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sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Aula 3 - Aprendendo a analisar conteudos a partir do Processo Aristitotelico -


No Exemplo do itaú, o exórdio aparece no termo “Engarrafado”, em tipografia maior e em amarelo para chamar a atenção dos passantes, ou melhor, dos parados no trânsito.

 
A narração está presente na apresentação da situação. Note que até aqui nada foi dito sobre o banco objetivamente.  A função dessa parte do texto é a de envolver o leitor mostrando uma situação semelhante àquela que ele se encontra, ou seja, parado no trânsito, sem ter o que fazer a não ser ler o outdoor.

A narração segue, já direcionando o assunto para as características do banco anunciante. Quem perde um tempão no trânsito, precisa ganhar tempo no banco. - Mostra o problema.

Por isso, o Itaú tem mais de 17 mil caixas eletrônicos, Itaú Bankline e mais de 2 mil agências em todo o Brasil. Entram as provas.
Percebe-se que, antes de se listarem as vantagens do anunciante, é criada uma situação análoga à que o consumidor está experimentando naquele momento e que poderia ser solucionada pelos serviços que o banco oferece.  Foi criada uma ligação entre a situação do consumidor e as vantagens do banco.

Peroração.
Ela completa a peça publicitária mostrando o serviço anunciado como solucionador da situação proposta e reforça a marca do anunciante.

TIPOS PRINCIPAIS DE ANÚNCIOS
HARD-SELL Anúncios com a finalidade de venda direta.
SOFT-SELL Anúncios voltados para a construção de marca.

Dois tipos principais de consumo:

Lógico racional – frio – consumidor cujo processo persuasivo está bastante adiantado; ele já teve seu interesse e desejo despertado para o produto em questão; As funções da propaganda:  Confirmar as vantagens objetivas; Apresentar uma oferta tentadora. focados nos benefícios tangíveis do produto ou em seu preço são típicos desse modelo de comunicação. No quadro de persuasão: momento equivalente às provas e à peroração

Experimental hedonista – quente - chamar a atenção do consumidor para um produto do qual ele não está diretamente interessado – utilizar-se de situações quentes e envolventes, que conseguem quebrar a percepção seletiva do consumidor,para depois enviar a mensagem específica sobre o anunciante.

PERCEPÇÃO SELETIVA
- É uma barreira que nossa cérebro cria para impedir que informações externas ao nosso campo de interesse invadam nosso pensamento e desconcentrem nosso cérebro. No modelo hedonista, geralmente visualizamos títulos imperativos contendo compre, prove, experimente.

Anúncios de oportunidade

O  que define um anúncio de oportunidadeI é a utilização de um tema do momento para divulgar o produto ou serviço;
Sazonalidades –

Oportunidades Criativas


Anuncios institucionais 

Trata-se de peças publicitárias que não têm intenção direta de vender produto. O produto costuma apenas ser citado; O interesse da organização é apenas se mostrar: instalações, suas políticas, seus ativos; Serve para reforçar o valor da organização, durante negociações, quando a imagem é importante ser conhecida
 
Exercícios de Reflexão Criativa: (para ser postado até a aula do dia 06 de setembro de 2013).

1 - Procure um anúncio e analise de acordo com o quadro aristotelico. (exordio, narracao, provas e peroracao). Poste-o

2 - No mesmo anúncio, defina se hard ou soft sell e aproveite para dizer se trata-se de um anuncio Institucional ou de Oportunidade

3- Comente as postagens dos colegas ...

 
Durante a aula de sexta-feira encaminharei o terceiro JOB da disciplina. Aguardo todos vocês!

 

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