No Exemplo do itaú, o exórdio aparece no termo “Engarrafado”, em tipografia maior e em amarelo para chamar a atenção dos passantes, ou melhor, dos parados no trânsito.
A narração está presente na apresentação da
situação. Note que até aqui nada foi dito sobre o banco objetivamente. A
função dessa parte do texto é a de envolver o leitor mostrando uma situação
semelhante àquela que ele se encontra, ou seja, parado no trânsito, sem ter o
que fazer a não ser ler o outdoor.
A narração segue, já direcionando o assunto para as
características do banco anunciante. Quem perde um tempão no trânsito,
precisa ganhar tempo no banco. - Mostra o problema.
Por
isso, o Itaú tem mais de 17 mil caixas eletrônicos, Itaú Bankline e mais de 2
mil agências em todo o Brasil. Entram as provas.
Percebe-se que, antes de se listarem as vantagens do anunciante, é
criada uma situação análoga à que o consumidor está experimentando naquele
momento e que poderia ser solucionada pelos serviços que o banco oferece.
Foi criada uma ligação entre a situação do consumidor e as vantagens do banco.
Peroração.
Ela
completa a peça publicitária mostrando o serviço anunciado como solucionador da
situação proposta e reforça a marca do anunciante.
TIPOS PRINCIPAIS DE ANÚNCIOS
HARD-SELL Anúncios com a finalidade de venda direta.SOFT-SELL Anúncios voltados para a construção de marca.
Dois tipos principais de consumo:
Lógico racional – frio – consumidor cujo processo persuasivo está bastante adiantado; ele já teve seu interesse e desejo despertado para o produto em questão; As funções da propaganda: Confirmar as vantagens objetivas; Apresentar uma oferta tentadora. focados nos benefícios tangíveis do produto ou em seu preço são típicos desse modelo de comunicação. No quadro de persuasão: momento equivalente às provas e à peroração
Experimental
hedonista – quente - chamar
a atenção do consumidor para um produto do qual ele não está diretamente
interessado – utilizar-se de situações quentes e envolventes, que conseguem
quebrar a percepção seletiva do consumidor,para depois enviar a
mensagem específica sobre o anunciante.
PERCEPÇÃO SELETIVA
- É uma barreira que nossa cérebro cria para impedir que
informações externas ao nosso campo de interesse invadam nosso pensamento e
desconcentrem nosso cérebro. No
modelo hedonista, geralmente visualizamos títulos imperativos contendo compre,
prove, experimente.Anúncios de oportunidade
O que define um anúncio de oportunidadeI é a utilização de um tema do momento para divulgar o produto ou serviço;
Sazonalidades –
Oportunidades Criativas
Anuncios institucionais
Trata-se de peças publicitárias que não têm intenção direta de vender produto. O produto costuma apenas ser citado; O interesse da organização é apenas se mostrar: instalações, suas políticas, seus ativos; Serve para reforçar o valor da organização, durante negociações, quando a imagem é importante ser conhecida
Exercícios
de Reflexão Criativa: (para ser postado até a aula do dia 06 de setembro de
2013).
1 - Procure um anúncio e analise de acordo com o quadro aristotelico. (exordio, narracao, provas e peroracao). Poste-o
1 - Procure um anúncio e analise de acordo com o quadro aristotelico. (exordio, narracao, provas e peroracao). Poste-o
2 -
No mesmo
anúncio, defina se hard ou soft sell e aproveite para dizer se trata-se de um anuncio Institucional ou de Oportunidade
3- Comente
as postagens dos colegas ...
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