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sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Aula 2 – Associações de Ideias



Como unir uma ideia à outra.
Leia inicialmente o Capítulo Associação de Idéias do livro Redação Publicitária – PDF enviado via e-mail
Resumindo...
Segundo Aristóteles:
Semelhança – Exatidão no que representa – uma paisagem reproduzida num quadro conduz naturalmente nossos pensamentos para o seu original, o que consiste numa associação por semelhança.
Contraste – relações opostas
Contiguidade – Uma parcela de um todo que já é conhecido – Quando se fala sobre um apartamento de um edifício, abre-se o caminho para uma conversa sobre os outros apartamentos; a associação se dá então por contiguidade
 Segundo David Hume – Sec. XVIII
Ampliou o conceito para  causa - efeito – E, se pensamos num ferimento, é quase impossível não refletirmos acerca da dor que o acompanha, sendo que a conexão de ideias nesse caso é de causa e efeito.
Suprimiu – contraste (por entender que semelhança + contiguidade = contraste)
Conceito lingüístico - Associação de palavras:
O signo lingüístico = imagem acústica (significante) + conceito (significado).
Essa união se dá por meio de um laço arbitrário. A palavra “árvore”, por exemplo, é constituída pelo seu aspecto concreto, seu conjunto sonoro (significante), e seu aspecto conceitual, abstrato, a imagem mental (significado).
Relações de significados –
Sintagmática – baseada no caráter da língua – “A publicidade não é um discurso” “A publicidade é um rio feito de vários discursos”. – O significado atribuído só faz sentido dentro de uma disposição linear, utilizando-se da frase e de sua ordem.
Paradigmática – Associações na própria mente – Ex.: ensinamento fará surgir outras palavras. Ou seja, será como o centro de uma constelação, o ponto para onde convergem outros termos
- radical (ensinamento, ensinar, ensinemos etc),
- sufixo (ensinamento, armamento,desfiguramento etc),
- imagem acústica (ensinamento, elemento, lento etc),
- analogia dos significados (ensinamento, educação, aprendizagem, instrução).
Associação de idéias: quanto à elaboração da mensagem geral (texto e imagens). Associação de palavras: quanto à construção da mensagem restrita (apenas texto).
Rede Semântica – Quando passamos pelos processos de persuasão, podemos ressaltar duas fases fáceis de serem identificadas, que diferenciam o contato com o consumidor:
1-cognitivo – consciência do produto – saiba o que é o produto e o que ele faz;
2-afetivo – emulação da situação da qual ele possa se sentir.
Como criar essa simpatia/ afetividade pelo produto?
Através da rede semântica, que consiste em:
1-conhecimento da visão de mundo do seu consumidor
2-transcrição dessa visão de mundo em texto/anúncio.

Exercícios de Reflexão Criativa: (para ser postado até a aula do dia 30 de agosto de 2013).

1 - Procure um anúncio que Trabalhe a associação de Idéias. Poste-o
2 - Analise-o segundo os postulados de Aristóteles e Hume.
2 – No mesmo anúncio, ache o seu conceito linguístico e analise-o quanto a sua relação de significação

Durante a aula de sexta-feira encaminharei o segundo JOB da disciplina. Aguardo todos vocês!


Um comentário:

  1. professora em qual email sera enviado esse texto? se puder mande pro da turma publicitariosfasam@hotmail.com ou entao o meu borgesrayssa@hotmail.com obrigada

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