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segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Aula 2 - Associação de Idéias

Leia inicialmente o Capítulo Associação de Idéias do livro Redação Publicitária – PDF enviado via e-mail e no link abaixo
Conceito lingüístico - Associação de palavras:
O signo lingüístico = imagem acústica (significante) + conceito (significado).
Essa união se dá por meio de um laço arbitrário. A palavra “árvore”, por exemplo, é constituída pelo seu aspecto concreto, seu conjunto sonoro (significante), e seu aspecto conceitual, abstrato, a imagem mental (significado).
Como unir uma ideia à outra.
Segundo Aristóteles:
Semelhança – Exatidão no que representa – uma paisagem reproduzida num quadro conduz naturalmente nossos pensamentos para o seu original, o que consiste numa associação por semelhança.
Contraste – relações opostas
Contiguidade – Uma parcela de um todo que já é conhecido – Quando se fala sobre um apartamento de um edifício, abre-se o caminho para uma conversa sobre os outros apartamentos; a associação se dá então por contiguidade
Segundo David Hume – Sec. XVIII
Ampliou o conceito para  causa - efeito – E, se pensamos num ferimento, é quase impossível não refletirmos acerca da dor que o acompanha, sendo que a conexão de ideias nesse caso é de causa e efeito.
Suprimiu – contraste (por entender que semelhança + contiguidade = contraste)
Relações de significados
Relações sintagmáticas são as relações que existem entre as palavras de uma frase. São relações no plano horizontal. Ex: “Eu a conheço”. As três palavras estão relacionadas sintagmaticamente, dentro de um sintagma (frase).
  

 Paradigmática – Associações na própria mente 
Relações paradigmáticas são aquelas que existem entre uma palavra da frase e outra que está fora da frase. São relações semânticas, isto é, relações de sentido, de oposição, de substituição, de equivalência. Estão no plano vertical.

Associação de idéias: quanto à elaboração da mensagem geral (texto e imagens). Associação de palavras: quanto à construção da mensagem restrita (apenas texto).
Rede Semântica – Quando passamos pelos processos de persuasão, podemos ressaltar duas fases fáceis de serem identificadas, que diferenciam o contato com o consumidor:
1-cognitivo – consciência do produto – saiba o que é o produto e o que ele faz;
2-afetivo – emulação da situação da qual ele possa se sentir.
Como criar essa simpatia/ afetividade pelo produto?
Através da rede semântica, é possível obter:
1-conhecimento da visão de mundo do seu consumidor
2-transcrição dessa visão de mundo em texto/anúncio.
  Exemplo para análise:

No anuncio acima, qual associação de ideias foi utilizada?  
Semelhança? Contraste? Contiguidade? Causa - efeito?
Qual o seu Conceito linguístico:
ache o significante: (imagem acústica)
ache o significado: (conceito mental) 
Exercícios de Reflexão Criativa  em sala de aula

1 - Procure um anúncio que Trabalhe a associação de Idéias. Poste-o


2 - Analise-o segundo os postulados de Aristóteles e Hume sobre a associação de ideias utilizados no anúncio.Justifique, ok


3 – Neste mesmo anúncio, ache o seu conceito linguístico (significante +significado) e analise-o quanto a sua relação de significação.(sintagmática + paradigmática)
Para casa: Job da semana
O energético Vulcano tradicionalmente apoia eventos esportivos. Crie uma peça conceitual para esse fim utilizando o postulado de Associação de Ideias. Fazer no formato 090cmx 1,20cm (proporcional) e postar no blog.

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