Suspense Adiado
A técnica de Suspense
Adiado consiste em trabalhar a mensagem em dois momentos: num primeiro momento é publicada uma mensagem
espetacular e incompreensível de forma que mobilize a atenção do consumidor e
prenda a sua atenção, intrigando-o a criar uma expectativa da nova mensagem
(descoberta do enigma)
e, num segundo momento, a revelação, geralmente, promocional.
O risco do Suspense Adiado é o cansaço
do público perante esse método. Portanto, é
preciso sensibilidade, talento e bom senso para utilizar esta técnica.
Encenação do Concreto
A técnica de
Encenação do Concreto consiste em atribuir novas características (novas formas de uso exploratórias) ao
produto anunciado, partindo das características físicas do mesmo. A exploração das atribuições físicas
do produto é imprescindível.
O risco da Encenação do Concreto é utilizar a técnica com produtos e marcas desconhecidas pelo público (produtos em
lançamento).
Decodificação do Acaso
A técnica de Decodificação do Acaso é montada a partir da junção de nomes ou parte de um mesmo nome,
construindo, assim uma nova visão do produto perante o consumidor. Dessa combinação surgem novos
conceitos, que atribuem valores e produzem estímulos de compra. Embora o nome seja "do acaso",
a verdade é que essa
técnica requer do criador muita sensibilidade criativa.
O risco
da Decodificação do Acaso é pensar que a simples justaposição constitui a solução. Na verdade, é preciso
perspicácia e talento para utilizar esta técnica, caso contrário, poderá criar um monstro.
Fantasia
A técnica de
Fantasia nada mais é do que a exploração psicológica e emocional do consumidor
aplicada à criatividade. Através do uso de uma linguagem lúdica, onde se trabalham cores, formas, desenhos e
sonhos, o consumidor se deixa levar
pelo inconsciente e o produto adquire formas imagens, símbolos e elementos que não se inserem num contexto racional.
Geralmente esta técnica é usada para atingir um público infantil e adolescente, mas isso não é regra, afinal,
todo ser humano adora
fantasiar.
O risco
da Fantasia é trabalhar essa técnica com produtos de primeira necessidade. Geralmente, este estilo mais
solto de comunicação cabe a gêneros supérfluos, mas ATENÇÃO! Não existem regras. As melhores criações são
feitas a partir das exceções.
Agora vamos para os exercícios.
Exercício 1: Ache um exemplo de cada técnica criativa aprendida hoje.
Exercício 2: Cliente PUC Goiás - Campanha Vestibular 2015-2 - Mas atenção, pensando na nossa avaliação de N2, faça anúncios completos, com exórdio, narração, provas e peroração.
Importante: busque utilizar a mesma arte (layout único), modificando apenas a ideia criativa da técnica, ok.
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