. Tem air puro.”
Ex: Dunkin Donuts
“Calibre seu pneu.”
6) TÍTULO QUE ACHA UM SIGNIFICADO INTELIGENTE PARA A FOTO DO ANÚNCIO: Este tipo de título faz uma dobradinha com a foto. O anúncio é compreendido justamente pela união dos dois.
Ex: Itaú Seguros. Foto de um cigarro caído no tapete da sala.
“O Seguro Residencial Itaú protégé sua casa dos fumantes que vivem largando o vício.”
Ex: Itaú Seguros. Foto de um cachorro.
“Você não pode confiar a segurança da sua casa a um sujeito que larga tudo para perseguir um cachorro.”
Ex: Valisére. Foto de uma modelo de calcinha e sutien olhando para dentro de uma chaminé.
“Papai Noel não vai acreditar que você existe.”
Ex: Valisére. Modelo vestindo um lingerie vermelho junto do namorado.
“Ainda existem mulheres que ficam vermelhas na presença de um homem.”
Ex: Cinto Fasolo – Dia dos Pais
“Agora que você já cresceu e não apanha mais do seu pai, dê um cinto pra ele.”
4) TÍTULO COM BENEFÍCIO IMPLÍCITO: este tipo de título é ótimo para produtos mais sofisticados, pois exigem um pouco mais de raciocínio do leitor. No entanto, tendem a ser os mais inteligentes, o que é ótimo para diferenciação na categoria.
Ex: Moto Honda – foto de uma moto de enduro toda cheia de lama.
“Deixa a roupa limpa e a alma lavada.”
5) TÍTULO CURTO: funciona bem com produto conhecido, que não precisa de muita explicação.
Ex: Scooter Honda
“Maior espaço externo”
Ex: Diário de SP - Especial Copa do Mundo
“Argentina: rumo ao tenta.”
Ex: Citibank – campanha institucional
“Crie filhos em vez de herdeiros.”
Ex: VR – liquidação de roupas
“Tudo por apenas.”
Ex: Moto Honda
“Não tem air bag. Tem air puro.”
Ex: Dunkin Donuts
“Calibre seu pneu.”
6) TÍTULO QUE ACHA UM SIGNIFICADO INTELIGENTE PARA A FOTO DO ANÚNCIO: Este tipo de título faz uma dobradinha com a foto. O anúncio é compreendido justamente pela união dos dois.
Ex: Itaú Seguros. Foto de um cigarro caído no tapete da sala.
“O Seguro Residencial Itaú protégé sua casa dos fumantes que vivem largando o vício.”
Ex: Itaú Seguros. Foto de um cachorro.
“Você não pode confiar a segurança da sua casa a um sujeito que larga tudo para perseguir um cachorro.”
Ex: Valisére. Foto de uma modelo de calcinha e sutien olhando para dentro de uma chaminé.
“Papai Noel não vai acreditar que você existe.”
Ex: Valisére. Modelo vestindo um lingerie vermelho junto do namorado.
“Ainda existem mulheres que ficam vermelhas na presença de um homem.”
Logicamente, o meu objetivo não e esgotar o tema (e nem criar dogmas). A
propaganda aceita uma liberdade muito grande no que se resume à forma e isso é
muito bom para a nossa profissão e as técnicas criativas auxiliam criativamente
o conteúdo das mensagens.
Exercício Criativo
O CRER –
Centro de Reabilitação e Readaptação Henrique Santilo está precisando de
doações e precisa realizar um lindo post em seu “facebook” sobre esse assunto Então
o desafio da semana é:
JOB 1: Criar 20 títulos para o post a ser
criado para o CRER como o objetivo de conquistar a doação de empresários e
pessoas físicas”. Poste no blog
JOB2: Escolha o melhor titulo, faça um texto
apolíneo completo ok. Ao final, busque uma foto do site do CRER que melhor se
adaptar ao seu texto para acompanhar sua mensagem. VEJA BEM: o texto irá
compondo o conteúdo do post e a imagem deve ser institucional do site http://www.crer.org.br. Poste no blog e diga
qual o tipo de titulo utilizou e justifique sua resposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário